Hotelaria Catarinense reunida em Balneário Camboriú para comemorar o Dia do Hoteleiro

Rui Schurmann – Crédito/Foto: Divulgação

 

Esta quinta-feira (09/11) foi de muita comemoração para a hotelaria. O Dia do Hoteleiro marca e reconhece o valor do trabalho que cada profissional da hotelaria realiza para que as pessoas desfrutem de experiências memoráveis em suas viagens.

Em Santa Catarina, o palco dessa grande festa foi o Hotel Sibara SPA & Convenções, em Balneário Camboriú, que contou com uma ampla programação e a presença de diversas autoridades, hoteleiros, fornecedores da cadeia produtiva, imprensa, representantes do trade turístico e convidados especiais. Tudo organizado pela ABIH-SC e com o patrocínio de Altenburg, APP Sistemas, Colau Química, Consumo Light, Desbravador, Grow, Harus, Jolimont, Lavasul, Liaz, Ludfor, RenTV, Tomberlin, Totvs, UPS Brasil e Vektor.

Já na recepção os convidados puderam degustar produtos e canapés feitos à base de queijo de castanhas e de amêndoas da Liaz, além de espumantes e vinhos da Jolimont. Para os que apreciavam um bom chá, o Spa B.Well oferecia um ambiente aconchegante. Tudo preparado para gerar conexões e um ambiente de comemoração e bem-estar.

 

Autoridades prestigiaram o Dia do Hoteleiro

Em seu pronunciamento, Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC, e anfitrião do evento, agradeceu aos ressaltou que o momento era de comemoração, mas não deixou de destacar pontos de vital importância para o setor. Rui falou sobre os benefícios do PERSE, que segue até 2027, e reforçou o conselho de Chieko Aoki, “Todo centavo que economizarem não pagando impostos no PERSE, utilizem para investirem em seus empreendimentos”. E complementou. “Invistam em equipamentos e serviços para que vocês possam se posicionar no mercado de forma diferenciada”.

O hoteleiro destacou ainda a aprovação da nova legislação tributária que na liderança do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, que lutou fortemente para conseguir manter algumas concessões para a hotelaria, entre elas a inclusão no regime diferenciado que vai fazer muita diferença quando entrar em vigor. “Ainda temos uma longa luta. Estamos trabalhando nisso com articulações políticas, e essa união e associativismo mostra a força de toda nossa categoria”.  Ao concluir o discurso, Rui agradeceu a presença de todos. “Hoje é um dia festivo, alegre e um momento para trocar ideias. Agradeço a presença de cada um e desejo um ótimo evento a todos”.

secretário estadual de turismo, Evandro Neiva, que participou do evento representando o governador Jorginho Mello, também deixou sua mensagem de apoio a toda hotelaria catarinense, reforçando o importante papel do setor no turismo do Estado.  “Nós temos que ouvir mais, nós temos que estar mais alinhados, porque vocês estão na ponta. Vocês recebem o nosso maior ativo, que são os turistas. O turismo é feito por pessoas, para as pessoas, isso nunca vai deixar de existir. Então a hotelaria, o setor hoteleiro, ele realmente é um elo nessa engrenagem importantíssimo para que a gente possa evoluir cada vez mais”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Ele finalizou seu discurso parabenizando a resiliência e paixão do setor e já confirmando a presença da secretaria no Encatho 2024. “Eu vim aqui para dar um feliz dia do hoteleiro em nome do governador Jorginho Mello, dizer que nós estamos disponíveis. Que vocês realmente hoje têm uma Secretaria que representa o setor de vocês. Quero também já confirmar a participação no Encatho 2024. Acho que é um evento importantíssimo para o setor, nós temos que estar mais presentes e usar esse evento como um braço da Secretaria para que a gente possa trocar informações com o trade turístico. Muito obrigado”.

 

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Vendas & Marketing em destaque na programação

O hoteleiro Beto Caputo, da administradora de hotéis Átrio Brasil, trouxe um panorama geral de mercado e previsões para 2024. Segundo ele, o verão de 23/24 será ligeiramente mais alto que 22/23. “Pelas análises que tenho acompanhado de buscas por vôos e hotéis, teremos um pequeno crescimento. Não esperem que seja um boom como foi no início desse ano, que crescemos 15%, mas teremos uma boa temporada”.  Entre as dicas principais, para os hotéis aproveitarem os picos de alta demanda, ter acordos dinâmicos para reduzir gaps entre diárias públicas e corporativas e um destaque especial para os hotéis do futuro: customização de experiências e práticas sustentáveis.

Segundo Caputo, o novo normal é “Ao entrar no hotel, a equipe irá cumprimentá-lo pelo nome, conhecer suas preferências de viagem e antecipar suas necessidades. Quase todos os aspectos da sua estadia serão personalizados de acordo com o seu gosto. Para todas as marcas hoteleiras líderes, o bem-estar dos hóspedes e dos funcionários – e a saúde do planeta – serão as principais prioridades. Bem-vindo ao próximo normal da indústria hoteleira”.

