22ª edição do Encontro da Hotelaria será em Sete Lagoas

Crédito/Foto: Divulgação

 

Evento é um dos maiores do setor

Está marcada para os dias 23 e 24 de novembro a 22ª Edição do Encontro da Hotelaria em Sete Lagoas, Minas Gerais. No dia 24 de novembro inclusive, Sete Lagoas estará comemorando aniversário juntamente com o evento. O evento é um dos principais do setor, com 21 edições realizadas em algumas das principais cidades de Minas Gerais. Já passou por cidades como Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Montes Claros, Capitólio, Governador Valadares, Monte Verde, Confins/BH Airport, Tiradentes, Brumadinho, Pouso Alegre e contou com a participação de centenas de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo.

O Encontro tem como objetivos analisar o cenário, atualizar procedimentos operacionais e apresentar as tendências do mercado. Participam palestrantes de reconhecida experiência e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do setor. Também favorece a realização de novos negócios com uma mostra de produtos e serviços e com a participação de importantes empresas fornecedoras.

“Vamos mostrar a força do setor hoteleiro, em especial da região central de Minas Gerais, conectando hoteleiros, executivos e profissionais de diversas regiões do Estado e do Brasil, empresas fornecedoras, prestadores de serviços, consultores, acadêmicos, técnicos do setor, as principais agências, operadoras e OTAS, autoridades e jornalistas”, fala Marcos Valério Rocha, coordenador da FBHA, organizador e idealizador do evento.

Essa edição será em Sete Lagoas que ocupa uma posição de relevância na região central mineira, no que diz respeito aos aspectos social, econômico e cultural, com 220 mil habitantes, sendo um dos maiores polos industrial e logistico de Minas Gerais, com mais de 2000 empresas de grande porte com destaque para o setor siderúrgico e metalúrgico, e foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, para sediar a 22ª edição do Encontro da Hotelaria.

Para encerrar em grande estilo o evento,  será realizado o Festival Hotel Gourmet, com a participação de Chefs de cozinha de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais, onde cada Chef apresenta uma receita especial com o melhor da gastronomia oferecida pelos hotéis, para os participantes do evento e também para o publico em geral. Uma viagem gastronômica por Minas sem sair do lugar!

O Encontro da Hotelaria, um dos mais importantes eventos da hotelaria brasileira é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e nesta edição conta com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e tem o apoio do Sindcomércio de Sete Lagoas, da FECOMÉRCIO-MG SESC SENAC, do IGR Circuito Turístico das Grutas, do SEBRAE e da Prefeitura de Pouso Alegre.

 

SERVIÇO:
22º Encontro da Hotelaria  – Edição Sete Lagoas
Data:  23 e 24 de novembro
Horário: 9h às 19h
Local: Monumento Natural Estadual da Gruta Rei do MatoSete Lagoas – MG – BR 040 Km 472
Programação: www.encontrohotel.com.br

 

SETE LAGOAS – MG

Localizada no coração de Minas Gerais, Sete Lagoas fica apenas a 70 km de Belo Horizonte e a 40 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins. Segundo dados do IBGE referentes a 2021, ela possui uma população estimada de 243.950habitantes.

Hospitaleira como uma cidade do interior e ao mesmo tempo agitada como uma metrópole, Sete Lagoas é o principal polo econômico da região central do estado atraindo grandes indústrias e diversificando cada vez mais sua economia.

Integram este importante eixo industrial de Minas Gerais empresas como AmBev, Iveco-Fiat, Cimentos Nacional, Caterpillar (fábrica de locomotivas) PepsiCo, Bombril, Itambé, entre outras. Além disso, o município é um forte polo guseiro com várias siderúrgicas em operação.

Sete Lagoas também é um importante polo universitário da região central mineira com sete instituições presenciais (1 universidade, 1 Centro Universitário, 6 faculdades) e 25 EAD. São cursos de Graduação (presenciais e à distância) nas áreas de Gestão, Direito, Licenciaturas, Engenharias e Saúde, inclusive Medicina. Diversos cursos de Pós-graduação e Mestrado.

