4 dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas

Crédito: KitzCorner

 

A REDE DE HOTÉIS ACCOR E A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SHE TRAVEL CLUB REÚNEM INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA MULHERES VIAJANTES

Viajar é uma experiência que todos devem aproveitar ao máximo. No entanto, as necessidades e as preocupações das mulheres que viajam sozinhas, a lazer ou trabalho, são bem maiores, e grande parte relacionadas a um elemento básico: a segurança. Pensando nisso, a Accor, líder mundial em hospitalidade, iniciou uma colaboração com SHe Travel Club (STC), o primeiro selo independente e internacional que certifica hotéis de acordo com as necessidades femininas ao viajar, com foco especial em cuidado e conforto.

Durante a auditoria, os hotéis da rede são avaliados com base nos serviços e produtos voltados para as necessidades femininas, que possam garantir mais segurança, conforto e os serviços necessários durante a hospedagem, incluindo desde itens como fechadura dupla para os quartos e equipe capacitada para atender às mulheres que viajam solo.

Neste cenário, a Accor e o SHe Travel Club desenvolveram 4 dicas úteis, desde o planejamento à escolha da sua estadia:

1.   Informe alguém de confiança sobre o seu roteiro

Antes da viagem, é importante compartilhar detalhes do seu itinerário, incluindo datas, horários de voos, reservas de hotéis e atividades planejadas, isso permite que alguém saiba onde você estará e possa acompanhá-la à distância. Além disso, estabeleça comunicações periódicas, seja por telefone, mensagens ou e-mail, para informar seu status e compartilhar atualizações sobre sua viagem.

2.   Fique atenta à documentação e aparelhos eletrônicos

Tenha em mãos toda a documentação necessária para a viagem, verificando itens como passaporte, RG ou outras formas de identificação antes de ir ao aeroporto e de retornar ao seu destino, evitando dores de cabeça na sua ida e volta. Além disso, durante o itinerário certifique-se de que seus documentos estão em um local seguro, tendo pelo menos uma cópia digital de fácil acesso destes documentos e dos comprovantes de hospedagem, passagens aéreas e seguro viagem quando aplicável. Também é importante se atentar aos aparelhos eletrônicos nas mochilas ou bolsas, principalmente o celular, evitando furtos e golpes bancários.

3.   Pesquise sobre o destino de viagem

Seja para viagens a lazer ou corporativas, é importante pesquisar o cenário de cada cidade e país em relação às mulheres, pois alguns destinos exigem alertas por suas realidades não muito positivas em questões de direitos humanos e gênero. Atente-se às normas culturais, como precaução a possíveis represálias, e crie uma lista de contatos governamentais em caso de emergências. Para o seu transporte, escolha aplicativos conhecidos de mobilidade, evitando veículos informais e sem regulamentação.

4.   Escolha hotéis onde você se sentirá segura

Os hotéis da rede Accor são uma excelente opção nesse sentido. Com uma ampla presença global e marcas renomadas, como Novotel, Mercure, ibis e muitas outras, a rede é conhecida por oferecer padrões de qualidade consistentes e serviços confiáveis, como sistemas de vigilância, recepção 24 horas e acesso controlado aos quartos, garantindo maior tranquilidade para as mulheres que viajam sozinhas. Além disso, a parceria com o selo SHe Travel Club, que nesta primeira etapa vai certificar 25 hotéis nas Américas com foco em segurança e conforto especificamente das mulheres viajantes, é mais um diferencial.

ACCOR E SHE TRAVEL CLUB

A parceria entre a Accor e STC começou pela Europa e Ásia em setembro de 2022, com mais de 50 hotéis certificados. A Accor é a primeira rede hoteleira da região das Américas a implementar a certificação, iniciando com 25 hotéis. Atualmente, 18 hotéis já receberam seus certificados, que podem ser obtidos em três categorias: Prata, Ouro ou Platina.

*Certificado Ouro: Mercure Salvador Rio Vermelho, Pullman São Paulo Ibirapuera, Novotel São Paulo Berrini, Mercure São Paulo Vila Olímpia, Novotel Buenos Aires, Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA, Novotel Miami Brickell, ibis Copacabana Posto 5, Novotel Rio Janeiro Leme, Mercure Rio Boutique Copacabana, Sofitel Legend Casco Viejo Panama City e Swissotel Lima.

*Certificado Platina: Santa Teresa Hotel RJ MGallery, Sofitel Buenos Aires Recoleta, Sofitel Bogotá Victoria Regia, Sofitel Mexico City Reforma, Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

Divulgação: MSL Andreoli