E onde investir? Entre as tendências bem inclusive o Tik Tok. Nos dados apresentados, 34% das viagens foram influenciadas pela plataforma em 2022. Falou sobre os segmentos, os canais e tipos de viajantes, além de destacar 4 pontos importante quando o assunto é Marketing e Vendas. “BI – Business Intelligence, para apoio na domada de decisões e confiabilidade das informações; RMS -Revenue Management System, gerenciamento de receitas bem-sucedidas incluem preços dinâmicos, segmentação de mercado e gerenciamento de canais; CRM-Customer Relationship Management, para melhor gestão da carteira de clientes, controle e identificação das prospecções e prioridades, campanhas de marketing personalizadas e análise de dados; Ominichannel – centralização de canais para controle da comunicação e distribuição para central de atendimento e vendas”.

Por fim, Beto Caputo resumiu o conteúdo falando ao hoteleiro para estar em todas as prateleiras, vender experiência e não produto, aprofundar relacionamento com clientes, focar na personalização com canais muito personalizados para os clientes que conhecem e grupos de afinidades para clientes não conhecidos e, é claro, cuidar do planeta.

A próxima edição do Encatho & Exprotel será ainda mais especial, já que comemora 35 edições deste que é considerado o maior evento da hotelaria no Sul do país. De 23 a 25 de julho de 2024, no CentroSul, em Florianópolis, com tema central “Indústria 5.0: tecnologia, turismo e hotelaria”, o evento traz conteúdo de vanguarda e temas atuais para atualizar o mercado e preparar a mão de obra e os empreendimentos para a arte do bem receber.

Só este ano o Encatho & Exprotel reuniu mais de 4 mil pessoas, que vieram de 225 cidades, 11 estados e dois países. A organização começa com um ano de antecedência, afinal, o evento engloba as reuniões de mais de uma dezena de entidades do trade e mais de 40 especialistas só nas duas plenárias principais.

A Exprotel, por sua vez, reúne as melhores marcas do mercado, abrindo espaço para que os hoteleiros interajam diretamente com o fornecedor, negociando com condições muito favoráveis e preços negociados para o evento.

Nas 60 páginas, também é possível encontrar a lista completa dos meios de hospedagem associados à entidade e o contato das dezenas de expositores presentes na Exprotel, além de dicas práticas, para o leitor já sair implementando no seu empreendimento.

A versão impressa é disponibilizada nos meios de hospedagem, nos fornecedores de turismo e hotelaria, para o trade turístico, em escolas, entidades públicas e privadas. A versão digital está disponível neste link.

 

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Mão de obra na hotelaria

O que é uma grande dor da hotelaria? Mão de obra! Mas a SolucioneRH, em uma parceria com a ABIH-SC, trouxe uma proposta um pouco diferente, que é um recrutamento humanizado, mas usando a tecnologia. “Recrutamento é um problema geral, mas da hotelaria ele é muito forte, né? Precisou contratar é sair pedindo currículos por e-mail, fazendo um card, mas acaba sendo uma confusão de pessoas sem filtro, sem nada, escolhendo um para contratar mais rápido e apagar incêndio”, salientou Fernando Pante da SolucioneRH.

 

 

Através da plataforma os empreendimentos podem cadastrar vagas e através da página web divulgar  e diferentes canais, buscar candidatos, separar currículos através de pontuações e grau de afinidade, integrar com outras ferramentas de recrutamento, realizar agendamento de entrevistas de forma automatizada, montar uma equipe para análise de processos seletivos, ter acesso a gráficos e indicadores para cada processo e candidato e muito mais. Tudo isso, segundo Fernando, de forma muito prática e fácil. “A plataforma tem um cadastro único, uma base de dados ágil, indicadores por candidato, é útil para vagas pontuais ou processos contínuos, além de ter uma página web personalizada. Para os associados da ABIH-SC o desconto ainda é de 30%”.

Para conhecer mais sobre a plataforma e acesse solucionerh.com.br

 

Hotel Sustentável

Um tema de destaque na noite, tanto nos discursos quanto na palestra refere-se a sustentabilidade. Então responde: Você está pronto para levar a gestão do seu hotel para o próximo nível, conectar-se à rede global de hotéis sustentáveis, destacar-se no mercado atraindo hóspedes que valorizam práticas responsáveis, reduzir custos através de medidas ecológicas que economizam recursos e aumentam eficiência operacional?

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Se sua resposta foi sim, o Instituto Del em parceria com a ABIH-SC apresenta o Programa de Certificação Internacional de Gestão Sustentável, Good Travel Seal.

O projeto foi apresentado por Beth Bauchwitz, consultora de turismo no Instituto de Desenvolvimento Econômico IDEL e consultora e auditora certificada do Good Travel Seal, da Fundação Green Destinations. “Eu tô muito feliz de ter escutado do secretário que Santa Catarina quer ser o estado mais sustentável do Brasil”, afirmou ela.

Beth apresentou cases de sucesso tanto de destinos, como Bombinhas com selo prata e Treze Tílias com selo bronze, além de empreendimentos gastronômicos como a Toca da Coruja e o restaurante Camarões. Ela anunciou também o primeiro hotel certificado de Santa Catarina e, sob uma forte salva de palmas, Adrielle, do Hotel Real Nob, recebeu junto com a equipe, das mãos do secretário estadual Evandro Neiva, o certificado e o prêmio.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

A equipe da ABIH-SC, já foi capacitada para o atendimento ao programa, e informações sobre como ser um empreendimento com certificação Good Travel Seal podem ser obtidas diretamente na entidade ou através do WhatsApp (48) 98843-7659 ou 98843-7711.

Divulgação: Vânia Monteiro