Brasília e Rio de Janeiro são os estados que receberão as próximas edições da ABAV Expo 2024 e 2025 respectivamente

Crédito/Foto: Divulgação

 

Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, agradeceu a todos por toda a confiança depositada no Rio de Janeiro mais uma vez. “Essa é uma mostra de que o trabalho que estamos fazendo de reconstruir essa cidade está sendo bem feito. Prometemos uma ABAV maior e melhor em 2025″, disse ele.

Em clima de comemoração, a secretária de turismo municipal do Rio de Janeiro, Daniela Maia, corroborou a fala de Tutuca. “Estamos significativamente felizes com este resultado. Se essa edição já foi essa explosão de negócios, com estandes sensacionais e criativos, incluindo o nosso com a ativação do Rio Talks, só tenho a agradecer ao mercado do turismo brasileiro por toda essa entrega”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

ABAV Talks apresenta o Painel ‘Resenha com Elas’

Pelo segundo ano consecutivo, a ABAV Expo realizou o Painel ‘Resenha com Elas’. Nele, cinco mulheres poderosas dividiram suas experiências profissionais e os desafios que enfrentam ao exercerem seus cargos de liderança. Estiveram presentes Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, Natalia Pisoni, coordenadora do Turismo da Argentina (INPROTUR), Heloisa Aguiar, Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Daniela Maia, Secretaria de Turismo da cidade do Rio de Janeiro e Adriana Homem de Carvalho, assessora do  Sistema  Fecomércio RJ.

Magda abriu a roda de conversa reforçando o quanto é importante as instituições darem espaços para as lideranças femininas. Ela também contou que é sempre questionada por ser uma das poucas mulheres líderes no setor, e explicou que o empoderamento feminino demora para acontecer.

“O nosso painel ‘Resenha com Elas’ está na segunda edição e ele vai durar para sempre, mesmo após a minha saída da presidência. A falta de liderança feminina vem junto com as inseguranças. Não é fácil liderar em um meio tão machista, um ambiente com risadinhas piadas e hostilidade. Quando a gente fala de mulheres no poder, a gente tem que ter certeza de quem nós somos, o que fazemos e aonde nós queremos chegar. Nesses quatro anos e meio, entregamos mudanças importantes que merecem o reconhecimento da categoria”.

Muito emocionada, Adriana Homem de Carvalho relembrou suas origens e o fato de sua família ter influenciado seus caminhos no turismo. Eu Já nasci no turismo, porque meu bisavô fundou Canela, no Rio Grande do Sul, e minha bisavó era dona de um hotel. Já a minha mãe foi da primeira turma de turismólogos do Rio de Janeiro. Assim, eu comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Estudei administração na UFRJ e com 21 anos, montei a minha empresa de eventos. Sou professora universitária e tenho muito orgulho. Pra mim, sucesso é formar o nosso sucessor. Tenho muito orgulho da minha história e das mulheres da minha família. Elas já morreram, mas me inspiram até hoje”.

Natalia Pisoni, que atualmente supervisiona todos os mercados de países onde a INPROTUR atua, reforçou o discurso da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres. De acordo com Natalia, há muitos estigmas no setor, o mais comum é as pessoas duvidarem que uma mulher alcançou um determinado patamar na carreira só por merecimento. “Acabam achando que foi por outra coisa. Por isso, é muito importante que tenhamos esse reconhecimento do nosso trabalho”.

Daniela Maia trouxe para a discussão a importância de ser criada em um ambiente sem a presença do machismo. Filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, ambos da política, ela lembrou a criação que recebeu em casa e como isso influenciou a sua vida e a forma de se posicionar no mundo.

“Cresci com dois homens que não eram machistas, meu pai e meu irmão gêmeo. Isso abriu os meus caminhos para trabalhar e para realizar. Quando perdi o meu marido, senti que perdi a minha proteção. Me vi sozinha e, neste momento, eu senti o que é o machismo. Quando entrei para a política, fui conquistando o meu espaço com o tempo. Não tenho ego, gosto de aprender e de compartilhar. Minha equipe é, em sua maioria, composta por mulheres e pessoas do grupo LGBTQIAPN+. Isso já me dá muito orgulho”.

Secretária da primeira Secretaria da Mulher, Heloisa Aguiar explanou: “Não é fácil. Na verdade, é um desafio enorme ocupar os espaços e ter que ouvir: ‘Ah, isso é decisão para os meninos’”. Ela também citou uma pesquisa que fala sobre o cansaço das mulheres por serem multitarefas. “Mas, agora, a gente não precisa mais carregar este fardo”.

Por fim, Heloísa falou sobre duas importantes iniciativas da Secretaria: as campanhas ‘Ouviu um não, respeite a decisão’, que combate o assédio contra mulheres, e ‘Ela Pode’, que luta pela inclusão da mulher em todos os espaços do esporte, principalmente as modalidades dominadas pelos homens.

 

ABAV Buyers Club

A ABAV Buyers Club, programa de fomento do Turismo e principal objetivo da ABAV Expo, o destaque vai para o Mato Grosso. Segundo Fabíola Lima, analista de negócios da SEBRAE Mato Grosso, o estado trata a participação na feira como uma “missão técnica”. “Trouxemos os empresários da nossa região para que pudéssemos proporcionar além da vivência que temos na feira, toda troca, network e rodada de negócios. Temos empresários da região do Pantanal, de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, uma infinidade de destinos e atrativos turísticos”, diz.

A representante do SEBRAE destaca que os principais interessados em fechar negócios com os empresários mato-grossenses são os da região Sudeste, mas ressalta que os interessados vêm engajados com a cartilha de sustentabilidade, tema da ABAV Expo 2023. “Hoje o turismo sustentável é uma forte tendência em nosso estado, como o pesque e solte, para aqueles que que buscam essa prática, temos a região da Transpantaneira em Poconé onde é um dos poucos lugares com o avistamento de onças, então temos que preservar”, conclui.

Uma outra iniciativa relevante também está sendo realizada no ABAV Buyers Club, o espaço está ofertando aos participantes da feira dicas para os pequenos negócios implementarem o ESG em seu negócio, parceria firmada com o Sebrae. A iniciativa conta com boas práticas de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa na rotina dos mais variados negócios ligados ao setor do turismo.

A ABAV Expo deste ano também apresenta mais uma novidade: o Programa Comprador Convidado engloba nesta edição uma ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB. Ela trouxe 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro.

Também expandiu o programa para a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a Embratur e SETUR RJ.

 

Turismo na Veia

Quer doar sangue e não sabe como? Então, a ABAV Expo é o destino certo pra você. Na maior feira de turismo da América Latina, uma das ações do nosso Projeto Jornada ABAV ESG é o Turismo na Veia. Trata-se de uma campanha de doação de sangue, que acontece em parceria entre a ABAV Expo, o Hemorio e a SETUR.

De acordo com a enfermeira Lucia Garcia, uma das profissionais que está atendendo o público, os critérios para a doação são bem simples. “Primeiro, precisamos derrubar este tabu de que dói muito a doação e é demorada. O ato da doação em si é muito rápido e a dor é mínima. Para doar, basta ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos, se alimentar antes de fazer a doação e estar com a saúde em dia. Sempre vale lembrar que com uma doação é possível salvar muitas vidas”. Quem quiser doar, é só comparecer ao Pavilhão 4 do Riocentro, em frente ao Mezanino 1, das 13h às 16h, com um documento com foto em mãos.

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Divulgação: ABAV Nacional