Cafés especiais – Como harmonização com pratos de fim de ano

Microlote festas de final de ano com lata decorativa azul
Divulgação/ Fazenda Baobá

 

No amigo secreto, na ceia ou na troca de lembranças, esse tipo de grão é a dica perfeita para agradar entusiastas, especialistas e apaixonados pela bebida

Dúvidas que cercam a maior parte das pessoas: como escolher café para harmonização com pratos? De acordo com especialistas da Baobá, a resposta pode estar no café, mais especificamente nos tipos especiais da bebida.

Os profissionais do Grupo, que inclui uma fazenda produtora e cafeterias na capital paulista, em Campinas (SP) e em Portugal, explicam que os cafés especiais têm grande potencial para ocupar espaços nas tradições do período. Para se ter uma ideia, dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), fornecidos à coluna Café na Prensa, da Folha de São Paulo, indicam crescimento de 84,80% na venda de cafés gourmet e especial em abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2022.

“Isso demonstra o potencial e a alta aceitação do produto, além de maior variedade disponível para os consumidores, que podem explorar, experimentar e incorporar os tipos especiais em diferentes situações. Além disso, precisamos considerar, também, que o brasileiro adora inovar ou dar um toque especial às festas”, diz Fábio Schbusky, Líder de Operações e Barismo da Baobá.

Afinal, o que são cafés especiais?

De maneira mais objetiva, a Specialty Coffee Association (SCA), indica que é considerado especial o café que, de uma escala que vai até 100, atinge, pelo menos, 80 pontos. Entre as características que entram na avaliação, estão: aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e harmonia.

Uma outra pesquisa divulgada no ano passado pela ABIC definiu o perfil dos consumidores brasileiros de café, sendo: público geral, que não entende e não se interessa por tipos diferenciados; entusiastas, pessoas que possuem algum conhecimento, tem curiosidade sobre o tema e compram cafés diferenciados; e especialistas, que são as pessoas que entendem e já fizeram cursos sobre café

Em relação aos produtos Baobá disponíveis, Fábio recomenda: “para quem ainda não conhece esse universo, mas está aberto, indicamos o expresso ou coado Baobá Premium. Para os entusiastas, a dica é apostar nos microlotes Flor de Pêssego ou Festas, que trazem experiências sensoriais mais sofisticadas. Já para quem busca algo ainda mais além, envolvendo origem e conexão com a história de produção, o melhor mesmo é visitar uma das cafeterias em São Paulo ou Campinas para vivenciar o cuidado que temos com todo o processo, do plantio à xícara”.

 

Microlote com lata decorativa

Seleção de grãos com sensorial de banana madura, frutado, acidez cítrica brilhante, encorpado. Pontuação 85.5, variedade Catuaí Vermelho, altitude de 1200 m, processamento cereja natural fermentado, terroir de região vulcânica, produzido em São Sebastião da Gama (SP). O produto vem em uma lata decorativa ilustrada, com o caminho do café especial do pé à xícara, e em duas versões de cores: azul e bege.

Disponível em: cafeterias Baobá, loja virtual da marca e na Casa Santa Luzia.

 

Kit de cafés especiais com canecas

Combos com dois pacotes dos produtos de linha: Clássico, Intenso ou Premium e mais uma caneca exclusiva. Ou, ainda, um microlote com a caneca.

Disponível em: cafeterias Baobá (apenas opção com microlote) ou loja virtual da marca (opção com cafés de linha somente).

 

Harmonizações com pratos típicos

Sobre a parte gastronômica, o líder Fábio explica que “em geral, apenas comidas muito condimentadas e de saber intenso não harmonizam bem com café”. Aos que desejam testar combinações, ele reforça que “para o match perfeito com as iguarias típicas desta época, a recomendação é apostar em receitas mais encorpadas, com expressos ou coados preparados na cafeteira conhecida como italiana, estilo Moka”, finaliza. Ele deixa, ainda, algumas sugestões com os produtos Baobá:

Rabanada: a indicação é o Baobá Premium, que é complexo e, ao mesmo tempo, delicado. Encorpado e adocicado, tem finalização cítrica, notas florais e fundo de caramelo.

Panetone: o Baobá Clássico é uma boa aposta por oferecer uma bebida aromática e saborosa. É encorpado e equilibrado, com notas de caramelo e chocolate.

Sobremesas: a melhor pedida é o Baobá Intenso, com sabor marcante e acidez suave. Como o próprio nome entrega, possui sensorial intenso, corpo alto com notas de caramelo e chocolate amargo.

Todos os produtos indicados estão disponíveis no site da Fazenda Baobá.

Divulgação: kbcomunicacao.com.br