E quem visita Sete Lagoas, não pode deixar de conhecer a Praça Tiradentes, o Museu Histórico, o Museu Ferroviário, a Serra Santa Helena, a Gruta Rei do Mato e claro, as lagoas. As lagoas que dão nome a cidade são espaços múltiplos que contemplam várias atividades como: bares, restaurantes e centros comerciais. Recebem também feiras, exposições, atividades esportivas e é ideal para quem quer fazer uma simples caminhada ou passear com a família.

Sete Lagoas possui uma infra-estrutura completa de hotéis, pousadas e restaurantes para receber aqueles que desejam visitara região. São 18 hotéis urbanos sendo dois de luxo, três com padrão médio e os demais standard simples. Seis hotéis rurais, entre hotéis fazenda, pousada e campings, e um resort. Na região central da cidade são 37 restaurantes (bares, pizzarias, self-service e a la carte).

Uma cidade que valoriza sua cultura, sua história e, principalmente, sua gente.

 

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

 

SERRA SANTA HELENA

Uma janela aberta para a mais deslumbrante vista de Sete Lagoas e de toda região, onde se descortinam as serras do Curral e da Piedade, além do contraforte da Serra do Espinhaço. São 400 metros de elevação em relação a cidade e 1.100 metros em relação ao nível do mar. Um atrativo à parte é a Capela de Santa Helena construída em 1952 que recebe visita de fiéis por todo ano e, em maio, é cenário para a Festa de Santa Helena e Santa Cruz.

 

GRUTA REI DO MATO

Um mistério ronda origem no nome dessa gruta, a mais importante dentre as 24 catalogadas em Sete Lagoas: reza a lenda que, na década de 1930, vivia ali um homem solitário, para alguns um refugiado político. Certo é que o tal personagem logo passou a habitar também o folclore da região, recebendo dos locais o nome de “Rei do Mato”. Com 2020 metros de extensão e desnível de 30 metros, a gruta possui quatro salões abertos a visitação, sendo o quatro deles o mais imponente, com 100 metros de comprimento. Outra atração à parte fica a cargo das pinturas rupestres, que podem ser visitas na “Grutinha”, logo na entrada.

 

LAGOA PAULINO

A Lagoa Paulino é a lagoa central da cidade, dentre as outras seis: Boa Vista, José Felix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e da Chácara, tornando Sete Lagoas conhecida como a “Terra das Lagoas Encantadas”. Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, muitas pessoas costumam fazer caminhadas e frequentar os bares da região. Na Praça Dom Carmelo Mota, próxima a lagoa, é realizada uma tradicional feira de artesanato e comidas típicas todas as sextas e sábado a partir das 18 horas.

 

CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO

Marcada pelo estilo barroco da última fase do período colonial mineiro, a Catedral teve sua origem com uma capela construída no século XWIII que, em 1841 – quando a freguesia de Sete Lagoas elevada a paróquia –  passou por sua primeira reforma. Posteriormente ficou conhecida como Igreja Matriz e foi só a partir de 1955 – ano da criação da Diocese de Sete Lagoas – que ela passou a ser chamada de Catedral.

 

LAGOA BOA VISTA E PARQUE NÁUTICO

É a segunda lagoa mais visitada de Sete Lagoas: rodeada por uma pista dupla com 1.630 metros de extensa, é o local perfeito para caminhadas e atividades esportivas. O ponto turístico ainda conta com a infraestrutura do Parque Náutico, em ao lado, que possui campo de futebol, pista de skate, patinação e bicicross e área de eventos com palco. Aos domingos, o destaque a tradicional Feira da Boa Vista com mais de 220 feirantes que oferecem o melhor da culinária e dos hortifrutíferos da região.

Divulgação: primeiroplanocomunicacao.com.br