Evento será no Senac Santo Amaro, em São Paulo, e contará com a presença de marcas líderes no setor e a participação de Fábio Gandour, um dos principais especialistas em inovação do País
Após o boom do delivery, a expansão das marcas digitais, a pressão inflacionária e a forte revisão de cardápio, para onde vai o foodservice brasileiro? Essas e outras perguntas serão endereçados no GALUNION INSIGHTS 2023, principal evento de conteúdo sobre inovação e tendências do mercado de alimentação fora de casa, que ocorre de forma presencial em São Paulo, no dia 29 de novembro, das 8h às 20h, no Senac Santo Amaro. O evento, que deve reunir mais de 500 pessoas, contará com a participação de um time de 13 renomados especialistas de marcas como Unilever, Le Jazz, ABF/Grupo Trigo, Senac, MFoods e outros, em quatro painéis.
Além dos convidados, haverá a apresentação em primeira mão da Mandala GALUNION Food&Tech Trends, um estudo que mapeia os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em quatro áreas principais, sendo elas: modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro.
Neste ano, a programação terá início explorando informações relevantes para entender o contexto atual e dados sobre a nova pesquisa de consumidores, feita pela própria consultoria. Em seguida, haverá o primeiro painel, que apresentará as tendências dos modelos de negócios e o impacto no cenário do Food Service. Além de um contexto da GALUNION e apresentações especiais dos participantes, o painel contará com uma discussão liderada por Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION, e Nathália Royo, responsável pela Inteligência de Mercado e Marketing na consultoria. Outros nomes já confirmados para o painel incluem Tom Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo e presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e César Antonelli, CEO da MFoods, divisão da Cidade Matarazzo São Paulo responsável por Alimentos e Bebidas.
O painel seguinte trará as principais tendências para incrementar a oferta culinária dos operadores do mercado de alimentação, sendo pautado por temas diversos como saudabilidade, indulgência, experimentação, oferta para diferentes momentos do dia, entre outros. Liderado por Nathália Royo e Rafael Cunha, chef executivo e diretor de operações e Culinary Lab na GALUNION, a palestra terá a presença de Thais Gimenez, chef executiva LATAM & Digital Demand Generation Brasil na Unilever, Ana Maria Araújo, professora pesquisadora no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e coeditora da Revista Científica Contextos da Alimentação, e Andressa Cabral, sócia e head chef do Meza Bar e Yayá Comidaria Pop Brasileira, além de empresária, apresentadora, jurada de TV, professora, autora de livro infantil e mãe.
Dando continuidade à programação, a próxima apresentação abre a tarde com o tema Experiência e Hospitalidade, com foco em diversão, inclusão, personalização e tratamento direcionado com base em tecnologia. Esse painel será liderado por Glauco Moreno, psicólogo e responsável por Treinamento e Gestão de Pessoas na GALUNION e Simone Galante. Também contará com a experiência de Gil Leite, diretor de operações do Grupo Le Jazz, Cido Aidar, sócio da Rural Pizzeria, e Neide Siqueira, head de expansão e operações estratégicas na WE COFFEE Brasil.
Para finalizar o dia, nada melhor que falar sobre o futuro, explorando questões sobre como o desenvolvimento das tecnologias impactará o ser humano e sua relação com a alimentação. Esse momento será liderado por Simone Galante e Daniel Castello, diretor de Estratégia Digital da GALUNION. Entre os convidados especiais para abordar o tema, estão confirmados Fábio Gandour, cientista e designer de inovação, ex-IBM que estuda sobre metaverso desde 2005 e é professor convidado na FGV de Neuroeconomia, e Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias na Gerando Falcões.
Juntamente as discussões, o evento conta com importantes momentos, como Welcome Coffee, Almoço, Coffee Break e Happy Hour, realizados no Espaço INSIGHTS, com estandes de marcas que atuam em diferentes ramos deste nicho, para promoverem um momento de experimentação e networking em uma área que possibilita uma troca entre todos os participantes, patrocinadores e apoiadores, aproximando os temas tratados no palco da vivência durante o evento.
