A importância da pimenta síria na cozinha árabe

Bassem Koussa
especiarias árabes

 

Chef Bassem Koussa ensina como fazer o tempero mais popular dos países árabes

A culinária árabe é conhecida por sua riqueza de sabores e aromas exóticos, e um dos segredos por trás desse encanto gastronômico é a mágica da pimenta síria. Composta por sete temperos essenciais (coentro, cominho, noz moscada, pimenta do reino, canela, cravo e cardamomo), a pimenta síria é um verdadeiro tesouro culinário que pode transformar qualquer receita internacional em um prato com um toque árabe inconfundível.

Os sete temperos que compõem a pimenta síria são os pilares da cozinha árabe, e é por isso que esse tempero é tão representativo e marcante. Cada um dos ingredientes desempenha um papel fundamental na criação de sabores únicos e autênticos.

A pimenta síria foi meticulosamente elaborada para enriquecer as receitas básicas e caseiras que os sírios desfrutam em seu cotidiano – Explica o chef sírio Bassem Koussa – Pratos populares como kibes (sejam fritos, assados ou cozidos), recheios de esfihas, pratos veganos e vegetarianos que necessitam de um toque extra de sabor, como a simples abobrinha refogada com azeite e cebola, se transformam em verdadeiras obras de arte gustativas com a adição desse tempero.

O segredo da pimenta síria reside na sua harmonia única, onde cada grama a mais de qualquer um dos sete ingredientes cobre o sabor dos demais. É como uma sinfonia culinária, e qualquer excesso pode comprometer o equilíbrio desejado. Portanto, é fundamental seguir as quantidades recomendadas na receita para obter o resultado perfeito.

Para aqueles com alergias a algum dos sete ingredientes, é aconselhável omiti-lo da receita, mas manter as demais especiarias nas mesmas quantidades – Pondera Bassem –  Isso pode resultar em um sabor ligeiramente diferente, mas ainda mantém a essência da harmonia culinária árabe que foi aprimorada ao longo de gerações.

A pimenta síria é notavelmente marcante, o que a torna inadequada para pratos que possuam muitos ingredientes ou que buscam destacar o sabor de um ingrediente específico, pois seu sabor prevalece sobre os outros. Por exemplo, se uma receita destaca o sabor do alho, a pimenta síria pode ofuscar esse sabor. Versátil ela pode ser usada tanto em pratos quentes quanto em pratos frios. No entanto, é mais comumente empregado nos pratos quentes, uma vez que o cozimento dela permite que os sabores se harmonizem ainda mais, resultando em uma experiência gastronômica verdadeiramente autêntica.

A pimenta síria é um tesouro culinário árabe que eleva a gastronomia a um novo patamar, enchendo cada prato com os sabores e aromas únicos da cultura árabe.

 

Receita

Pimenta siria ( sete temperos)
Tempo de preparo: 15 min
Rendimento: 2150 gramas

  • 500 gramas coentro em pó
  • 400 gramas cominho em pó
  • 250 gramas Noz mostarda em pó
  • 250 gramas pimenta do reino preto em pó
  • 250 gramas canela em pó
  • 250 gramas Cravo em pó
  • 250 gramas cardamomo em pó

 

Modo do preparo:

Pese atenciosamente os ingredientes porque são temperos de sabores fortes e qualquer quantidade adicional fora da medida certa cobre os outros sabores envolvidos.

Misture os ingredientes com as mãos para garantir a distribuição do sabor.

 

Sobre Bassem Koussa

Koussa tem 34 anos e em 2015 deixou a Síria e sua família em busca de uma nova vida longe da guerra. Após 4 anos no Brasil abriu no início de 2019 o Zingo & Ringo. Tem formação em arquitetura e atuou na ONU como emissário. Atualmente é consultor no setor gastronômico e emprega refugiados sírios e palestinos em seu restaurante.

 

SERVIÇO:
Zingo & Ringo
Endereço: Rua dos Pinheiros, 537 – Pinheiros/SP
Capacidade: 40 pessoas
Atendimento: Terça a domingo das 11h30 às 23h
Delivery: https://linktr.ee/barzingoeringo
Instagram: @barzingoeringo
@chefbassemkoussa
Pet Friendly

Divulgação: Iara Filardi