Green Haven Ilha Anchieta: o novo capítulo na história do Parque Estadual

Green Haven Ilha Anchieta – Crédito/Foto: Divulgação

 

Localizado em Ubatuba (SP), o Green Haven Ilha Anchieta inaugura um capítulo na história do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), que outrora foi ilha sagrada para o povo Tupinambá, além de um presídio de segurança máxima. Séculos depois de os povos indígenas reconhecerem a ilha como um local sagrado, inicia-se um novo marco na cronologia do Parque, que também é uma Unidade de Conservação (UC). Isso porque, em agosto de 2022, a Fundação Florestal que administra o PEIA (Parque Estadual da Ilha Anchieta), lançou edital para conceder permissão de uso à iniciativa privada, a partir de um minucioso processo licitatório, iniciado em 2019, com diversas audiências públicas.

Dentre os requisitos, estavam a prática do ecoturismo e a exigência de um hostel. Este fato chamou a atenção de Vinicius Ebram Fiore, sócio-fundador e gestor do Green Haven, hostel premiado internacionalmente.

Em janeiro deste ano (2023), a licitação foi concluída, concedendo ao Green Haven a permissão para uso das edificações tombadas que são Patrimônio Histórico e Cultural, além das áreas verdes, praias, trilhas e outros atrativo, pelo período de 10 anos.

“É um sonho que virou realidade. Ganhar a permissão de uso da Ilha chancelou um trabalho desenvolvido por nós, que é feito a partir de uma visão de negócio pautada no bem-estar da comunidade, na alegria dos hóspedes e no cuidado com o meio ambiente”, diz Vinicius.

Ao todo, são 828 hectares que incluem sete praias de águas cristalinas, cinco trilhas, uma trilha subaquática, diversos pontos para mergulho, quatro mirantes e mais de 2 hectares de área verde com livre acesso aos hóspedes e visitantes.

“Da mesma forma que estamos muito felizes, também temos consciência dos desafios que temos pela frente. São inúmeras as exigências que precisamos cumprir para seguir com a permissão de uso. Fato que nos orgulha, já que o principal pilar do Green Haven Ilha Anchieta é a preservação”, explica Vinicius.

Entre as exigências estão a manutenção de instalações tombadas pelo CONDEPHAAT, o controle das visitações e da permanência na Ilha (1020 pessoas no total), taxa de visitação, entre outras coisas.

Além de um irresistível destino turístico, o Green Haven Ilha Anchieta também é o lugar ideal para celebrar casamentos. Inclusive, o Parque abriga uma charmosa Capela construída no século 19, onde comemoram-se inúmeras datas festivas, incluindo a Festividade de Bom Jesus da Ilha, celebrada desde 1873. Eventos com foco em sustentabilidade, corporativos e de caráter de pesquisa e ciência podem se tornar ainda mais interessantes se realizados no local.

Adriana Brito, gestora do Green Haven Ilha Anchieta, explica que a realização de eventos únicos e exclusivos segue como uma tendência para 2024. “Observamos que cada vez mais as pessoas buscam por propósito, exclusividade e momentos que possam ser celebrados em locais únicos. A Ilha Anchieta certamente é o lugar perfeito para celebrar diferentes encontros, sejam eles casamentos ou eventos corporativos”.

 

Ecoturismo e Tranquilidade

Um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo é justamente o ecoturismo, modalidade que privilegia a preservação ambiental e atividades que ampliam o conhecimento e a troca saudável entre o turista e os diferentes biomas.

De acordo com o Ministério do Turismo, o ecoturismo ou turismo ecológico foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas no Brasil, em 2021.

Localizado no município de Ubatuba, onde 83% do território é composto pelo Parque Estadual da Serra do Mar, com a maravilhosa e diversa Mata Atlântica, o Green Haven Ilha Anchieta possui todos os requisitos para atrair turistas brasileiros e estrangeiros, que almejam paz, contato com a Natureza e aventura. Com sete praias de água cristalina, trilhas, aquários naturais e diversas opções para mergulho, o destino ainda proporciona a interação com inúmeras espécies da fauna e flora.

 

Alimentação com sabor Caiçara

A comida servida no Green Haven Ilha Anchieta é um caso à parte. Uma verdadeira experiência gastronômica, com diferentes combinações de sabores e temperos que resultam em deliciosos pratos. Desenvolvido para incentivar a produção local, no cardápio estão opções de pescados locais e alimentos da agricultura familiar.

 

Conheça os tipos de hospedagem no Green Haven Ilha Anchieta:

 

Casa Mata Atlântica

A Casa Mata Atlântica fica em frente à Praia do Sapateiro. A edificação construída no início dos anos 1900, é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo.  Com 249 metros quadrados, 7 dormitórios e capacidade para hospedar 28 pessoas, o espaço conta ainda com sala de estar, área de serviço e churrasqueira. Os pacotes de hospedagem oferecem café-da-manhã com especialidades locais, serviço de quarto e amenities de banho.

Cotia e Tangará – Quartos privativos para duas ou três pessoas, com três camas de solteiro, podendo ser montados também com uma cama de casal e uma de solteiro ou somente uma cama de casal.

Jabuti e Preguiça – Quartos privativos para três ou quatro pessoas cada, com cama de casal e beliche, pode ser montado também com duas camas de solteiro e um beliche.

Quati e Sagui – Quartos privativos para seis pessoas, com duas camas de solteiro e dois beliches, podem ser montados também com uma cama de casal e dois beliches.

Quero-quero – Quarto privativo para duas ou três pessoas, com três camas de solteiro; ou uma cama de casal e uma de solteiro; ou somente cama de casal. 

Para mais informações visite nosso site https://greenhavenilhaanchieta.com.br/ Para reservas, entre em contato pelo WhatsApp (12) 98855-8970 ou através do e-mail reservas@greenhavenilhaanchieta.com.br

Divulgação: Janaina Pedroso Sousa