Chegaram a Atlanta e Nova York ontem, 17 de dezembro, os dois novos voos operados pela Delta Air Lines a partir do Rio de Janeiro, ambos associados ao acordo de joint venture com a LATAM. O voo DL60, da capital fluminense para Atlanta – e que agora será operado o ano todo –, decolou do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (GIG) às 9h15 do domingo, pousando no principal hub da Delta às 17h15 (hora local). Pouco depois, às 10h15, foi a vez da partida do voo DL244, do Rio para Nova York-JFK, o qual aterrissou na cidade norte-americana às 18h30 (hora local). Essa frequência é sazonal e será oferecida até 21 de fevereiro de 2024*. Depois disso, o serviço da Delta para Atlanta continuará a proporcionar fácil acesso e conexões entre os dois destinos.
Ambas as rotas são a bordo de aeronaves Boeing 767-300ER, com quatro cabines de serviço: Delta One, Delta Premium Select, Delta Comfort+ e Main Cabin. Elas se somam aos serviços diários e diretos que a Delta já disponibiliza desde São Paulo (duas frequências para Atlanta e uma para Nova York-JFK), totalizando agora cinco voos diários oferecidos pela companhia entre Brasil e Estados Unidos – a maior programação já oferecida pela Delta em seus 26 anos de operações no País.
“Estamos extremamente felizes com a volta dos serviços diretos da Delta entre Rio de Janeiro e Estados Unidos, mais uma demonstração da recuperação do setor de viagens em ambos os países e comprovando a importância do Rio como porta de entrada para turistas internacionais, bem como o foco da Delta de levar seus clientes aos lugares que mais desejam ir”, disse o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan. “Destaco também o grande valor e o alcance de nossa parceria com a LATAM, que, com a capilaridade de sua rede no Brasil, está nos ajudando a abastecer esses voos e a garantir conexões mais rápidas e confortáveis para nossos clientes, que se somam aos inúmeros benefícios recíprocos para passageiros frequentes”.
“Outra vantagem é o fato de os voos saírem do Rio na parte da manhã, o que facilita a conexão para quem vem de algumas outras partes do Brasil e, chegando aos nossos hubs de Atlanta e Nova York-JFK, é possível ainda aproveitar as conexões para outros destinos dos Estados Unidos no final da tarde e no começo da noite”, ressalta Barbizan.
O entusiasmo da Delta com a retomada dos voos na Cidade Maravilhosa se justifica: nos três anos que antecederam a pandemia, a companhia transportou mais de meio milhão de passageiros entre os Estados Unidos e o Rio de Janeiro. Além disso, as duas rotas se somam ao serviço da Delta para os cinco principais destinos de longa distância na América do Sul a partir de Atlanta e Nova York-JFK por meio de sua joint venture com a LATAM, fortalecendo ainda mais o compromisso da Delta com a região.
“Estamos muito contentes com o início desses voos. Graças à nossa joint venture, agora duas companhias aéreas globais conseguem oferecer aos seus clientes viagens mais simples e rápidas com as melhores rotas, horários e conexões, além de benefícios recíprocos aos passageiros frequentes”, afirma a diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra. “Vale destacar que com o intuito de potencializar essas duas novas rotas da Delta, a LATAM aumentou a sua oferta no Galeão, reforçando ainda mais o seu compromisso de democratizar o transporte aéreo no País, facilitando a conexão dos cariocas com os Estados Unidos e o mundo e trazendo ainda mais estrangeiros para conhecerem a Cidade Maravilhosa e o Brasil”.
Para celebrar o lançamento dos voos, na área de embarque internacional do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro ocorreu a cerimônia do corte de fita, prestigiada por Danillo Barbizan, da Delta, e por funcionários e tripulantes de ambas as companhias, reiterando a força da parceria líder em conectar as Américas do Norte e do Sul. Também marcou presença o gerente de Desenvolvimento de Tráfego do RIOgaleão, Rafael Sampaio.
“O retorno definitivo da Delta Air Lines ao Rio de Janeiro destaca mais uma vez a eficácia da coordenação entre os aeroportos da cidade. Através do GIG, a Delta poderá conectar seus passageiros de Atlanta e de Nova York em voos da sua parceira LATAM para diversos destinos no Brasil. Além do reforço da conectividade, ao adicionarmos um novo destino à nossa malha aérea internacional, o Rio de Janeiro se beneficiará diretamente do aumento do fluxo de turistas da América do Norte e das oportunidades de negócios que serão geradas ao aproximar ainda mais a Cidade Maravilhosa dos Estados Unidos”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Tráfego do RIOgaleão, Rafael Sampaio.
A JOINT VENTURE DELTA-LATAM
Nos últimos meses, a parceria Delta-LATAM anunciou expansões empolgantes em seus serviços entre os Estados Unidos e a América do Sul, incluindo novas rotas e frequências aprimoradas. Entre as rotas já em operação em virtude da parceria estão Orlando-Bogotá, Los Angeles-São Paulo, Medellín-Miami e uma segunda frequência Lima-Atlanta, todas operadas pela LATAM. Além disso, a Delta introduziu seu segundo voo diário entre Atlanta e Bogotá. E, neste mês de dezembro, à parte as frequências Rio de Janeiro-Atlanta e Rio de Janeiro-Nova York/JFK, os parceiros apresentarão a rota de Atlanta para Cartagena, que será operada pela Delta a partir de 22 de dezembro.
Em 2024, o acordo de joint venture continuará sendo desenvolvido e aprimorado para trazer novas rotas e benefícios adicionais aos passageiros que voam entre as Américas do Norte e do Sul, os quais já contam com mais de 300 destinos para suas viagens nos dois lados do continente; compartilhamento de terminais em aeroportos como Nova York-JFK, São Paulo-GRU e Santiago, no Chile; e acesso mútuo, para clientes elegíveis, a 53 lounges Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco LATAM Lounges na América do Sul. Há ainda uma série de benefícios elite recíprocos para clientes dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e LATAM Pass, tais como prioridade de check-in, embarque e gestão de bagagem e franquia adicional de bagagem, entre outras vantagens.
As informações em português também estão aqui. E, para ficar a par de todas as novidades da Delta, clique aqui.