No food service, vale a pena abastecer nichos específicos?

Por: Jean Pontara

Cozinha vegana e vegetariana, alimentação fit, cardápio exclusivo para celíacos, alimentos kosher, Vera Pizza Napoletana, carnes exóticas… quando observamos ofood service na posição de clientes finais, encontramos muitas especialidades e tendências em estabelecimentos que buscam atender a perfis específicos de consumidor.

Mas, avaliando pela ótica do fornecedor, surgem as seguintes questões:

– Vale a pena investir em um mix para focar cardápios específicos?

– Ser fornecedor exclusivo ou diversificar portfólio, o que é melhor?

– Qual é o tamanho do risco ao se apostar em uma tendência na alimentação fora do lar?

– O hábito alimentar do consumidor final é o melhor indicador para a adaptação de um sortimento de produtos?

Vamos pensar juntos: uma pesquisa do IPEC (antigo Ibope Inteligência) de 2021 mostra que mais de 30% das pessoas escolhem opções veganas quando vão comer fora de casa. Outro número do mesmo estudo aponta que cerca de 46% do público abordado come sem carne em um ou mais dias por semana por escolha própria – são chamados de “flexitarianos”.

Ou seja, os números mostram de forma mais clara uma experiência, uma escolha eventual, um comportamento adaptável, e não a migração de hábitos ou a afirmação de um perfil exclusivo de consumo. Percebe?

E aqui citei apenas o exemplo dos veganos. Veja outros números interessantes no infográfico abaixo sobre hábitos alimentares:

 

FONTE: https://realtimebigdata.com.br/

 

A interpretação que faço dos números ilustrados no infográfico é que o consumidor final está sempre buscando mudanças e experiências para comer melhor, com saudabilidade e prazer. Mas isso não quer dizer que ele vá se tornar adepto de apenas um tipo de dieta no dia a dia e frequentar apenas um tipo de restaurante.

Ao contrário, salvo públicos bem específicos (e reduzidos), esse consumidor vai “flutuar” entre várias possibilidades. Vai ser vegano na segunda-feira, fit na quarta-feira, vai para um rodízio de carnes no fim de semana, uma pizzaria à noite… e é nessa direção que você, fornecedor, precisa olhar.

 

Observe a tendência, mas olhe para a experiência!

O que tenho defendido ao longo da minha vivência como consultor especialista em vendas para o food service é a flexibilização do cardápio na mesa /balcão do estabelecimento, e não a aposta em um nicho específico. Por quê?

Veja bem: a tecnologia que existe hoje na produção e nas condições de armazenamento de alimentos direcionados a públicos específicos permite aos operadores do food service – restaurantes, pizzarias, lanchonetes, burguerias, cafeterias… – trabalharem com todas as diversidades possíveis sem afastarnichos preciosos de clientes.

Por exemplo, uma aburgueria convencional pode tranquilamente atender ao seu consumidor habitual de carne, mas também ao vegano, ao celíaco e àquele que possui intolerância a lactose. E pode anotar: aquele consumidor habitual de carne vez ou outra vai experimentar um hambúrguer vegano ou sem glúten, se o sabor for tão agradável quanto o do seu “X-Tudo” tradicional.

O que o proprietário da burgueria vai precisar para isso é adequar estoque, equipe e processos, sempre avaliando, claro, se sua estrutura e seu poder de investimento permitem essa flexibilização. E o passo seguinte, fundamental, é combinar essa estratégia com o fornecedor.

Em resumo, proponho que todas as tipologias de alimentação fora do lar, sejam inclusivas, ofertando também essa alimentação, permitindo que todos convivam em um mesmo ambiente, e captem esse publico existente!

 

A missão do fornecedor, então, é acompanhar esse mercado, enriquecer seu portfólio e trabalhar junto ao seu cliente para que os nichos que citei aqui sejam vistos como oportunidade e supridos com a percepção da experiência.

 

Você vai ver que investir na experiência do consumidor pode levar a uma confirmação de expectativa bem mais realista do que focar apenas uma ou outra tendência.

 

Quer olhar para isso?

Quer fornecer para um nicho específico no food service ou abrir seu mix para algum mercado que ainda não conhece? Eu posso ajudar você! A J.Pontara é especialista em analisar novos mercados e avaliar tendências e experiências no food service. Vamos conversar?

 

 

JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.