24º Encontro da Hotelaria – Edição Olímpia – Veja como foi!

Com mais de 600 participantes em 2 dias, a edição de Olimpia, primeira fora de MG, foi um sucesso.

Considerado um dos mais importantes eventos da hotelaria brasileira e que foi promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região de São José do Rio Preto, nesta edição contou com o patrocínio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e teve o apoio da Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes, da Associação Comercial e Industrial de Olímpia e da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia.

Com 23 edições realizadas em algumas das principais cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Uberlândia, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Araxá contou com a participação de centenas de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo.

Olímpia foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) para sediar a 24ª edição do Encontro da Hotelaria justamente por sua relevância turística, que a coloca como um dos destinos mais dinâmicos e promissores do Estado de São Paulo.

Localizada a 430 km da capital paulista e com cerca de 55 mil habitantes (IBGE/2022), Olímpia recebe em média 3 milhões de turistas por ano, atraídos por sua infraestrutura moderna e suas atrações de destaque nacional e internacional. Reconhecida como Estância Turística desde 2014 e o 1º Distrito Turístico do Brasil — criado pela Lei 17.374/21 para estimular novos investimentos — a cidade viu sua economia migrar da agroindústria e comércio para o turismo, que hoje é a principal atividade local.

Esse crescimento se dá graças a equipamentos como o Thermas dos Laranjais, o 2º parque aquático mais visitado do mundo e o 1º da América Latina, e o Hot Beach Olímpia, 9º mais visitado da América Latina, da Arena Olímpia Shows e Eventos, maior espaço para eventos da cidade, além da ampla oferta de hotéis, resorts e atrativos que fizeram Olímpia ser chamada de “Orlando Brasileira”.

Além disso, Olímpia também é a Capital Nacional do Folclore e realiza há quase 60 anos o tradicional Festival do Folclore, que atrai cerca de 160 mil visitantes durante os 9 dias do evento e celebra a diversidade cultural do Brasil.

Essa combinação entre infraestrutura turística consolidada, eventos culturais reconhecidos e a capacidade de atrair milhões de visitantes reforça o potencial da cidade para receber eventos de porte nacional e comprova que Olímpia foi a escolha certa por estar preparada para sediar o 24º Encontro da Hotelaria.

O Encontro teve como objetivos analisar o cenário, atualizar procedimentos operacionais e apresentar as tendências do mercado. Participaram palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também favoreceu a realização de novos negócios a mostra de produtos e serviços de importantes empresas fornecedoras.

O evento recebeu diversas autoridades: Alexandre Sampaio de Abreu – presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, prefeito da Estância Turística de Olímpia, Sr. Eugênio José Zuliani, presidente da Câmara Municipal de Olímpia, Sr. Flávio Augusto Olmos, secretário de Turismo de Olímpia, Sr. Huberto José Putini, secretária de Cultura e Proteção do Folclore, Sra. Priscila Foresti, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região de São José do Rio Preto, Sr. Paulo Roberto Silva, presidente da Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes, Sr. Alessandro Montanhani, presidente da Associação Comercial e Industrial de Olímpia, Sr. José Vedovato, presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais Sr. Jorge Noronha e Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, Sr. Guilherme Dietze.

Participaram como expositores:
Harus Soluções em Hospitalidade, Saga Systems, Americanflex, APP Sistemas, Ares Clean,  Atlantico Acabamento, Bidfood, Cahome, Central de Benefíciols, CGC Energia, Ciça Confecções, CIEE Olimpia, Ecomaster/Yanni, Estudio E, Iquegami Supermercado, Microlins Olímpia, Nestlé, Olímpia 360º, Qualifest, Rio Acima Hortifruti, Tereos, Totvs e Trilan.

AS PALESTRAS:

A importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais representação e defesa dos interesses dos seus associados
Alexandre Sampaio – Presidente Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Investimento imobiliário hoteleiro – trajetória e tendências
Caio Calfat – Presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil

PAINEIS JURÍDICOS
– Os impactos da aprovação do projeto de lei que legaliza os cassinos no turismo e na hotelaria
Magnho José – Presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal – IJL

– Escala 12 x 36 – Uma solução para a hotelaria | Fim do Perse – As consequências para a hotelaria | Cobrança  40% insalubridade
Ricardo Rielo – Advogado da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Trajetória da maior rede de hotéis 100% Brasileira – 85 hotéis – 32 cidades – 8 estados
Waldir Miguel – Presidente da Rede Nacional Inn e Presidente Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares de Poços de Caldas

Excelência em hospitalidade – O papel essencial das camareiras
Ariadne Silva – Diretora da AS Consultoria Hoteleira

Parque temático e ecológicos – como conciliar turismo de massa com preservação ambiental, lazer e educação
Pablo Morbis – Presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e Diretor Presidente Grupo Cataratas

Painel: Construindo uma carreira na hotelaria – Geração de empregos e profissionais mais qualificados
Taiza Krueder – CEO Clara Resorts e Antônio Henrique Borges – Assessor de Relações Institucionais SENAC Nacional

Painel: Gestão 5.0 | Marketing, distribuição e gestão de sistemas de informação |Tendências e indicadores econômicos de viagens corporativas
Maarten Van Sluys – Executivo e Consultor Hoteleiro | Gustavo Syllos – Executivo e Gestor de Marketing e Vendas

Cortando na alta – Motivação e comprometimento da sua equipe
Cristiano Lopes – Professor, Jornalista, Especialista em Estratégia de Marketing

FOTOS DO EVENTO