Festival Bacalhau da Noruega 2023

Bacalhau da Noruega_Bota – Crédito Rodrigo Azevedo

 

O Festival Bacalhau da Noruega chega à sua segunda edição em versão ampliada. Depois do sucesso do evento no Rio de Janeiro com 20 restaurantes em 2022, esse ano o Festival terá mais de 70 restaurantes, divididos entre Rio e São Paulo, servindo um prato com Gadus morhua como estrela principal, ressaltando as virtudes e características do autêntico Bacalhau da Noruega.

O Festival que acontecerá entre 29 de setembro e 15 de outubro de 2023 é promovido pelo Conselho Norueguês de Pesca em parceria com o SindRio, e aporta em São Paulo com apoio da ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e da Prazeres da Mesa para difundir este nobre ingrediente e mostrar que nem só de Páscoa e festividades vive o peixe das águas geladas do Atlântico.

A variedade de pratos e restaurantes é a prova da versatilidade do autêntico Bacalhau da Noruega, o gadus morhua, que chega às cozinhas salgado e seco para se transformar em receitas ricas em nutrientes, com sabor premium único, alto rendimento e muita criatividade. Alguns dos patrimônios cariocas como Bar Urca e Jobi estão de volta este ano, e este último trouxe consigo sua nova casa, o Joba. Brasileiros raiz, estão acompanhados por portugueses, italianos e franceses como Albamar, D’Amicci e Chez Claude, entre outros restaurantes incríveis da cidade maravilhosa.

Já em São Paulo, até restaurante oriental compõe a lista de participantes. É o caso do Kinoshita, premiado seis vezes com estrela Michelin, que participa junto com o Bar Veríssimo, Due Cuochi e a famosa Dona Onça, além de diversos outros conhecidos como o Skye no Hotel Unique, Le Jazz Brasserie e Maremonti.

Cada restaurante participante criou sua receita predileta para apresentar no Festival, que não exige nenhum padrão de preço, porção ou ingrediente além do autêntico Bacalhau da Noruega.

“Durante o Festival o prato mais vendido da casa foi o do Bacalhau da Noruega”, contou João Jordan, gerente do restaurante Miam Miam que participará pela segunda vez do evento. Já Didier, chef do restaurante que leva seu nome e também estará pela segunda vez na lista de participantes, disse que “participar desse evento foi muito bom para nós por permitir promover um produto de qualidade como o Bacalhau da Noruega que é bem macio, bem gostoso, que tem muito sabor”.

Você pode conferir a lista completa de restaurantes e seus pratos no https://festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br/

 

SERVIÇO:
De 29 de setembro até 15 de outubro
Horários de acordo com o funcionamento de cada restaurante participante
Lista de restaurantes participantes e pratos:
https://festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br/

Divulgação: Documennta Comunicação