Mentoria para empresários do setor de food service prevê faturamento de R$ 25 milhões em 2024

Crédito/Foto: Divulgação

 

O Brasil tem o quinto maior mercado de food service no mundo. Em 2023 as vendas desse mercado alcançaram R$234, 9 bilhões, mas segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) cerca de 50% dos restaurantes fecham em até dois anos. Segundo o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, a principal causa de quebras e falências está no amadorismo e na falta de um modelo de gestão. “Donos de restaurante ainda sofrem com a carência de informação, educação e networking neste segmento”, esclarece o empresário.

Mas segundo Politi, os empreendedores do segmento gastronômico estão buscando alternativas para conseguirem driblar os percalços e manterem seus negócios. Um exemplo disso é a procura por cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros na Politi Academy. O mentor relata que de 2022 para 2023 a plataforma online teve crescimento de 430% e um salto de R$ 1,8 milhão para R$ 9,2 milhões, em faturamento. Para 2024, a previsão é chegar na casa dos R$ 25 milhões.

Marcelo Politi atua na formação de empreendedores independentes, ou seja, aqueles que não pertencem a nenhuma cadeia de franquia e hoje representam 77% do total das operações no Brasil. “O que ensino na Politi Academy nada mais é do que o que vivi e senti na pele em mais de 30 anos de história”, explica o empresário responsável por trazer as operações do Hard Rock Café e a primeira turnê do Circo de Soleil para o Brasil.

Segundo dados da ABIA (Associação Brasileira de Indústria Alimentícia) são 38 mil empresas do setor que geram 1,97 milhão de empregos formais e informais no Brasil e 7,9 milhões de empregos indiretos. Cerca de 27,6% das vendas da indústria do mercado interno são para atender as operadoras de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos ou negócios de alimentação fora de casa. “Por trás disso, existe um exército de empreendedores que procuram por capacitação para fazer essa roda girar”, completa.

 

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

Divulgação: visarplan.com