LATAM lidera mercado Brasil-EUA por três meses consecutivos, segundo ANAC

Companhia obteve 26% de participação de mercado (RPK) de agosto a outubro, superando inclusive as companhias aéreas norte-americanas que operam entre os dois países

Ao todo, LATAM transportou mais de 260 mil passageiros entre Brasil e EUA nos últimos três meses, com 89% de ocupação média dos voos

Contribuiu para a liderança a inauguração em agosto de 2023 da rota São Paulo-Los Angeles, resultado da Joint Venture com a Delta Air Lines

A LATAM acaba de ser apontada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como a companhia aérea líder em participação do mercado Brasil-EUA em voos operados de agosto a outubro deste ano. Essa é a primeira vez que a empresa lidera o ranking após a pandemia de Covid-19. Com 26% de participação, a LATAM superou inclusive as companhias aéreas norte-americanas que operam entre os dois países. O índice medido em RPK¹ considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil. Os dados consolidados pela ANAC estão disponíveis para consulta aqui.

Ao todo, a LATAM transportou mais de 260 mil passageiros entre Estados Unidos e Brasil nos últimos três meses, com 89% de ocupação média dos voos. Contribuiu para a liderança a inauguração em agosto de 2023 da rota São Paulo-Los Angeles. Além da nova operação, a LATAM opera atualmente São Paulo-Miami (12 voos semanais), São Paulo-Orlando (3 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Nova York (1 voo diário) e Fortaleza-Miami (2 voos semanais).

A LATAM tem o compromisso de conectar o mundo com o Brasil e o mercado norte-americano é importante nesta missão. A liderança reflete a retomada sustentável das nossas operações internacionais e também o primeiro ano da Joint Venture com a Delta, que criou para o cliente uma rede imbatível de mais de 300 destinos entre América do Norte e América do Sul”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Em novembro, a LATAM celebra ainda o aniversário de um ano da retomada da rota São Paulo-Boston, com 74 mil passageiros transportados e 80% de ocupação média dos voos.

 

LATAM NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Neste mercado, também é importante destacar a Joint Venture entre LATAM e Delta, que completou um ano no último mês com uma rede de voos incomparável nas Américas por meio de conexões para mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul. Em um ano, o acordo estratégico já apresenta ótimos resultados, em que o grupo LATAM e a Delta aumentaram sua capacidade em 75%. No Brasil, especificamente, houve a inauguração em agosto da rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Em dezembro, a Delta lançará o voo sazonal entre Rio de Janeiro-Nova York/JFK e retomará o voo entre Rio de Janeiro-Atlanta, que antes era sazonal e passará a ser regular.

No período, foram realizados 15 mil voos, transportados mais de 3 milhões de passageiros e percorridos 90 milhões de quilômetros. Desde o começo da parceria, as companhias têm trabalhado para oferecer aos seus clientes as melhores experiências tanto em solo quanto no ar. As aéreas já compartilham terminais em aeroportos e os clientes dos programas de fidelidade LATAM Pass e Delta SkyMiles também podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea.

 

A CONECTIVIDADE DA LATAM

Mais eficiente e competitiva, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. No início de novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê ações conjuntas de promoção internacional dos destinos e voos, de qualificação da experiência dos visitantes estrangeiros com uso de inovação tecnológica, além de ações de estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.

Em 2023, a LATAM celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas e já consolidou para os clientes uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da LATAM, como São Paulo-Los Angeles.

Já nos voos nacionais, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, que oferece aos clientes da LATAM acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

 

¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

Divulgação: cdn.com.br