Reposicionamento do empreendimento, com a adoção da marca TRYP by Wyndham e outras mudanças operacionais, leva hotel de R$ 2 milhões a R$ 6,5 milhões de faturamento, ao ano
Há dois anos, o hotel TRYP by Wyndham Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, deu início a um processo de reposicionamento, para se tornar referência em seu segmento. Ao fechar 2022 com faturamento bruto de R$ 6,5 milhões, ou seja, 225% mais do que faturava no pré-pandemia, ele atingiu seu objetivo. O antigo hotel Monza, que existe há 25 anos e que era destaque na época das corridas de Fórmula 1 no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), viveu momentos desafiadores após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
O hotel, que conta com uma administração familiar, conseguiu organizar sua governança e voltar à rota do crescimento. E um indicador disso é a diária média que subiu de R$ 200 para cerca de R$ 390. O avanço foi possível a partir de um trabalho de asset management conduzido pela XR Advisor, empresa de consultoria estratégica, gestão de ativos e investimentos via fundos, empresas parceiras e capital próprio, em parceria com a Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo, com mais de 9,100 empreendimentos em 95 países.
Segundo o CEO da XR Advisor, Rodolfo Oliveira, com ampla história de sucesso na hotelaria, “juntamente com o investidor, entendemos que o caminho mais promissor para o empreendimento seria criar uma nova história para o hotel, alicerçada em pessoas, processos e em tecnologia.” Com esse mindset, a Wyndham foi adicionada ao projeto e o crescimento se deu em menos de 24 meses. “Na XR trabalhamos para acelerar o desenvolvimento de empresas, preservando a autonomia do investidor sobre seu ativo”, ressalta.
Junto ao serviço de asset management, o TRYP by Wyndham Parque Olímpico, de 87 apartamentos, adotou o revenue management para assim potencializar ainda mais o seu desenvolvimento. Com a tarifa flutuante foi possível alcançar rentabilidade nunca antes vista na história do empreendimento, dobrando a taxa de ocupação média. O trabalho conduzido pelo sócio da XR Advisor, Rafael Fernandes, foi certeiro. “O hotel tinha potencial para crescer. Com uma estratégia adequada conseguimos gerar o valor necessário”, diz.
Retrofit
Os esforços trouxeram para o hotel vitalidade financeira necessária para ir além e promover melhorias sem requisitar aportes do investidor. Até o final deste ano, deverão ser investidos cerca de R$ 3,5 milhões. Isso inclui a renovação da fachada assinada pelo renomado arquiteto Casé Lima — em curso -, a construção de nove novos apartamentos, atualização das instalações comuns, novos amennities que passaram a ser da marca Harus, entre outros. “A combinação de expertise no setor, foco no resultado e entrega de valor ao investidor geraram esse resultado positivo”, finaliza Oliveira.
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