Está na hora de pensar nas metas para seu negócio gastronômico em 2024

Executivas do Grupo Simão dão sugestões de objetivos a serem alcançados pelos empreendedores no próximo ano

O ano está terminando e, com ele, vem a necessidade de se estipular novas metas. E não são apenas as pessoas físicas que devem pensar em objetivos a serem alcançados em 2024. Os empreendedores também precisam definir o que esperar de seus negócios para que possam obter resultados concretos.

De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, esse é o melhor momento do ano para os empreendedores do setor de gastronomia avaliarem as conquistas ocorridas até aqui e o que gostariam de conquistar em 2024. “Definir metas para um restaurante, por exemplo, é fundamental para o crescimento do negócio. É preciso saber onde se quer chegar para traçar um plano real de desenvolvimento”, orienta.

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, é necessário estipular ao menos qual o crescimento almejado para a receita e qual o percentual de aumento no nível de satisfação do cliente. “São essas metas que ajudarão o empresário a planejar caminhos para alcançá-las. Se eu não sei quanto quero crescer, também não saberei o que devo fazer para que isso aconteça”, explica.

Quando se trata de um negócio na área de gastronomia, há uma série de metas que podem ser usadas para balizar o crescimento. Além daquelas citadas por Lidiane, outra meta importante, segundo as executivas, é a melhoria na qualidade da comida ou a diversificação do cardápio. “O restaurante precisa saber se está oferecendo o melhor que pode ou é possível melhorar de alguma forma com o objetivo de conquistar novos clientes ou aumentar os lucros. Vale a pena inserir mais um prato no menu? A equipe está bem treinada? Será que vale investir em melhorar a qualidade do atendimento para deixar os clientes ainda mais satisfeitos? Ou melhorar a forma de servir usando utensílios mais bonitos? São reflexões que precisam ser feitas”, avalia Mislene.

Segundo Lidiane, também é importante pensar em sustentabilidade. “Muitos negócios da área de gastronomia acabam tendo um índice alto de desperdício, por isso é importante pensar em metas que reduzam esse problema. Aqui também vale avaliar a redução do consumo de plástico, economia de energia e práticas mais ecológicas”, diz.

Ao estipular as metas, uma orientação a ser seguida, segundo Mislene, é lembrar que elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido. “E elas devem ser acompanhadas ao longo de todo ano para que possam ajudar o empreendedor a ajustar as estratégias relacionadas”, conclui.

 

Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

 

Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

 

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Divulgação: carolinalara.com.br