Recepção de Hotel: estudante do RJ disputa maior competição de educação profissional do mundo na França

No WorldSkills 2024, Vanessa compete com os melhores do mundo em suas áreas de atuação. Crédito/Foto: Divulgação

 

A estudante fluminense Vanessa Coelho integra o Time Brasil na competição, que começa amanhã, em Lyon, na França

A estudante do Senac RJ, Vanessa Coelho, de 21 anos, já embarcou para a França onde disputa a partir de amanhã, 10, até domingo, 15 de setembro, a 47ª Competição Internacional da WorldSkills, na cidade Lyon. Trata-se da maior competição de educação profissional do mundo, que reúne 67 países e mais de 1600 competidores. Vanessa disputará o pódio na categoria Recepção de Hotel.

Vanessa foi escolhida para representar o Brasil após ter obtido a medalha de ouro nas Competições Senac de Educação Profissional, em 2023. Após essa conquista, ela passou todo o ano de 2024 em uma intensa rotina de treinamento, com orientação dedicada de instrutores do Senac RJ.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

“Até ontem parece que faltava muito tempo, mas agora já estamos às vésperas da competição. É um misto de emoções e minha expectativa é muito grande. A jornada até aqui foi muito desafiadora. Foi muito estudo, treinamentos muito intensos e estou muito ansiosa para representar o Brasil, mostrar o quanto eu aprendi e evoluí desde a última competição. Além disso é uma oportunidade única para eu trocar experiências com profissionais de vários países, aprender novas técnicas, competir com os melhores do mundo. A energia está muito boa na delegação do Senac RJ e brasileira. Estou muito feliz e pronta para aproveitar todas as oportunidades e cada momento da competição”, afirma a competidora Vanessa Coelho.

Circuito Competições

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.

Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional.  Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas Competições Nacionais e que até participaram do World Skills continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.

Divulgação: rj.senac.br