Azeites de Oliva da Espanha lança uma ambiciosa campanha no Brasil

Foto: Divulgação

Com o lema “Azeites de Oliva da Espanha, Os Mais Premiados do Mundo” a campanha teve alguns eventos em  Rio de Janeiro e São Paulo.

Ontem, dia 9 de maio, aconteceu um almoço harmonizado no restaurante Izar no RJ para mídias e influenciadores promovido pela organização interprofissional Aceites de oliva da España. O evento foi uma promoção para o lançamento da campanha no Brasil.

No evento, a Diretora de marketing dos Aceites de España, Raquel Diaz Cepero, explicou sobre todos os processos para a produção deste ouro liquido espanhol e a sua importância e colocação no comércio mundial.

Após Raquel, a expert internacional e consultora de azeites de oliva e proprietária da primeira loja do Brasil especializada em azeites, Emporio do Azeite, em Gramado-RS, Chania Chagas, fez uma degustação dirigida com os 3 azeites espanhóis trazidos para o evento,  Hojiblanca, Picual e Arquebina. Para completar a experiência, sob a batuta do Chef Pepe Lopez, foram ofertados pratos harmonizados e feitos com os 3 azeites apresentados. Foi uma experiência gustativa maravilhosa.

Espanha, líder mundial na produção de azeites de oliva, aposta este ano no Brasil, um dos mercados mais importantes do mundo. 

Azeites de Oliva de Espanha anunciou o lançamento de uma grande campanha de informação que visa dar a conhecer aos consumidores brasileiros a qualidade dos azeites espanhóis, que continuam sendo os mais premiados do mundo na última década, de acordo com o ranking anual estabelecido há anos pela organização sem fins lucrativos Best World’s Olive Oils.

A escolha do Brasil para o lançamento desta campanha foi totalmente lógica, já que é um dos grandes consumidores de azeites no mundo. É o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, apenas superado pelos Estados Unidos. Espanha, por outra parte, é o principal produtor mundial, responsável por quase metade de todo azeite que é vendido no mundo.

Não se pode esquecer que o Brasil tem fortes laços culturais com a Espanha, onde os consumidores são cada vez mais atraídos pela gastronomia e procuram cuidar da alimentação com opções saudáveis. Além disso, é um mercado com alto potencial de crescimento, já que o consumo per capita ainda é baixo.

Segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (IOC), o consumo per capita no Brasil é de 0,5 kg, ainda longe dos números da Espanha, maior consumidor mundial, com cerca de 11,2 kg por habitante, ao ano.

“Os Azeites de Oliva de Espanha são um ingrediente fundamental numa alimentação saudável. Além disso, harmonizam-se perfeitamente com a culinária brasileira, rica em sabores e texturas”, comenta Teresa Pérez, Gerente da Organização.

A campanha acontecerá principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, buscando valorizar os atributos da gastronomia local por meio de veiculação em TV e redes sociais, eventos para consumidores, mídia, influenciadores, profissionais da gastronomia, importadores e distribuidores, além de ações nos principais supermercados do país.

Outras ações acontecerão no decorrer do ano, como Happy Hours, participação em férias de gastronomia, aulas de culinária profissional em universidades, seminários para importadores do setor, além de demonstrações e exposições em 200 pontos de venda nos principais supermercados do país.

Os mais premiados do mundo, saiba porque:

Espanha possui 25% da área de olivais do mundo e dá origem a 50% de todos os azeites produzidos a nível global.Ou seja, uma em cada duas garrafas de azeite do planeta contém azeites da Espanha.

Na Espanha são cultivadas mais de 200 variedades de azeitonas. Essa grande diversidade resulta numa gama de azeites única, que junto às mais recentes tecnologias e processos, garantem azeites da mais alta qualidade.

De acordo com o ranking feito anualmente no portal web World’s Best Olive Oils, com base nos resultados das mais prestigiosas competições internacionais de azeite extra virgem, a Espanha classifica com 7 dos 10 melhores azeites do mundo, na última década.

FOTOS DO EVENTO NO RESTAURANTE IZAR

Raquel Diaz Cepero da Aceites de Oliva de España e Jean-Philippe Perol da Cap/Amazon

 

 

Chania Chagas

Chef Pepe Lopez do Restaurante Izar

Chania Chagas dirigindo a harmonização

Tosta de sobresada, mel e gema de ovo ( azeites Hojiblanca e Picudo)

 

Arroz com camarão, lula, polvo e vôngole (azeite picual)

 

Bife de chorizo com chimicurri, redução de vinho, folhas e cogumelos ( azeites Picual)

 

Rabanada com sorvete de doce de leite e amêndoas ( azeite Arbequina

 

 

 

Divulgação: Lucia Paes de Barros Assessoria