É hora de a hospitalidade voltar a faturar com as viagens de negócios

Por: Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus

Crédito/Foto: Divulgação

 

Depois de um longo período de mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, as viagens de negócios estão oficialmente de volta. As empresas se adaptaram para manter as atividades remotamente durante a crise sanitária e muitas mantêm o modelo até hoje. Ainda assim, as companhias e os profissionais não abrem mão do contato presencial, sobretudo em congressos e eventos, que são um polo para captação de novos clientes, networking e contato com as novidades setoriais.

No Brasil, de acordo com a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), o segmento de viagens corporativas faturou R$ 982 milhões em janeiro de 2023, 17% mais do que no mesmo período de 2019. Apenas na hotelaria, os ganhos foram de R$ 248 milhões, 25% mais do que no mesmo mês antes da pandemia.

Segundo a STR Global, essa é uma tendência mundial. A ocupação dos hotéis na América Latina está próxima do nível pré-pandemia. O relatório mostrou que São Paulo, um dos principais mercados da região, registrou maior recuperação nos dias próximos aos fins de semana (domingos e quintas-feiras), indicando a propensão dos hóspedes em combinar viagens de negócios e lazer, o chamado bleisure.

A retomada das viagens de negócios é uma oportunidade para a hotelaria. Além dos estabelecimentos localizados próximos aos principais centros corporativos, é uma chance para hotéis mais afastados atraírem novos clientes, principalmente nos dias úteis, oferecendo serviços e instalações de qualidade.

Assim, listo abaixo algumas dicas que, a meu ver, servem para preparar os meios de hospedagem para este novo momento, proporcionando uma boa experiência aos hóspedes corporativos — e fidelizando esses clientes.

 

1. Estrutura para trabalho remoto

Ainda que os hóspedes estejam viajando para participar de atividades externas, como reuniões, feiras e congressos, é necessário oferecer uma estrutura adequada para o trabalho remoto. Além de disponibilizar um espaço próprio para isso, como um coworking ou mesa e cadeira confortáveis no próprio quarto, é necessário ter uma conexão à internet de qualidade.

Outro ponto importante é o investimento em sala de reuniões ou espaço para eventos que motivem os visitantes a fecharem negócios dentro do seu hotel.

 

2. Serviços personalizados

A personalização dos serviços é uma tendência em todo o setor de hotelaria. Quando o assunto é viagem de negócios, este é um aspecto que pode fazer toda a diferença. Isso porque os profissionais podem ter uma rotina mais corrida em comparação a quem está viajando a lazer, ou seja, personalizar os serviços para facilitar a estadia pode ser crucial para fidelizar o hóspede.

Um exemplo é questionar a natureza da viagem no ato da reserva. Assim, é possível adaptar a suíte às necessidades de um viajante corporativo, adicionando mesa, cadeira e um ponto de conexão à internet.

Outra dica é flexibilizar o horário do serviço de quarto, possibilitando que o cliente peça refeições, por exemplo, considerando a sua rotina, oferecer itens de alimentos e bebidas mais chamativos na habitação ou ainda instalar terminais de autosserviço a que os hóspedes possam recorrer a qualquer momento do dia.

 

3. Momentos de relaxamento

Sabemos ainda que proporcionar oportunidades de relaxamento é um diferencial importante mesmo em viagens corporativas, já que o descanso após um longo dia de trabalho é amplamente valorizado pelo hóspede. Além de serviços de spa, é possível oferecer ferramentas que possibilitem um momento de bem-estar no próprio quarto.

A dica é instalar um chuveiro de qualidade, com boa pressão da água e que permita o ajuste da temperatura, uma vez que banhos quentes são relaxantes e os frios, energizantes. Boas toalhas, velas aromáticas ou difusor para óleos essenciais, sais de banho e até mesmo alto-falantes para música ambiente são algumas sugestões.

A escolha de amenities de qualidade é um diferencial importante. O aroma e a textura dos produtos podem promover sensações diversas. Sabonetes líquidos ajudam a ter um banho mais relaxante devido ao volume de espuma e ao aroma mais acentuado, enquanto os hidratantes podem ser ideias para uma automassagem rápida, mas revigorante.

E claro, a escolha de uma cama adequada, com bons colchões e travesseiros, além de uma roupa de cama macia garantem uma noite de sono tranquila e reparadora.

De maneira geral, creio que as empresas que compõem a cadeia da hospitalidade devem estar sempre conectadas às mudanças e atualizações nas preferências e hábitos dos viajantes — sejam eles corporativos ou a lazer. É esse olhar atento que nos guiará rumo à expansão de nossos negócios e à satisfação completa de nossos clientes.

 

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Divulgação: 2PRÓ Comunicação