Na dança das cadeiras, você é quem dança.

Por: Rui Ventura

Crédito/Foto: Divulgação

 

Um processo caro e altamente negativo.

A alta rotatividade de funcionários, é sempre caro e prejudicial, especialmente na hotelaria de alto padrão. A constante necessidade de recrutar, treinar e integrar novos colaboradores aumenta os custos operacionais e impacta negativamente a qualidade do serviço oferecido.

Em hotéis de luxo, onde a consistência e a personalização do atendimento são essenciais, a perda de funcionários experientes levará à insatisfação dos hóspedes e à perda de fidelidade. Além disso, o turnover afeta a moral da equipa, criando um ambiente de trabalho instável e comprometendo a reputação do hotel.

Fui Diretor de um hotel que no quarto ano de minha direção foi considerado o melhor hotel do País, não estou enganado não era de uma cidade ou região, mas de um país 7 vezes maior que Portugal. E nós eramos os melhores. A pesquisa foi física de pessoa a pessoa e feita por uma editora jornalística especializada em turismo envolvendo mais de 50 mil pessoas.

O Hóspede

Conhecia pelo nome quem o atendia, e o colaborador sabia quem era o hóspede e o nome dele, do que gostava os horários que tinha, etc.

Por vezes o hóspede chegava e dava por falta de um determinado porteiro, e sempre me procuravam para perguntar, sempre tive orgulho em dizer na maioria das vezes a mesma coisa, “Fulano está colaborando com a gente, ele só se mostrou interessado em praticar em outras áreas, mas não se preocupe, amanhã no pequeno-almoço ele irá atendê-lo”, acreditem era nítida a satisfação no olhar do hóspede ao saber que a pessoa queria crescer e nós não o impedíamos.

O Crescimento não depende do nosso querer

Precisamos ter em mente, ele (a) quer crescer, mas eu preciso de alguém de confiança em tal lugar – nada disso, precisamos trabalhar no sentido de fazer as pessoas andarem conforme sua vontade, podemos induzi-los nunca força-los porque isso acarreta mais tarde ou mais cedo a perca de um bom colaborador.

Demissão em qualquer tipo de empresa é prejudicial em hotelaria péssimo em hotelaria de alto padrão catastrófico.

Primeiro o RH vamos recrutar com consciência, depois o acompanhamento e treinamento com vista à integração, e então acompanhar, ele não pode se sentir, nem abandonado, nem de somenos importância.

Das Experiências

O Hotel onde tive mais sucesso na gestão e não era deficitário, em um ano elevei o faturamento seis vezes, demiti apenas uma pessoa e não tive a menor intensão de contratar para o lugar, remanejei pessoas com interesse nisso treinei-as e 4 ou 5 semanas depois ninguém mais se lembrava de alguém que se achava insubstituível.

O Que acontece

Imagine um hotel com menos de um ano de existência, com um suporte de vendas eficiente, onde o hóspede que foi bem recebido e bem tratado chega dois meses depois e não encontra nenhum rosto conhecido, acredite, este hóspede já começou a pensar em alternativa, “se o hotel não é bom para colaborador, porque seria bom para mim?” além de que com toda a certeza a diária média deste empreendimento está de 40 a 50% abaixo do que devia. Algum concorrente vai perceber isso e agradecer o seu Turnover.