
Crédito/Foto: Divulgação
Danielle Dahoui,chef responsável pelo Bistrô Ruella, anuncia uma parceria inovadora com a startup social Comida Invisível, para participar do Organic Festival Trancoso, evento que celebra a comida orgânica e a consciência alimentar, prometendo trazer uma experiência gastronômica única e envolvente para os amantes da culinária e da sustentabilidade.
O festival acontece do dia 27 de setembro até dia 1° de outubro, e é um dos eventos mais esperados do ano para os entusiastas da comida orgânica, bem-estar e sustentabilidade, e a colaboração entre Danielle Dahoui e a Comida Invisível certamente elevará ainda mais o status deste evento.
Danielle Dahoui estará colaborando com a Comida Invisível, a chef Morena Leite, os alunos do Instituto Capim Santo e a ONG Formiguinhas, em uma iniciativa especial durante o festival. Juntos, e com o apoio de restaurantes e hotéis locais, eles planejam realizar um banquete, no dia 1°, com ingredientes doados, com o intuito de demonstrar a importância de combater o desperdício de alimentos e ajudar a alimentar aqueles que mais precisam.
Serão doadas as sobras dos cafés da manhã dos hotéis, os legumes e verduras que ficaram maduros demais, além de produtos próximos à data de validade que não seriam comercializados nos mercados. Todas as doações realizadas durante o período do festival passarão pelas mãos cuidadosas dos alunos do Instituto Capim Santo e dos voluntários da ONG Formiguinhas, que vão preparar um delicioso menu para degustação na Casa das Chefs. Além disso, todos os restaurantes, hotéis e mercados de Trancoso que participarem da ação, recebem um cupom da AMBEV, que dá acesso gratuito à plataforma Comida Invisível, possibilitando que as doações sejam mantidas durante o ano todo para aqueles que precisam na região.
“É uma satisfação muito grande poder fazer parte do Organic Festival Trancoso e colaborar com a Comida Invisível”, diz Danielle Dahoui. “Acredito firmemente que a comida pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança, e é uma honra unir forças com uma organização tão dedicada a combater o desperdício de alimentos e promover uma alimentação consciente”.
Com uma carreira que abrange mais de duas décadas, a chef tem sido uma defensora fervorosa da gastronomia sustentável e do combate ao desperdício de alimentos. Ela é mais conhecida por seu trabalho como proprietária e chef do renomado restaurante Bistrô Ruella, em São Paulo, onde destila a paixão pela culinária de qualidade e ingredientes frescos. Agora, ela traz seu compromisso com a alimentação consciente para o Organic Festival Trancoso.
Bistrô Ruella
Inaugurado em 1996 pela incansável chef Dahoui, o Ruella Bistrô é fruto de um trabalho único e criativo que oferece uma cozinha de bistrô autoral, sem fronteiras e saborosas, onde os clientes se desconectam do mundo e celebram a vida por meio de encontros, aromas e sabores. Dahoui está no comando desde o começo, transformando a marca em referência nesse mercado de gastronomia. O cardápio garante uma gastronomia de Bistrô de Autoria, plural e confortável, revisitando vários continentes com o paladar franco-pernambucano de Dahoui. Uma releitura despretensiosa e caseira de interpretar clássicos gastronômicos usando produtos típicos do nosso país de pequenos produtores, com toques das colônias francesas, traduzidos para o paladar do brasileiro. Entre os ícones desse menu que traduzem essa cozinha diferente do Bistrô Ruella estão Confit de Pato Molho Roisin, Mignon de Cordeiro ao molho Marsala, Risoto de Camarão ao curry e Escalope ao molho Emmenthal. Para entrada, uma opção muito diferente: o Pout-Pourri – um verdadeiro passeio por todas as opções da casa com Tartare de Salmão, Tartines de Shiitake, Bolinho de Risoto e Kaftas de Cordeiro. As sobremesas fazem a diferença no final da refeição, entre elas estão o Bolinho 3 aos 3 leites e os Profiteroles de Nutella.
SERVIÇO:
Rua João Cachoeira, 1507 – Vila Olímpia
Tel. Reservas: 11. 3842-7177
Sobre a Comida Invisível
Startup social certificada pela FAO/ONU com o selo Save Food, a Comida Invisível tem como missão reduzir o desperdício, a má distribuição de alimentos e contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa no planeta. A proposta é usar a tecnologia para ajudar a Humanidade a criar uma nova economia: mais sustentável, local e circular, ao oferecer uma plataforma completa, que conecta quem tem alimento para doar com quem precisa. As empresas (restaurantes, bares, supermercados, hotéis, indústria alimentícia etc.) podem destinar os alimentos que estão próximos à validade para as centenas de ONGs cadastradas na plataforma.
Somente neste ano, a Comida Invisível recuperou no Brasil o equivalente a 1,6 milhão de pratos de comida, oferecendo destino melhor para alimentos bons e próprios para consumo, mas que seriam descartados. Hoje, a startup social conta com grandes doadores, como McDonalds e Ambev, e está abrindo o Instituto Comida Invisível.