Grupo de 15 líderes busca garantir o cumprimento de práticas ambientais, sociais e de governança na operação;
A primeira fase de ações abrange gestão de resíduos e parcerias locais, com novos projetos em fase de estudo.
O Ribalta Hotel, localizado na Barra da Tijuca, anunciou a criação de um Comitê de Sustentabilidade, com o objetivo de institucionalizar as práticas ESG já existentes no local e implementar novos processos. Composto por 15 membros da alta liderança do hotel e da Ombrello, empresa responsável pela gestão da Ribalta Hospitalidade, o grupo se reúne mensalmente para discutir e propor ações que garantam a evolução das iniciativas ambientais, sociais e de governança do empreendimento, com frentes de trabalho dedicadas a cada um dos temas. Entre os projetos já mapeados, estão a compostagem de resíduos orgânicos, o plantio de árvores no entorno e parcerias com produtores locais.
Um dos objetivos do Ribalta Hotel é otimizar a gestão dos resíduos gerados tanto pelo hotel quanto pelo espaço de eventos vizinho, a Ribalta. Como cada negócio produz diferentes tipos de resíduos em volumes variáveis, o comitê identificou a necessidade de mapear detalhadamente a quantidade gerada de cada tipo de material, buscando parceiros para iniciativas de reciclagem e reutilização. A consultoria responsável pelo diagnóstico é a Sustentabilidade Agora, que vai acompanhar diversas ações implementadas pelo comitê.
O comitê também está desenvolvendo projetos de compostagem para os resíduos orgânicos e iniciativas de plantio de árvores no entorno. No local, garrafas PET já foram substituídas por embalagens sustentáveis de caixa, feitas com 88% de materiais reciclados, além do incentivo à separação correta dos resíduos e da aderência de copos reutilizáveis e de papéis hidrossolúveis nos banheiros. Uma parceria com a organização Rio Eco Pets incentiva ainda a coleta de tampinhas plásticas para reciclagem.
O hotel tem como missão buscar continuamente novas soluções para reduzir os impactos ambientais de sua operação. Segundo Neyre Freixo, superintendente de operações da Ribalta Hospitalidade, o objetivo vai além da simples adoção de boas práticas:
– Essas mudanças refletem uma transformação genuína na nossa forma de operar. Estamos localizados numa região estratégica da Barra da Tijuca, em frente ao Campo Olímpico de Golfe, que é reconhecido por ter diversas espécies de fauna e flora numa área de restinga recuperada. Então, não são ações isoladas para impactar apenas o hotel, mas um compromisso com toda a comunidade do entorno.
No braço de governança, o Ribalta Hotel se destaca por uma gestão cooperativa e diversa, com a maioria das posições de diretoria e liderança ocupadas por mulheres. O hotel também carrega a bandeira da inclusão, promovendo um ambiente que acolhe a pluralidade de identidades e orientações, com políticas que respeitam e apoiam a comunidade LGBTQ+. Além disso, a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) assegura a transparência e segurança na gestão das informações, beneficiando tanto os colaboradores quanto os hóspedes.
Em termos sociais, o Ribalta Hotel apoia iniciativas que promovem o desenvolvimento da comunidade local, como a parceria com a organização Mãos Unidas. O hotel também valoriza a economia local por meio de colaborações com produtores da região, utilizando seus produtos no bistrô, reforçando seu compromisso com o fortalecimento econômico e sustentável da comunidade.
Para Helena Café, líder do comitê de sustentabilidade, o papel do grupo é essencial para consolidar o DNA do Ribalta Hotel:
– Nosso compromisso é garantir que as práticas ESG não sejam apenas implementadas, mas que se tornem parte integrante da nossa cultura, do nosso dia a dia, do nosso modus operandi. Queremos que todos – hóspedes, colaboradores e parceiros – se sintam parte dessa mudança e que nossas ações reflitam em um impacto positivo duradouro