Beach Park recebe 400 crianças, jovens e seus acompanhantes em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência 2023 (DNPD)

Crédito/Foto: Divulgação

 

Integrantes de instituições de Fortaleza e Aquiraz vão se divertir nas atrações do Aqua Park na manhã desta terça-feira (5)

O Beach Park celebra o DNPD 2023 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, promovendo um dia de muita alegria para 400 crianças, jovens e acompanhantes da Associação Fortaleza Azul, da Associação TEAMO, da Escola de Formação Esportiva Prata Neto e de instituições atendidas pelo Departamento de Inclusão de Aquiraz (DIA), da Prefeitura de Aquiraz/CE.

O Aqua Park abrirá uma hora mais cedo, exclusivamente para receber os convidados do DNPD. Na programação especial, a criançada vai ainda poder acompanhar a apresentação da equipe de animação do Beach Park e dos personagens da “Turma do Parque” – composta por Finho, Fofura, Maré e Tarta, que animam a criançada visitante do destino turístico. Em seguida, as crianças, jovens e seus acompanhantes terão um dia inteiro de diversão nas atrações do parque, que é hoje considerado o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor das américas (TripAdvisor 2023), com direito a lanche.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

De acordo com Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park, o DNPD 2023 é uma idealização do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e o Beach Park é um dos participantes da semana comemorativa realizada de 4 a 8 de dezembro em todo o país. “É um momento muito gratificante para o Beach Park, abrir as portas para que essas crianças e jovens tenham momentos de muita diversão”, explica Raissa.

Para Érika Rolim, vice-presidente da Associação Fortaleza Azul (FAZ), o DNPD no Beach Park tem objetivo de incentivar o convívio saudável de pessoas com deficiência em coletividade, destacando também a importância de parques e outros centros de diversão estarem acessíveis a receber esse tipo de público.

“A iniciativa é plausível tendo em vista que a gente deve incentivar cada vez mais o convívio de pessoas com deficiência, que têm o direito de estarem em todos os setores da sociedade, com acesso à educação, saúde e tratamento adequado, ao mercado de trabalho e a momentos de lazer com seus familiares. A associação fica muito feliz com a iniciativa e o convite do Beach Park, que reforça cada vez mais a necessidade desses equipamentos estarem preparados e acessíveis para receber todo tipo de público”, explica Érika Rolim.

 

Sobre as associações

A Associação TEAmo reúne familiares e amigos das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e é uma organização sem fins lucrativos – que tem como propósito a integração, coordenação e representação dos filiados, voltada para a disseminação do conhecimento e capacitação de familiares e profissionais para a assistência à pessoa com autismo. A missão da TEAmo é prover o conhecimento e apoio às famílias de pessoas com autismo, promovendo ações de conscientização e sensibilização da sociedade sobre o autismo, e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

Já a Escola de Formação Esportiva Prata Neto (Pratinha) é um projeto social que atende jovens no município de Maracanaú (Comunidade de Santo Antônio do Pitaguary), na sua maioria indígena, com aulas de futebol desde 2020.

A Fundação Fortaleza Azul (FAZ) iniciou suas atividades em 2015 em Fortaleza/CE. Além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água. A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

A FAZ está localizada na Rua Elizeu Oriá, 970 Sapiranga, Fortaleza – Ceará. Para os interessados em falar com a Associação, seguem os contatos: (85) 98186-4552ou associacaofortalezaazul@gmail . com. Conheça mais também acessando as redes sociais: Link e @fortalezaazul

Divulgação: indexconectada.com.br