Alunos de Florianópolis criam colheres biodegradáveis para o momento do cafezinho

Crédito/Foto: Divulgação

 

Projeto foi uma das iniciativas premiadas na Feira de Ciências da PUCPR

Copos, colheres e outros descartáveis fazem parte do cotidiano da população em geral. Pensando nisso, os alunos de  Iniciação Científica da Jornada Ampliada do Ensino Médio. ano do Marista Escola Social Lucia Mayvorne realizaram uma pesquisa para implementar o uso de biodegradáveis desenvolvendo colheres comestíveis para café e, assim, substituir os utensílios plásticos utilizados na escola.

A unidade que atende crianças e adolescentes gratuitamente desenvolve projetos que incentivam a pesquisa e o conhecimento científico dos alunos. “No passado o plástico foi absorvido por ter durabilidade, mas hoje, do ponto de vista ambiental, o uso desenfreado vem causando impacto no nosso ecossistema. Os estudantes partiram desse problema para pensar em uma solução durante a pesquisa”, revela Thais Mirapalheta, educadora do Projeto de Iniciação Científica.

 

Estudo e prática

Durante o estudo, os alunos descobriram que uma das alternativas é o incentivo à produção e o uso de biodegradáveis, materiais que são decompostos  pela ação de microrganismos. “Foram testadas diferentes formas com o intuito de encontrar um material rígido, atóxico e resistente, acabamos fazendo testes bem sucedidos com Caramelo e Amido”, revela Thais. As práticas de sensibilização ambiental aliadas a informações do conhecimento científico, buscam promover mudanças no comportamento e estilo de vida das pessoas. “Ao conscientizar as crianças, fazemos com que esse conhecimento circule entre os amigos e familiares, buscando despertar essa consciência socioambiental”, finaliza a educadora.

O Projeto Colheres Biodegradáveis: Adoce seu Café com Sustentabilidade foi premiado na Feira de Ciências da PUCPR.

 

Divulgação: Página 1 Comunicação