Com mínima de 1,6ºC, Monte Verde tem recorde de frio no ano pelo 4º dia seguido e 3ª menor temperatura do país

Monte Verde amanheceu com gramados cobertos por gelo nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/Nelson Pacheco)

 

Distrito de Camanducaia amanheceu com geada nesta segunda-feira

A temporada de inverno continua com tudo em Monte Verde (MG). Com um frio de 1,6ºC no início da manhã e geada, o distrito de Camanducaia registrou nesta segunda-feira, pelo quarto dia consecutivo, o seu recorde de frio no ano. Com isso, o tradicional destino turístico também contabilizou a temperatura mais baixa de 2023 em Minas Gerais e a terceira menor do Brasil no dia, ficando atrás apenas dos municípios paranaenses de General Carneiro e São Mateus do Sul, com respectivos 0,3ºC e 0,8ºC negativos.

Essas informações foram confirmadas nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujas medições ainda apontaram Maria da Fé, também atingida por uma geada e mínima de 3,7ºC, e Caldas, com 3,2ºC. Esses foram os dois municípios que vieram logo depois de Monte Verde como os lugares mais gelados de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira.

O frio começou a se intensificar no tradicional destino turístico do Sul de Minas na última sexta-feira, 12, quando a temperatura mínima foi de 4º C, a sua menor do ano, até então, ao ficar abaixo dos 5,8ºC do dia 25 de abril. E o final de semana foi ainda mais “congelante”, com os termômetros apontando 3ºC no sábado, 13, e 2ºC no domingo do Dia das Mães, 14. “Esse frio intenso realmente já era esperado e ontem, domingo, tivemos aqui a segunda menor temperatura do Brasil, antes de registrarmos a terceira mais baixa do país nesta segunda-feira”, ressalta Nelson Pacheco, conhecido como o “Senhor do Tempo” em Monte Verde e que faz medições climáticas há 23 anos no distrito de Camanducaia.

Essa condição climática ocorreu depois da passagem de uma forte frente fria de origem polar, que fez a temperatura despencar de 20,7ºC, no início da tarde de quinta-feira, para 10ºC já no começo da noite. No início da semana passada, o Weather Channel indicava uma previsão de mínima de 8ºC para a última sexta, mas esse número caiu pela metade em Monte Verde, localizado a mais de 1,6 mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira e a apenas 165 km de São Paulo.

“A chegada deste frio, com esses recordes de temperaturas mínimas neste ano, foi muito bem-vinda para Monte Verde, que contou com um movimento muito bom de turistas neste final de semana do Dia das Mães. O panorama indica que teremos uma excelente temporada de inverno, que já começou no nosso distrito e vai até agosto”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), ao comentar sobre o distrito, que é um dos locais mais visitados do Brasil na estação mais fria do calendário e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, um dos destinos mais acolhedores do país no prêmio Traveller Review Awards 2023, da plataforma Booking.

 

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Divulgação: wgocomunicacao.com.br