Gastronomia afro-brasileira conquista público internacional no Festival Hola Rio

Crédito/Foto: Divulgação

 

Chef Rosa Perdigão leva o tradicional acarajé a Punta del Este em ação viabilizada pelo edital de internacionalização da SececRJ

A força da gastronomia popular afro-brasileira esteve presente no Festival Hola Rio, realizado neste mês em Punta del Este, no Uruguai. A chef e empreendedora cultural Rosa Perdigão, CEO do Cheirinho de Dendê, levou ao público internacional sabores da culinária carioca e baiana, como o tradicional acarajé, que se tornou patrimônio cultural do Rio de Janeiro em 2023.

A participação ocorreu por meio de projeto contemplado no edital de internacionalização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), em parceria com o tradicional restaurante Medio y Medio, referência gastronômica na região de Punta Ballena. A iniciativa consolidou uma colaboração que uniu tradição brasileira e excelência internacional.

Reconhecida por sua trajetória como mentora e promotora da cultura popular, Rosa reafirma, com essa participação internacional, o compromisso de expandir fronteiras, transbordando saberes e fazeres. Mais do que uma experiência culinária, sua presença no festival simboliza o avanço do empreendedorismo negro feminino em espaços globais.

“Levei não só a comida brasileira para o Uruguai, mas, cada prato servido, carregou memória, identidade, legado e resistência. Recebi tantos elogios, afeto e carinho durante a minha estadia, uma receptividade tão grande da comunidade local, que só tenho gratidão por ter vivido essa experiência”, afirma Rosa Perdigão.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Sobre o edital de internacionalização

O Hola Rio é um projeto de internacionalização da SececRJ, estruturado em três eixos. O primeiro é a articulação de acordos e cooperação internacional entre governos, instituições, festivais e centros culturais. O segundo é a mobilidade artística, que promove a participação de artistas em apresentações, exposições, ações formativas e eventos culturais no exterior. O terceiro eixo é o próprio Festival Hola Rio, que celebra o programa por meio da apresentação de artistas fluminenses em palcos internacionais.

A primeira edição do Hola Rio foi realizada em Madri (Espanha), em 2023. Em 2024, o projeto percorreu seis cidades colombianas. A terceira edição aconteceu entre o fim de 2025 e o início de 2026, em cidades da Argentina, Chile e Uruguai, reunindo mais de 160 artistas, organizados em 35 grupos, representando a diversidade cultural do estado.

“O edital reforça o nosso compromisso de abrir caminhos para que a arte e a cultura do Rio de Janeiro ganhem cada vez mais projeção internacional. Com esse investimento, ampliamos nossa rede de impacto e fortalecemos os laços com nossos coirmãos da América do Sul. O fomento realizado este ano, por meio do edital de internacionalização, superou R$ 4,6 milhões e garantiu uma rica oportunidade de intercâmbio cultural para centenas de artistas fluminenses”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O Hola Rio é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos. Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas são parceiros institucionais.

 

Crédito/Foto: Divulgação

Divulgação: Ascom SececRJ