CNC projeta que carnaval de 2023 terá aumento de 26,9% no faturamento e movimentará R$ 8,1 bi

O Carnaval de 2023 será marcado pela retomada da maior festa do mundo. Pelo menos é o que aponta levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projeta faturamento de R$ 8,18 bilhões em todo país – aumento de 26,9%.

Caso este valor se concretize, ele atingirá o patamar de 2020 – última edição da festa antes da pandemia de Covid-19 chegar ao Brasil. Na época, o Ministério do Turismo apontou faturamento de R$ 8 bilhões.

Nos dois anos seguintes, os cancelamentos e adiamentos devido à pandemia trouxeram impactos econômicos às principais sedes da folia. “O Carnaval é considerado o ‘Natal do turismo’ brasileiro. Nesse sentido, as atividades que o compõem foram severamente impactadas desde a decretação da crise sanitária”, explica a CNC.

Em 2021, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador deixaram de arrecadar R$ 10,2 bilhões sem o Carnaval. Já no ano seguinte, o Carnaval começou sua retomada com distanciamento social e uso de máscaras. Segundo a CNC, a festa movimentou R$ 6,45 bilhões – valor 20% menor do que em 2020.

 

Geração de empregos temporários será 6,09% menor que a do Carnaval de 2020

Apesar da projeção da CNC receita próxima da de 2020, outra questão ainda ficará atrás: a geração de empregos temporários. Segundo o estudo, serão criados 24,6 mil empregos temporários – Entre os principais cargos estão 7,85 mil profissionais de gastronomia 3 e 2,21 mil de limpeza.

Este número, no entanto, representa uma queda de 6,09% em relação aos números de 2020. No último Carnaval antes da pandemia, foram criados 26,1 mil empregos temporários para a folia.

 

Três setores concentrarão 84% do faturamento carnavalesco

Segundo o levantamento da CNC, 84% do faturamento do Carnaval de 2023 se concentrará em três setores: bares e restaurantes, transporte e hospedagem. Os três movimentarão, respectivamente, R$ 3,63 bilhões, R$ 2,35 bilhões e R$ 890 milhões.

Para o presidente da CNC José Roberto Tadros, a atual conjuntura econômica é o principal desafio financeiro do Carnaval. “Os reajustes de preços de praticamente todos os segmentos, o aumento significativo da taxa de juros e o alto comprometimento da renda com dívidas fazem com que os gastos com lazer sejam comedidos”, explica.

Com a inflação e alta de preços, o folião precisará gastar mais para desfrutar do Carnaval.  Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), as passagens aéreas tiveram aumento de 23,53%, com as hospedagens precisando de investimentos de 18,21% e os pacotes de viagens 17,16%.

Estes crescimentos estão 5,79% da taxa de inflação dos últimos doze meses. Como explicação está o fato de serem serviços adquiridos através de parcelamentos. “O crédito mais caro explica a dificuldade do setor do turismo em ultrapassar o nível pré-pandemia”, explica o economista da CNC Fabio Bentes.

 

Carnaval de Olinda: além do Homem da Meia Noite

Marcado pelos bonecos gigantes com cerca de quatro metros e peso de 20 kg, o Carnaval de Olinda é um dos principais destinos para a folia no Nordeste. Localizada na região metropolitana de Recife, a cidade é marcada pelas ladeiras e forte presença do frevo – típica dança pernambucana.

Com mais de 500 grupos de carnavalescos inscritos para o Carnaval olindense, o bloco do Homem da Meia-Noite, Boneco de Olinda mais tradicional, abre as festividades – que acontecem no Centro Histórico e são conhecidas por atrações tradicionais como o Galo da Madrugada e os Ensaios da Turma da Pitombeira.

Custos de deslocamento para a região podem variar de R$ 500 e R$ 1.4 mil. Já a hospedagem possui valores de R$116 a R$ 1 mil por dia.

