Jesuino Brilhante comemora 7 anos com jantares especiais

Crédito/Foto: Divulgação

 

Restaurante de culinária potiguar recebe chefs amigos para menu de aniversário

O restaurante Jesuíno Brilhante é um pedacinho do Rio Grande do Norte instalado num sobrado em Pinheiros. Em abril de 2023, ele completará sete anos. Servindo um recorte da gastronomia sertaneja potiguar, virou uma referência para quem ama a cozinha nordestina em São Paulo.

Para marcar a data, a casa programou uma série de jantares especiais com restaurantes cujos chefs são clientes e parceiros. “A ideia, além de reunir amigos, foi misturar o universo de cada um deles com a comida sertaneja e explorar o que eventualmente têm em comum e também criar novidades”, explica Rodrigo Levino, proprietário da marca. À frente da cozinha do Jesuíno Brilhante atualmente está a chef Kátia Mello [ex-Paca Polaca, Wild Honey St. James, Alain Ducasse at The Dorchester].

Os convidados dos dois primeiros jantares [10/04 e 24/04] são Shihoma Pasta Fresca, da chef Bia Freitas, Mescla, do chef Checho Gonzales, Make Hommus Not War, do chef Fred Caffarena, Cá-Já, restaurante de Recife comandado pelo chef Yuri Machado. As sobremesas serão assinadas por Marilia Zylberstajn e a harmonização do menu com vinhos da Sede 261, das sommeliers Daniela Bravin e Cássia Campos.

A composição dos menus mistura traços em comum às cozinhas e experimentações. Desse modo se criam pontes, por exemplo, entre o Sertão Potiguar e a Bolívia do chef Gonzales. Pois a carne de sol tem origem andina e demorou séculos até se estabelecer no sertão [Câmara Cascudo]. Gonzales conta que até hoje ela é muito consumida na Bolívia, mas de lhama, e com favas, que são comuns também no Nordeste. As receitas de peixe cozidos em leites vegetais são mais um traço dos dois universos e estarão presentes no primeiro jantar.

Fred Caffarena, chef do Make Hommus Not War, outro convidado da noite, aponta uma série de elementos da cozinha levantina na gastronomia sertaneja. Como a buchada de cordeiro, consumida em Caicó tanto quanto no interior da Síria, acompanhada de cuscuz. Esse será, inclusive, um dos pratos, com opção vegetariana. Não bastasse a comida, aspectos culturais visíveis até hoje ligam o sertão à cultura árabe: a roupa dos vaqueiros, o aboio, uma série de palavras e hábitos de comércio.

No segundo jantar [24/04], o italiano Shihoma dividirá o menu com o recifense Cá-Já. A paulistana Bia Freitas e o sergipano Yuri Machado se reencontram no Jesuíno anos depois de terem trabalhado juntos no começo da carreira em Nova York. O evento vai reeditar a parceria exitosa com o Shihoma, que já aconteceu em 2021. O menu junta Itália e Rio Grande do Norte com as delicadíssimas massas de um, e recheios típicos de outro. Machado, por sua vez, vai levar o mar ao sertão, juntar peixes e crustáceos aos ingredientes do interior, como já faz com maestria num dos melhores restaurantes do Nordeste.

A harmonização dos vinhos ficará por conta de Daniela Bravin e Cássia Campos, da Sede261 e Huevos de Oro. Bravin teve um papel fundamental na expansão da cultura de vinho no Nordeste no começo dos anos 2000, quando morou em Natal-RN. Para fechar o menu, sobremesa da Confeitaria Marília Zylberstajn, com inspiração nordestina e tropical, e Café Martins.

“Os convidados são pessoas que admiramos, que nos inspiram e foram importantes na trajetória do Jesuíno Brilhante, que nos frequentam e divulgam desde que servir comida potiguar em São Paulo era só um sonho distante para eu e meu pai [João Batista Rodrigues, 1955-2020]”, diz Levino. Outros jantares e eventos estão previstos para o segundo semestre, também com convidados, que devem ser anunciados em breve. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 20/03 pelo Sympla.

 

Confira a seguir o menu completo dos dois jantares:

 

10/04 | Jantar com Mescla & Make Hommus & Marilia Zylberstajn + Sede261

 

Entradas

Mescla – Cozido de favas andinas e brasileiras com charque de cordeiro [produção exclusiva da Casa das Meninas, Paraty]

Make Hommus – Salada morna de couscous nordestino de milho com mini legumes na brasa e ervas, servida com caldo de cogumelos e café, finalizado com couscous Paulista de camarão, queijo coalho, cambuquira e ovo de codorna.

 

Pratos

Make Hommus – Buchada das arábias: bucho de cordeiro recheado de arroz basmati com cordeiro assado, galeto, especiarias e castanhas brasileiras. Servido com pirão de leite de cabra queimado com iogurte e conserva marroquina de limão cravo e maxixe. (Opção vegetariana: ‘bucho’ de taioba recheado com arroz de romã e rapadura. Tostado na brasa, servido com hommus de feijão manteiguinha.)

Mescla – Peixe de mar cozido em leite de coco fresco, castanhas e pimentas andinas e brasileiras, conservas e jerimum caboclo tostado, servido com farinha fina de mandioca de Brejinho-RN.

 

Sobremesa

Marilia Zylberstajn – Torta de caipirinha de caju

Café Martins

Vinho: Sede 261

 

24/04 – Shihoma Pasta Fresca & Cá-Já & Marilia Zylberstajn + Sede261

 

Entradas

Shihoma – Crostini de pão da casa com patê de fígado de galinha & conservas

Ca-Já – Tacos de saramunhete [trilha] com molê de moqueca e salsa criolla de cebolas

 

Pratos

Shihoma – Capelacci de carne de sol na nata finalizado na manteiga de garrafa (foto)

Ca-Já Tropeiro de feijões e favas brasileiras, charque, sururu [marisco] e conservas, finalizado com bottarga

 

Sobremesa

Marilia Zylberstajn – Torta de caipirinha de caju

Café Martins

Vinho Sede 261

 

SERVIÇO:
Data: 10/04 e 24/04
Rua Arruda Alvim, 187 | tel.: 11.2649-3612
Funcionamento: Seg. a Sex das 11h30 às 15h / Sáb até as 16h

Divulgação: Orantes.C