Meios de hospedagem de Belém (PA) são orientados pelo MTur quanto à necessidade do Cadastur

Na capital paraense, que se prepara para a COP 30, em 2025, órgão do governo federal detalhou regras e benefícios do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, além de mapear demandas por qualificação profissional

A cidade de Belém (PA) foi palco, na última semana, de ações do Ministério do Turismo com vistas à preparação do município para a COP 30, que ocorrerá no ano de 2025. Entre 06 e 10 de novembro, em parceria com as secretarias de Turismo do Pará e da capital paraense, representantes do órgão do governo federal apresentaram a empreendedores do setor os benefícios de iniciativas como o registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

Funcionários do MTur detalharam regras da inscrição no sistema, que proporciona vantagens a exemplo de visibilidade – visto que o Cadastur serve como fonte de consulta de atividades regulares por turistas -, do acesso a financiamentos e de oportunidades de qualificação profissional, entre outros. Também houve visitas a vários meios de hospedagem da região, que foram orientados quanto à necessidade do Cadastur.

Presente à agenda em Belém, a coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Saraiva, ressaltou que a orientação busca garantir a oferta de serviços formalizados. “O objetivo é realizar um trabalho integrado com órgãos de turismo locais, em busca de um turismo cada vez mais forte e estruturado e a disponibilidade de bons serviços”, frisou Daniela, que enfatiza a importância dos turistas a contratar somente serviços registrados no Cadastur.

A agenda do MTur incluiu, ainda, uma reunião com a Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA). Na pauta, um acordo de cooperação para a utilização da base de dados da entidade no acompanhamento dos prestadores de serviços turísticos. A equipe do Ministério do Turismo também discutiu a preparação da COP 30 junto às secretarias de Turismo do Pará e de Belém, além de visitarem atrativos turísticos estratégicos da capital paraense.

Outro assunto tratado pelos técnicos do MTur com as secretarias de Turismo locais foi a disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação profissional. Na ocasião, a coordenadora de Qualificação dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Angela Cascão, incentivou empreendedores locais a recomendarem a procura pelas formações e colheu as principais demandas na área, a fim de subsidiar a oferta de treinamentos pelo governo federal.

 

CADASTUR – O registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é gratuito e obrigatório para sete categorias: acampamentos turísticos, agências de turismo, estabelecimentos de hospedagem, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos, empresas de transporte turístico e guias de turismo. Clique AQUIe confira o passo a passo da inscrição no sistema, incluindo a lista de documentos exigidos.

Podem se cadastrar, de forma opcional, casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

Divulgação: Ministério do Turismo