A Companhia é a primeira a adotar o tênis para os seus Colaboradores, que poderão escolher usá-los em sua rotina de trabalho. Feito com material sustentável, o calçado trará mais conforto ao dia a dia de tripulantes e aeroviários que utilizam uniforme
Com o propósito de Ser a Primeira para Todos,a GOL, maior Companhia Aérea do País, firmou uma parceria com a Yuool, uma startup que nasceu em 2017 com o objetivo de trazer maior conforto às pessoas. Desde o nascimento da GOL, em 2001, a Companhia tem focado em ações pioneiras e disruptivas voltadas para seus Colaboradores, como ter uniformes modernos e renovados de tempos em tempos, sempre em busca de mobilidade, mais conforto e contemporaneidade.
A parceria com a Yuool mostra o quanto a GOL se preocupa continuamente com a saúde de seus Colaboradores, bem como com o impacto das suas ações no meio ambiente. Por esse motivo, a GOL procurou um produto que somasse conforto no dia a dia de trabalho com responsabilidade corporativa, alinhado aos objetivos ESG na Companhia.
Para a GOL, a Yuool desenvolveu um modelo exclusivo, com materiais específicos: um tênis com cabedal – que é a parte de cima do calçado – feito 100% de garrafas pet recicladas e solado de grafeno, o que traz maior resistência ao calçado. Isso não só muda a cultura da vestimenta dos Colaboradores, principalmente da tripulação, como segue uma demanda global de cuidado com o meio ambiente. Serão 11 mil pares de tênis distribuídos para todo o time que usa uniforme.
Resultado de um modelo de negócio voltado para construir um mundo mais confortável, prático e verde, o portfólio da Yuool é composto por produtos minimalistas, versáteis e para todos os gêneros e idades, com peças atemporais e duráveis, o que evita descartes e o consumo excessivo. Outros produtos da marca são igualmente feitos com matérias-primas sustentáveis, como o algodão orgânico e material reciclado e rastreado.
“A GOL é uma empresa inovadora, que traz em seu DNA a capacidade de ouvir seu time e se adequar às mudanças do mercado. Tomamos a decisão de buscar essa novidade para nossas Águias, em parceria com a Yuool, justamente depois que eu e o corpo executivo estivemos em algumas de nossas bases conversando com os Colaboradores. Os aeroportos estão ficando mais modernos e aumentando de tamanho e o tênis trará mais leveza e comodidade nas caminhadas. E não é apenas uma opção para o nosso time de solo, mas também para a nossa tripulação, que transita por céus e terra, sempre preparados para todas as ocasiões. O calçado produzido aqui, com material reciclável, nos enche de orgulho por sermos a primeira Companhia Aérea do Brasil a adotar essa iniciativa pioneira e sustentável. Eu fiz questão de usá-los antes do lançamento e participar de todo o processo de desenvolvimento de perto”, afirma Jean Nogueira, Chief People Officer da GOL
“Desde que a Yuool entrou no mercado, o nosso sonho é transformar o mundo em um lugar mais confortável. Hoje, todos já entendem que as pessoas trabalham melhor quando se sentem bem. Ao firmar essa parceria, abrindo a possibilidade do uso de tênis aos Colaboradores e revolucionando a cultura da vestimenta aérea, a GOL deixa sua marca na história. E é muito gratificante fazer parte dela”, diz Eduardo Rocha Abichequer, co-fundador e CEO da Yuool.
O pioneirismo está na Cultura da GOL. Foi assim quando a empresa decidiu ir além e anunciar a liberação de piercings e tatuagens para todos os Colaboradores, independentemente da função que desempenham, por acreditar que as pessoas devem ser elas mesmas e respeitadas em seus comportamentos e opiniões, sempre levando em conta o compromisso ético e responsável em suas atividades.
A GOL tem avançado de forma firme e contínua, ressaltando sua luta em prol da diversidade e da inclusão. Por esse motivo, o olhar da Companhia foi a escolha de um tênis sem distinção de gênero. A empresa vem caminhando e se estruturando nessa área a partir de diagnósticos mais abrangentes, da ampliação dos espaços de diálogo com diferentes perspectivas da diversidade, de novos compromissos, como a adesão ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, da assinatura do 25by2025 – uma iniciativa global que tem como objetivo aumentar a participação das mulheres no setor de aviação -, de projetos em parceria com organizações sociais especializadas e da estruturação de metas.
A sustentabilidade na GOL sempre será uma prioridade. Com mais de 14 mil Colaboradores, 27 milhões de passageiros transportados ao longo de 2022 e 5,3 milhões só em janeiro e fevereiro de 2023, a Companhia reconhece o seu papel transformador em uma sociedade cada vez mais sustentável. Por isso, a empresa tem atuado para compatibilizar, cada vez mais, os progressos do seu negócio com os desafios sociais e do meio ambiente.
Há mais de 12 anos a GOL desenvolve estudos e ações para mitigar o impacto dos voos na natureza. Um exemplo concreto desse engajamento é que desde o dia 20 de janeiro deste ano está disponível no site da GOL a funcionalidade que permite aos Clientes efetuarem a compensação voluntária de carbono de seus voos durante o ato da compra das passagens, de forma bastante acessível e com direito a certificado.
Em 1 ano e 6 meses do lançamento da campanha #MeuVooCompensa (junho de 2021 a dezembro de 2022) foram neutralizadas 13,1 mil toneladas de CO2. Esse montante equivale a 1.878.312 árvores preservadas por um ano, ou 3.266 hectares de florestas conservadas/ano – ou ainda à manutenção de 3.959 campos de futebol de natureza nativa.