Janaína Torres Rueda, da Casa do Porco, é eleita melhor chef mulher da América Latina

Janaina Torres Rueda – Crédito Marcus Steinmeyer

 

Ativista, sommelier e chef, ela é colíder de uma das principais cozinhas do mundo e advoga pela inclusão na alta gastronomia

Torres Rueda será premiada na cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, em 28 de novembro; edição será a primeira no Brasil, país onde a vencedora nasceu

O Latin America’s 50 Best Restaurants elegeu a Latin America’s Best Female Chef: Janaína Torres Rueda, chef e proprietária do restaurante de alta gastronomia A Casa do Porco, do bar casual Dona Onça, da lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, da Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, todos em São Paulo. Janaína, co-proprietária dos empreendimentos com Jefferson Rueda, é figura central no movimento da gastronomia social do Brasil. Ela é a décima a receber o prêmio, que marca uma década de celebrações à inclusão na culinária e do empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres.

Militante da alta gastronomia democrática, ela opera suas empresas segundo a seguinte missão: aprimorar e transformar a dieta da população brasileira, oferecendo produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis. No Dona Onça, seu bar casual no centro da cidade, ela serve pratos afetivos, como a galinhada. Já n’A Casa do Porco, seu restaurante de fine dining, ela e o sócio, Jefferson Rueda, oferecem um menu de degustação por menos de R$ 300— um dos pratos da sequência é o porco San Zé, que é preparado com porcos de criação própria  e cujo processo de cocção leva oito horas. Em 2022, A Casa do Porco foi eleita The Best Restaurant in Brazil, registrando seu nome no Latin America’s 50 Best Restaurants. Este ano, o estabelecimento ocupou o No.12 na lista mundial.

Janaína será celebrada no dia 28 de novembro, quando acontecerá, no Rio de Janeiro, a premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinada por S. Pellegrino e Acqua Panna. O nome da Latin America’s Best Female Chef é o primeiro de três que serão anunciados antes da cerimônia oficial, em 28 de novembro. Os outros dois são os vencedores do Icon Award, a ser anunciado em 23 de outubro, e do American Express One To Watch Award, a ser divulgado em 6 de novembro.

William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, reforça: “Além de ser uma chef excepcional, Janaína Torres Rueda defende, há tempos, a gastronomia social e demonstra um compromisso inabalável com sua comunidade. Enquanto prestigiamos sua trajetória, aproveitamos para celebrar uma década de conquistas extraordinárias de talentosas chefs da região, que lideram a próxima era gastronômica”.

Janaína complementa: “Estar ao lado de tantas mulheres poderosas, que representam a mudança que desejamos ver no setor, é uma grande honra. Como sempre, agradeço ao 50 Best por oferecer uma plataforma que nos ajuda a divulgar a importância da inclusão, de melhores condições de vida e da educação alimentar. Todos nós devemos ajudar as pessoas ao nosso lado a prosperar”.

A influência de Janaína Torres Rueda vai muito além da cozinha. Em 2020, ela recebeu o American Express Icon Award – Latin America, como um reflexo do seu compromisso com a comunidade. Ela atuou em prol de refeições escolares mais saudáveis e da gastronomia inclusiva para mobilizar líderes do setor, oferecendo assistência durante a epidemia de Covid-19 e ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre 2015 e 2019, a paulistana atuou como voluntária na iniciativa Cozinheiros da Educação, projeto que visava transformar as merendas escolares do estado, substituindo itens processados por alternativas naturais. O projeto beneficiou 1.8 milhão de crianças em idade escolar. Inspirada por essa experiência, a chef abriu as portas da Merenda da Cidade, onde serve refeições rápidas e sanduíches a preços populares.

Com o jornalista Rafael Tonon, Janaína foi coautora do livro “50 Restaurantes com mais de 50” (publicado em 2017), que conta as histórias de 50 restaurantes da capital paulista com mais de cinco décadas de existência. Em 2021, ela assumiu a presidência do Instituto Brasil a Gosto, organização dedicada a iniciativas que garantem maior acessibilidade a ingredientes locais.

Janaína Torres Rueda se junta ao seleto grupo de chefs reconhecidos por suas valiosas contribuições à gastronomia desde o lançamento do Latin America’s 50 Best Restaurants, em 2013. Dentre as vencedoras de edições passadas estão Manoella “Manu” Buffara, Narda Lepes, Pía León, Leonor Espinosa e Helena Rizzo.

Dedicada a renovar seu compromisso com a divulgação do maior número possível de estabelecimentos do setor de hospitalidade, agora em 2023 o 50 Best voltará a publicar também a lista dos restaurantes ranqueados nas posições 51 a 100 na América Latina. Ela será anunciada no dia 16 de novembro. Já os primeiros 50 colocados só serão revelados em 28 de novembro.

O 50 Best trabalha com a firma de consultoria Deloitte, sua parceira oficial e independente de arbitragem, para ajudar a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e da lista de vencedores do Latin America 50 Best Restaurants 2023. Para saber mais detalhes sobre o processo de votação, clique aqui

Divulgação: Documennta Comunicação