Programação Prévia:
Painelistas confirmados:
Cesar Antonelli
Cesar Antonelli é graduado em Administração de Empresas, com um MBA em Administração Operacional e outro em Finanças e Controladoria, e possui grande experiência como CEO e em áreas de Negócios, Finanças, Operações e Supply Chain. Cesar acumula experiência de 29 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais como especialista em Food Service, Varejo, Consumo e Tecnologia no Brasil e Exterior. Desde 2013, conduz processos de change management e turnaround para melhorias operacionais em food service, com envolvimento direto em planos de expansão e relançamento de marcas no Brasil. Foi CEO da Taco Bell no Brasil (YUM Brands) e Ragazzo (Grupo Habib’s), também liderou e atuou em marcas como Pizza Hut, KFC, BDF NIVEA e IBM. Sua trajetória profissional também acumula expertise em atuação em processos de M&A/IPO em suas áreas de conhecimento, bem como liderança em unidades de negócio, processos de ESG, Digital e direção de times multidisciplinares. Atualmente é o CEO da MFoods, divisão da Cidade Matarazzo São Paulo responsável por Alimentos e Bebidas. Participa também como Conselheiro Fiscal no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e no Instituto ISHAOC, e Conselheiro Administrativo na empresa Mundo Verde.
Tom Moreira Leite
Após sua participação prestigiada na edição do ano passado, Antonio Moreira Leite estará de volta este ano. CEO e Sócio do Grupo Trigo, Tom Leite é gestor de um sistema de franquias multimarcas – Spoleto, China in Box, Gendai, Koni, Lebonton e Gurumê – com mais de 10 mil pessoas trabalhando diretamente nas redes, fábrica própria e matriz. É Presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) desde 2019. Graduado em Economia pela UFRJ, MBA em Marketing pela PUC-RJ e com especialização em Gestão Avançada pelo IE de Madri, atua há mais de 20 anos no varejo e franchising.
Ana Marta Araújo
Prof. Ms. Ana Marta é bacharel em Hotelaria e Mestre em Hospitalidade. Atualmente é professora pesquisadora no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e coeditora da Revista Científica Contextos da Alimentação. Ela também coordena os cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Santo Amaro e compõe o grupo de pesquisa de Estudos Multidisciplinares da Alimentação tratando dos temas de comensalidade e hospitalidade. Em sua palestra, Ana Marta irá discutir sobre como as experiências gastronômicas podem se transformar em memórias afetivas que criam vínculos significativos com os clientes e sobre como atender às necessidades e restrições alimentares dos clientes se apresenta enquanto uma oportunidade de personalização dos serviços de A&B, promovendo um mercado mais acolhedor e inclusivo.
Andressa Cabral
Empresária, chef, apresentadora e jurada de TV (Mais Você, Drinks e Petiscos da GNT e Iron Chef Brasil da Netflix), autora de livro infantil, Embaixadora do Turismo da Cidade do Rio de Janeiro e mãe da Valentina. Pós-graduada em Design Estratégico pelo IED (Istituto Europeo di Design) e formada em Gastronomia pela Alain Ducasse Formation, Andressa é sócia e head chef do Meza Bar e Yayá Comidaria Pop Brasileira. Como professora, desenvolveu uma metodologia própria de ensino para estudantes universitários baseada no Design Thinking, Cool Hunting e Pesquisa Criativa. Colorida, vibrante e temperada, é especialista em uma cozinha de heranças afrodiaspóricas transatlânticas, seus temperos, cores, sabores e histórias e defende que a Gastronomia esteja mais alinhada à indústria criativa do que às artes, compondo o aparato cultural das populações. Filha de Oyá, expressa sua identidade preta nos pratos e visita sua ancestralidade para desenvolver novas perspectivas de futuro para a Gastronomia, praticando suas convicções e vivências em uma cozinha autoral que ela mesma denomina Pretopolita. Como autora, publicou seu primeiro livro infantil, Oyá – a mãe que não abandona os filhos, em 2022. No GALUNION INSIGHTS, Andressa irá falar sobre oferta culinária e brasilidade.
Thaís Gimenez
Thaís Gimenez é Chef Executiva LATAM & Digital Demand Generation Brasil na Unilever. Acumula mais de 17 anos trabalhando em A&B – Alimentos e Bebidas, em restaurantes fine dining, bistrôs, hotéis, catering de companhias aéreas e indústria alimentícia em mais de 6 países. Especialista em inovação, tendências alimentares e visão gastronômica, Thaís apoiou vários restaurantes, cafeterias e cozinhas escuras (dark kitchens). Trabalha com foco na inovação de produtos e processos em uma busca constante de melhores práticas. Formada em Gastronomia no Senac Águas de São Pedro e Ciências Sociais pela Unicamp, e com diversos cursos de Marketing, Comunicação e Tendências, tem uma visão holística e humana de toda a cadeia alimentar. Trará para o palco do GALUNION INSIGHTS diversas tendências de oferta culinária do futuro com foco global e Brasil.
