Curso gratuito realizado no Hilton Rio de Janeiro Copacabana forma 20 novos profissionais para o setor de alimentos, bebidas e hospitalidade

Hilton Copacabana – Pretonomia – Crédito @pretogourmet

 

Iniciativa em parceria com o projeto Pretonomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro teve como foco capacitar pessoas pretas da região metropolitana da cidade

Em uma parceria inédita, o projeto de extensão Pretonomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Hilton Rio de Janeiro Copacabana promoveram um curso gratuito que formou 20 novos profissionais para atuarem no mercado de gastronomia e hospitalidade. 

Sob a coordenação do professor Breno Cruz, o curso Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade pretende acelerar a equidade no setor e é parte do Projeto de Extensão da UFRJ de mesmo nome, com foco na capacitação de profissionais pretos periféricos da região metropolitana do Rio de Janeiro.   

Realizado na cozinha do hotel, o curso teve como eixos principais de formação a cidadania, culinária e gestão, com foco no empreendedorismo. Em formação cidadã, os alunos receberam informações sobre direitos humanos e trabalhistas, além de questões do cotidiano profissional nas organizações privadas. Em culinária, o foco foi a técnica, os tipos de preparos e a valorização da cozinha da África, em uma iniciativa inovadora, considerando os currículos tradicionais. Em gestão, os temas centrais abordados foram de empreendimentos gastronômicos, até gerenciamento de mídias sociais e vendas por aplicativos de entrega.    

O curso contou com aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais das instituições parceiras, chefs convidados e pelo chef executivo do Hilton Copacabana, Pablo Ferreyra. Os formandos receberam um certificado de curso de extensão da UFRJ e, caso queiram, terão a oportunidade de produzirem e venderem seus produtos no Festival Gastronomia Preta, que será realizado em novembro de 2023, no centro do Rio de Janeiro.   

Para as alunas Ana Beatriz Alves e Rafaella Nunes o curso representa uma excelente oportunidade de ingressar na carreira. Ana Beatriz, natural de Goiânia e vivendo no Rio de Janeiro há 7 anos, salientou a importância de ter aulas com grandes chefs, alguns de origem humilde, assim como ela, que hoje brilham no cenário internacional. Rafaella, que já havia feito outros cursos de gastronomia, mas nunca tinha entrado em uma cozinha profissional, destacou a acolhida de toda a equipe. 

O Pretonomia foi concebido pelo professor Breno Cruz, coordenador do projeto na UFRJ e criador do Prêmio e do Festival Gastronomia Preta, e a ideia do curso surgiu após uma conversa com o chef Pablo Ferreyra, que demonstrou interesse em pensar a formação profissional em gastronomia para jovens cariocas. 

“A formação profissional na gastronomia tem sido debatida por diferentes atores no setor. A contribuição que oferecemos por meio deste curso é ajudar a construir uma sociedade mais justa a partir do recorte racial, contribuindo para uma área que reiteradamente sofre para contratar colaboradores”, afirma Breno.

A iniciativa fez parte da semana global de serviços da Hilton, a Travel with Purpose Week, que visa apoiar ações de cunho ambiental, social e de governança, além de impactar positivamente a vida de hóspedes, colaboradores, parceiros e da comunidade.  

“Estamos muito entusiasmados com essa parceria entre o Hilton Rio de Janeiro Copacabana e o projeto Pretonomia. Esperamos impactar positivamente a jornada profissional dos alunos e a comunidade onde atuamos para colaborar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, com oportunidade e conhecimento para todos”, afirma Tereza Guimarães, diretora de recursos humanos da Hilton no Rio de Janeiro. 

 

HILTON RIO DE JANEIRO COPACABANA  
Av. Atlântica, 1.020 –Copacabana, Rio de Janeiro, RJ–Brasil  
Telefone: (21) 3501-8000 

Divulgação: Documennta Comunicação