EQUIPOTEL 2023 – VEJA COMO FOI A 60ª EDIÇÃO DA MAIOR FEIRA DE HOSPITALIDADE DO BRASIL

 

Robôs, inteligência artificial, sustentabilidade e ferramentas de autosserviço estão entre as apostas para conquistar e fidelizar clientes através do atendimento

Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2023 aconteceu no Expo Center Norte – SP a 60ª edição da Equipotel, maior feira de hospitalidade do Brasil e referência nacional na busca de produtos, serviços e conteúdo para os meios de hospedagem.

Este ano, pelo fato de ser uma edição especial, e pela troca de pavilhão, a feira bateu todos os recordes de visitação e provavelmente de negócios. Todos os estandes que visitamos, só tinham elogios para o evento.

Em tempos de maior concorrência, avaliações on-line e públicos mais exigentes, como os hotéis e centros de hospedagem, incluindo as guest houses, podem não só atrair, mas encantar clientes? Em busca da resposta, que contempla uma série de soluções, de tecnologia a serviços, todas voltadas para hospitalidade, milhares de profissionais compareceram à 60ª Equipotel, evento referência no setor, para conhecer novidades e fazer networking e negócios.

“Estamos orgulhosos de reunir tantos expositores, referência para o mercado, e visitantes, que buscam otimizar experiências e trazer maior conforto aos clientes, fazer da edição de 60 anos uma celebração da história e uma conexão com o futuro. Muitos negócios serão desenvolvidos no pós-feira, mas é no pavilhão que a química acontece com maior força. Foi incrível presenciar uma virada de chave no setor, que pode continuar contando com a Equipotel por muitos anos, com certeza”, diz Daniel Pereira, gerente do evento.

O sucesso deste ano não só consolidou a feira como uma das mais antigas do Brasil, testemunha de importantes transformações sociais, mas também uma vitrine de tendências que balizam as decisões da indústria nos meses seguintes. É na exposição que restaurantes, spas, academias, bares, meios de hospedagem, entre tantos outros segmentos buscam inspiração para impulsionar operações. A realização em setembro, inclusive, é estratégica para o retrofit dessas empresas pensando na alta temporada (dezembro/janeiro).

Números do Evento

Em relação ao público, a Equipotel, refletindo o movimento positivo do setor turístico e dos meios de hospedagem, também volta a conquistar patamares equivalentes aos do período pré-pandemia. Nesta edição, foi registrado um total de 20.255 visitantes únicos nos quatro dias, número 15% superior ao registrado em 2022.

A qualificação do público foi outro destaque. Do total de participantes, 62% eram tomadores de decisão ou responsáveis por compras, 36% ocupavam cargos de liderança e 6% tinham verba programada para uso na feira. Sobre as regiões de origem, 81% são do Sudeste, 6% do Nordeste, 7% do Sul, 4% do Centro-Oeste e 2% do Norte. O evento também recebeu profissionais de todos os países da América Latina, França, Reino Unido, República Tcheca, China, Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos da América, Canadá e Portugal.

Se o número de visitantes cresceu, o de marcas expositoras também. Foram mais de 350, cerca de 10% acima da edição de 2022. Com um forte trabalho de inteligência apoiado por tecnologias de conexão, o número de leads foi de 46.887. O público qualificado foi base para encontros de negócios produtivos em espaços como Conecta Club, Encontro Corporativo de Compras FOHB e Rodada de Negócios de Alimentos & Bebidas.

Conteúdo e experiências

 As atualizações profissionais foram intensas. A programação contou com 145 horas de apresentações e palestras disponibilizadas em onze espaços de conteúdo. Pelo sexto ano, o Congresso Nacional de Hotéis, o CONOTEL, aconteceu dentro da Arena da Hospitalidade, mas o público também pôde conferir abordagens sobre os temas mais atuais de mercado no Workshop de Governança Hoteleira e em diversas outras atrações. Além das outras arenas que também ofereceram conteúdo, por exemplo, como o Motel Xperience, Escola de Hoteleiros, o Espaço Gastronômico – em parceria com o SENAC, a área Hospitality Trends, a Arena Tech, HSMAI Innovation, o Hotel que Respira e a Maratona da Hospitalidade.

A edição também foi palco da maior experiência imersiva já realizada no evento: a Inn House Experience. Uma guest house foi montada com 300 m2, com espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e jardim. O projeto, desenvolvido a partir de uma imersão dos organizadores na Equipotel de Paris, contou com palestras como “Do 0 ao Milhão com sua guest house”; “Bem-estar na hotelaria através da neuroarquitetura”; e “Inn House – Transformando anfitriões em empreendedores de sucesso”, e outras. A concepção teve as assinaturas da Brazil Sales, da arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, da MDF Technology e da Marcenaria Show.

A interatividade também ganhou destaque com as indicações do Selo de Hospitalidade 2023. A tradicional ação novamente possibilitou ao público identificar novidades que atendiam critérios como inovação, redução de custo, funcionamento, design e de menor impacto ambiental, como a embalagem Vegano Plus, lançamento da Harus, que traz vantagens como ser sustentável, biodegradável, e foi desenvolvida para recebimento de refil em sachê papel certificado. O produto integra as soluções de amenities desenvolvidas pela empresa.

 

FOTOS DO EVENTO:









































































Foto: Revista Hoteis

Foto – Revista Hotéis







Foto: Revista Hotéis

Foto: Revista Hotéis