Primeira açaiteria self-service do Nordeste fatura mais de R$ 80 milhões ao ano

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Elizangela Siqueira fundou a ‘Açaí Nokilo” na Bahia, e hoje conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil

Superar desafios faz parte do DNA brasileiro, e com Elizangela Siqueira não foi diferente. Seguindo os passos da família, a mineira começou a empreender cedo, aos 26 anos, quando abriu uma iogurteria em sua cidade. Pouco tempo depois, o espaço acabou fechando as portas, levando-a a investir em outro produto do segmento de gelados, o sorvete. O negócio chegou a se tornar um sucesso, com uma operação de mais de 30 unidades próprias espalhadas pelo país.

Entretanto, não demorou muito para que a sorveteria tivesse o mesmo fim do primeiro empreendimento. Após ambos os fracassos, qualquer um teria mudado o segmento de atuação, mas Siqueira decidiu mais uma vez apostar no mercado de gelados e encontrou no açaí a receita para o sucesso. Assim, em 2017, enquanto morava na Bahia, criou o Açaí NoKilo, primeira rede self-service do produto no Nordeste.

– Empreender também é aprender. O iogurte foi uma tendência breve, que chegou, cresceu rapidamente, mas durou pouco tempo. Já o sorvete é muito sazonal, com auge no verão. Com um maior entendimento do mercado, entendi que o cliente ansiava pela personalização e liberdade de fazer do seu jeito. Transformamos um produto consumido diariamente na região Norte e Nordeste em uma experiência única, individualizada – explica Elizangela.

Hoje, a marca se tornou a maior do nordeste, com 57 unidades em operação em cinco estados brasileiros, faturando mais de R$80 milhões ao ano. Mas Elizangela não quer parar por aí e já definiu os próximos passos da expansão – a volta para casa, em Minas Gerais.

 

Em busca dos R$100 milhões de faturamento

Com quatro unidades em Minas Gerais, a rede se prepara para inaugurar a primeira em Ipatinga, no interior do Estado. A chegada à cidade tem um sabor especial para a fundadora, pois marca o retorno a sua terra natal. O objetivo é ter 10 lojas na região ainda no primeiro semestre de 2025, fazendo com que a marca alcance os R$100 milhões de faturamento.

– Eu saí de Ipatinga em 2009, me abdicando de um concurso público onde eu atuava no Hospital Municipal, para realizar o sonho de ter meu negócio próprio. Agora, 15 anos depois, chegou a hora de voltar para a cidade e contribuir para a geração de emprego e renda na região – afirma.

A expansão não se deve somente a questões emocionais, mas também a uma logística interna da rede. Isto porque a região também será palco da nova fábrica da marca, com capacidade produtiva de mais de 200 toneladas por mês. Localizado em Montes Claros, o espaço servirá para abastecer as unidades do sudeste e centro-oeste do país. Dessa forma, a matriz consegue fornecer o produto para os franqueados sem custos de frete.

E falando do açaí, o cardápio conta com dezenas de sabores e mais de 60 opções distintas de toppings e caldas, fazendo com que as possibilidades de personalização sejam quase infinitas. Todo ano são produzidos mais de 1,5 milhões de quilos de açaí, através de fabricação própria, para consumo nas unidades e para venda externa.

Cabe ressaltar ainda o compromisso social da marca – além dos produtos serem comercializados em embalagens biodegradáveis, parte da renda é destinada a ações sociais, especialmente no sertão brasileiro. Somente este ano, foram mais de 220 mil litros de água enviados para regiões necessitadas, além de uma tonelada de açaí doada para regiões vulneráveis.

 

Empreender é aprender

A rede conta com quatro modelos de negócios, como quiosques (a partir de 6m²), contêiner (a partir de 15m²), e opções de lojas de rua e de shopping (a partir de 30²). O faturamento anual de uma unidade pode chegar a R$2 milhões, mas o que a difere a concorrência é a forma como a franqueadora lida com seus franqueados.

Ao invés de oferecer apenas um treinamento básico, comum no franchising, a marca desenvolveu uma “Universidade” para seus parceiros. Dessa forma, o franqueado tem acesso a cursos variados, como gestão financeira, marketing e gestão de redes, boas práticas de fabricação e manipulação, entre outros.

– Muitas vezes o nosso franqueado está começando a empreender, então estes módulos educacionais servem como uma base não somente para a unidade dele, mas para a sua formação como empreendedor. Muitos dos conteúdos são situações e desafios que enfrentei durante a minha jornada, então quero levar esse conhecimento adiante não somente para fortalecer a marca, mas todo o empreendedorismo brasileiro – finaliza.

Estas iniciativas fizeram com a rede se tornasse a única do segmento a receber, por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024), o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mais informações em https://acainokilo.com.br/

 

Divulgação: mercadocom.com.br