Espanha, líder na produção de azeites, aposta no Brasil, um dos mercados mais importantes do mundo. Com o lema “Azeites de Oliva da Espanha, Os Mais Premiados do Mundo”, a campanha terá varias ativações e eventos durante todo o ano em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Azeites de Oliva de Espanha anuncia o lançamento de uma grande campanha de informação que visa dar a conhecer aos consumidores brasileiros a qualidade dos azeites espanhóis, que continuam sendo os mais premiados do mundo na última década, de acordo com o ranking anual estabelecido há anos pela organização sem fins lucrativos Best World’s Olive Oils.
A escolha do Brasil para o lançamento desta campanha foi totalmente lógica, já que é um dos grandes consumidores de azeites no mundo. É o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, apenas superado pelos Estados Unidos. Espanha, por outra parte, é o principal produtor mundial, responsável por quase metade de todo azeite que é vendido no mundo.
Não se pode esquecer que o Brasil tem fortes laços culturais com a Espanha, onde os consumidores são cada vez mais atraídos pela gastronomia e procuram cuidar da alimentação com opções saudáveis. Além disso, é um mercado com alto potencial de crescimento, já que o consumo per capita ainda é baixo.
Segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (IOC), o consumo per capita no Brasil é de 0,5 kg, ainda longe dos números da Espanha, maior consumidor mundial, com cerca de 11,2 kg por habitante, ao ano.
“Os Azeites de Oliva de Espanha são um ingrediente fundamental numa alimentação saudável. Além disso, harmonizam-se perfeitamente com a culinária brasileira, rica em sabores e texturas”, comenta Teresa Pérez, Gerente da Organização.
A campanha acontecerá principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, buscando valorizar os atributos da gastronomia local por meio de veiculação em TV e redes sociais, eventos para consumidores, mídia, influenciadores, profissionais da gastronomia, importadores e distribuidores, além de ações nos principais supermercados do país.
Em abril, a campanha será veiculada em programas como É de Casa, Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua e Master Chef. Durante o mesmo mês, a organização terá eventos para medias e influenciadores, com a colaboração de chefs de renome como Oscar Bosch, do Tanit, e Pepe López, do Izär.
E para toda a família, será organizado um evento aberto ao público, mídia e influenciadores no exclusivo Cubo do JK Iguatemi, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de maio. Durante este evento haverá master classes, shows de culinária e show de mixología com Azeites de Oliva Espanha, além de animações, surpresas e brindes especiais.
Outras ações acontecerão no decorrer do ano, como Happy Hours, participação em férias de gastronomia, aulas de culinária profissional em universidades, seminários para importadores do setor, além de demonstrações e exposições em 200 pontos de venda nos principais supermercados do país.
Os mais premiados do mundo, saiba porque:
Espanha possui 25% da área de olivais do mundo e dá origem a 50% de todos os azeites produzidos a nível global. Ou seja, uma em cada duas garrafas de azeite do planeta contém azeites da Espanha.
Na Espanha são cultivadas mais de 200 variedades de azeitonas. Essa grande diversidade resulta numa gama de azeites única, que junto às mais recentes tecnologias e processos, garantem azeites da mais alta qualidade.
De acordo com o ranking feito anualmente no portal web World’s Best Olive Oils, com base nos resultados das mais prestigiosas competições internacionais de azeite extra virgem, a Espanha classifica com 7 dos 10 melhores azeites do mundo, na última década.
Outras referências:
https://bestoliveoils.org/search
https://www.wboo.org/worlds-best-olive-oils.html
A organização:
‘Azeites de Oliva da Espanha’ é a marca promocional da Organização Inter profissional do Azeite de Oliva Espanhol, uma entidade sem fins lucrativos, constituída por todas as entidades representativas do setor do azeite espanhol, cujo principal objetivo é a promoção do produto em todo o mundo. Há uma década desenvolve campanhas para promover o produto aos consumidores dos cinco continentes. Campanhas que trabalham fundamentalmente na identificação da origem Espanha, líder indiscutível em qualidade e quantidade de azeites produzidos e comercializados no mundo.