 

Carnaval de Salvador: a maior festa popular do planeta

Considerado a maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador recebe mais de dois milhões de foliões todos os anos – com 234 entidades participando da folia. Apesar de ter sido oficializado em 1884, o pesquisador Nelson Varón Cadena aponta relatos de eventos carnavalescos em 1624, durante a ocupação holandesa na capital baiana.

Com os principais blocos se concentrando no Corredor da Vitória, Salvador possui uma área de 25 km de folia ininterrupta, seja com blocos de rua, pipocas, circuitos e camarotes – como o da Brahma, pela primeira vez presente no Caranval soteropolitano. Para chegar à cidade, o folião deve gastar no mínimo R$ 480 com transporte e as hospedagens mais baratas começam pelo valor de R$ 198 por diária.

 

Carnaval do Rio de Janeiro: 85% dos quartos de hotéis já estão reservados

Iniciado em 1840 com a polca e a valsa, o Carnaval do Rio de Janeiro incorporou o samba em 1917 e fortaleceu sua tradição. Hoje, a festa é responsável por trazer R$ 4 bilhões para a economia local.

Marcado pelos blocos de rua e os televisionados desfiles de escolas de samba na Sapucaí, a capital fluminense possui camarotes e atrações diferentes como o Carnaval Experience e o Baile do Copa – semelhante ao Met Gala.

Custos de deslocamento variam entre R$ 104 e R$ 400. Já para garantir hospedagem no Rio de Janeiro, é necessário procurar – segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), 85% dos quartos dos hotéis da capital já estão reservados.

 

Carnaval de São Paulo: parceria da Ambev e expectativa de retomada

Na capital econômica do país, o Carnaval chegou com a realização do primeiro desfile carnavalesco em 1885. Com principal foco no Sambódromo do Anhembi e seus desfiles televisionados, a festa é marcada por festas fechadas em clubes e uma vasta lista de blocos de rua.

Neste ano, a Ambev será patrocinadora do Carnaval de São Paulo. Com o investimento de R$ 25,5 milhões na festa, a cerveja Brahma será a oficial do Carnaval de Rua Paulista. Além disso, a Secretaria da Cultura investirá para a retomada do evento receber grande número de pessoas.

Para ir ao Carnaval paulista, os custos de deslocamento variam entre R$150 e R$ 404. No âmbito da hospedagem, é possível encontrar diárias com valores entre R$ 80 e R$1,5 mil.

 

Quais são as bebidas mais populares do Carnaval?

Como o Carnaval é uma festa abrangente e democrática, o consumo de bebidas alcoólicas segue a mesma lógica. Segundo estudo da Nielsen, metade dos foliões são adeptos do álcool durante a festa.

A opção mais popular é a cerveja e o chopp, consumidas por 92% deste público. Já bebidas mistas como caipireja e destilados como caipirinha e gin tônica são opções para 45% dos carnavalescos.

Outra opção que é vista como tendência é o mercado de bebidas ready-to-drink. Estudo da InsightAce Analytic aponta que as bebidas prontas enlatadas tiveram aumento de 60% no consumo por oferecerem praticidade ao público.

 

Chopp Brahma Express lança guia completo do Carnaval

Realizado entre 18 e 22 de fevereiro, o Carnaval possui uma vasta programação que começa meses antes das festividades. Com o aumento de custos para aproveitar a festa e atrações para todos os gostos, os foliões ainda podem planejar com antecedência como aproveitarão a data.

Patrocinadora da festa em São Paulo com o investimento de R$ 25,5 milhões, a Ambev atuará em conjunto com a Secretaria de Cultura para garantir que o evento receba maior número de pessoas – e volte ao patamar pré-pandêmico. Além disso, a empresa patrocinará a folia no Rio de Janeiro e terá camarotes em Salvador.

Com este objetivo em mente, o Chopp Brahma Express lançou o guia completo do Carnaval de 2023. Focado em Olinda, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, a página será atualizada constantemente com todas as informações relativas à data – sejam o histórico, principais bebidas, cuidados e, é claro, a programação em cada cidade.

Divulgação: hedgehogdigital.co.uk