Thanksgiving: é uma nova celebração para os brasileiros
Algumas grandes comemorações norte-americanas caíram no gosto dos brasileiros, como é o caso do Dia das Bruxas. No mesmo ritmo, o feriado de Ação de Graças – o Thanksgiving Day – celebrado no último dia 23 de novembro, tem conquistando espaço por meio de um ingrediente indispensável: o cranberry. Com lugar assegurado no cardápio dos drinks tradicionais, a exemplo do Cosmopolitan e do Sex on the Beach, o cranberry já habita o paladar brasileiro há muito tempo, e agora quer reinar à mesa.
Ao longo do Dia de Ação de Graças, as famílias expressam sua gratidão e elegem os pratos obrigatórios que não podem faltar: peru assado recheado, molho de cranberry, purê de batatas com molho e batata doce com couve de bruxelas. E sim, o molho é o grande segredo desta seleção, feito à base de suco de cranberry, mel e vinho tinto, resulta em um excelente acompanhamento para aves. Aliás, o Cranberry não é apenas um fruto – mas sim, a Superfruta Original da América. ®, uma fonte de vitaminas A, C, E e K, além de possuir antioxidantes que diminuem inflamações e o risco de doenças cardíacas.
O Thanksgiving é um feriado muito apreciado, e suas tradições já foram vistas em inúmeros filmes de sucesso, como a comédia De Repente uma Família e o drama Um Sonho Possível, além da série Friends, que teve em um dos seus episódios todas as etapas de preparo da ceia e do molho de cranberry detalhados pela personagem Mônica, interpretada pela atriz Courteney Cox.
Para suprir todo o país, existem mais de 1.100 pequenos agricultores familiares que cultivam cranberries em toda a parte norte dos Estados Unidos, incluindo os Estados de Wisconsin, Massachusetts, Oregon, Nova Jersey e Washington. Essas áreas oferecem as condições especiais que as cranberries requerem, incluindo solo arenoso, água doce abundante e um clima mais frio. A colheita de cranberries frescos é feita no meio do mês de setembro a novembro. Porém os sucos da fruta, cranberry seco e em pó estão disponíveis o ano todo.
Outras tradições que fazem parte do Thanksgiving são quebrar o osso da sorte do peru (em formato de Y), doar comida para os necessitados (Giving back), participar de uma meia maratona, compartilhar ao que você é grato e assistir a um jogo de futebol americano. Confira uma receita para agradecer para sempre.
MOLHO DE CRANBERRY
- 2½ xícaras (chá) de suco de cranberry
- 1 cebola picada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 folha de louro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Leve uma panela média ao fogo bem baixo. Junte a manteiga e, quando derreter, refogue a cebola, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia.
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte 1 colher (sopa) de mel e misture bem (se preferir, use açúcar).
Junte 3 colheres (sopa) de vinho tinto e deixe secar. Polvilhe 1 colher (sopa) de farinha e mexa bem por uns minutos. Vai ficar parecendo uma cola, é assim mesmo.
Retire do fogo e adicione à panela ½ xícara (chá) do suco. Misture bem com um batedor de arame. Acrescente mais um pouco do líquido que estiver usando e misture novamente, até o molho ficar liso (levando em consideração a cebola picada, claro; é só para tirar os gruminhos de farinha).
Junte o restante do líquido, a folha de louro e leve a panela ao fogo baixo. Deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa. Verifique o sabor e corrija com sal e pimenta-do-reino, se preciso. Sirva acompanhando o assado de sua preferência. Pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias.
Receita via https://panelinha.com.br/
Saiba mais em: Benefícios para a saúde » Comitê de Marketing cranberry (uscranberries.com)
Instagram: @uscranberriesbr
Facebook: uscranberries