Ciro Aidar
Ciro Aidar é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui 29 anos de experiência em hospitalidade, gestão operacional e administrativa de negócios de gastronomia. Atuou na implantação de grifes consagradas como Buddha Bar Brasil e P.J.Clarke’s Brasil, além de trabalhar para marcas nacionais, como Restaurantes Spot e Ritz, Capim Santo, D.O.M. Restaurante, Empório Santa Maria e Bistrô Café Domaine, Hotel Gran Hyatt São Paulo, Restaurante Piselli, Eu Tu Eles Bar e Grupo Pobre Juan. Atualmente, é sócio e comanda a Rural Pizzeria, primeira pizzaria napoletana de Sorocaba, e é professor na EGG (Escola de Negócios e Gestão da Gastronomia). Em sua palestra do GALUNION INSIGHTS, ele trará insights sobre hospitalidade e experiência, e apresentará o case do seu negócio atual (Rural Pizzeria).
Gil Leite
Gil Leite é Diretor de Operações do Grupo Le Jazz, formado em Hotelaria pela Les Roches – Hotel Management School, e trabalha há mais de 20 anos com hospitalidade, em hotéis e restaurantes na área da operação. Trabalhou nas redes Hyatt Hotels e Four Seasons e, em 2009, abriu o Le Jazz Brasserie, bistrô que revolucionou a cena paulistana e firmou-se como grande sucesso de público e crítica. Hoje, o Le Jazz Brasserie está presente em quatro endereços: na Rua dos Pinheiros, na Rua Dr. Melo Alves, nos Jardins, e nos Shoppings Iguatemi e Higienópolis. O Grupo Le Jazz conta ainda com o Le Jazz Petit Bar e com a recém-inaugurada Le Jazz Boulangerie, ambos em Pinheiros.
Neire Siqueira
Neire é Head de Expansão e Operações Estratégicas na WE COFFEE Brasil e ao longo de 20 anos atua na área de gastronomia com foco em gestão Estratégica Comercial e Operacional e especialização nos mercados Food & Beverage, Gestão de identidade da Marca e Mídia digital. É graduada em gastronomia, pós-graduada em Administração e Negócios, e possui certificações em Gestão de Marketing e Marketing Digital. Neire já atuou como gerente geral do Grupo Baby Beef Jardim de Santo André, sendo responsável pela gestão de A&B, e já teve experiências com supervisão de operação em restaurantes, bem como eventos em hotelaria. No GALUNION INSIGHTS 2023, ela irá falar sobre experiência e hospitalidade aliadas ao uso de tecnologia e collabs.
Fábio Gandour
Depois de uma elogiada presença no ano passado, Fábio Gandour estará de volta. Fábio se interessou por computadores para apoiar sua atividade científica como médico. Fez PhD em Ciências da Computação e trabalhou na IBM de 1990 a 2018, atingindo o posto de Cientista-chefe do laboratório da IBM Research Division no Brasil. Nesse posto, dedicou-se à ciência como negócio, resolvendo problemas complexos do mundo empresarial por meio do uso da inovação e da metodologia científica. Conquistou grande credibilidade no mercado por sua habilidade em explicar coisas complexas de forma simples e compreensível. Fábio Gandour se interessou por Inteligência Artificial no início da jornada em direção ao mundo da tecnologia. De fato, trabalhou em um dos primeiros projetos de IA, o Mycin, que na época era chamado de Sistema Especialista. Desde então, vem acompanhando a evolução dessa área até os dias atuais, em que a IA, principalmente a generativa, se encaminha para cada indústria de maneira individual. A área de alimentação não vai ficar fora disso. É este encaminhamento que será analisado em sua palestra, que falará de futuro e AI aplicada no Foodservice.
Juliana Plaster
Juliana é advogada criminalista por formação, mas há 20 anos decidiu mergulhar de cabeça no terceiro setor, fundando em São Paulo uma ONG de voluntariado jovem, a Sonhar Acordado. Pós-graduada em direção de entidades do terceiro setor, trabalhou em projetos e fundações de cooperação internacional e desenvolvimento humanitário na Espanha. Em 2021, Juliana assumiu um novo desafio: Diretora de Desenvolvimento e Parcerias na Gerando Falcões. Nessa posição, ela cuida da captação de grandes projetos com empresas, pessoas físicas, além das áreas de marketing relacionado à causa, eventos de fundraising e do braço internacional da organização sediado nos Estados Unidos – o GFI. No GALUNION INSIGHTS 2023, ela irá falar sobre como podemos trabalhar a responsabilidade social nos negócios.