FBHA – Ritmo de avanço e superação para 2023

Por: Alexandre Sampaio*

Crédito/Foto: Divulgação

 

Chegamos ao fim de mais um ano e, com ele, a reflexão sobre tudo que passamos em 2022. As duas palavras que escolho como destaque para o ano que se encerra são: avanço e superação. No último levantamento do IBGE, dados mostraram que o setor de turismo segue em crescimento e acumula uma alta de 36,9% no volume de serviços de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2021.

Todas as doze unidades da Federação que integram o Índice de Atividades Turísticas registraram taxas positivas no período, com destaque para Minas Gerais (58,7%), Rio Grande do Sul (47,6%), Ceará (47,5%), São Paulo (44,3%) e Santa Catarina (36,9%), que alcançaram índice igual ou superior à média nacional (36,9%).

A pesquisa mostrou também que, neste ano, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita, principalmente de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis. Esses dados evidenciam a superação do setor econômico que mais sofreu as consequências negativas da pandemia da Covid-19.

Claro que depois de mais de dois anos de restrições impostas pela pandemia, o entusiasmo com a retomada do turismo no Brasil é grande – não só para mim como um dos representantes do setor, mas para os empresários que passaram por uma série de transformações operacionais, que resultaram em mudanças e novas proposições para experiências ainda mais satisfatórias dos turistas e clientes.

O setor de alimentação fora do lar também inovou e resgatou o público fiel dos bares e restaurantes e os apaixonados por experiências gastronômicas, movimentando de forma intensa a economia do país. Pontuo que a Copa do Mundo no final do ano, a movimentação das eleições juntamente com as festas de Natal e Ano Novo, também ajudam no impulsionamento do setor, este que é um dos pilares da economia brasileira, neste segundo semestre e evidenciam as expectativas para 2023, que são boas.

Enxergo o próximo ano como o ano da colheita de tudo que superamos e plantamos desde 2020 e ao longo de 2022. Sem dúvidas, 2023 acende uma luz ainda mais forte de esperança e foco para mantermos de pé um setor tão produtivo e importante como o Turismo e a Gastronomia.

*Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Divulgação: Proativa Comunicação