O Picuí abre seu Canto em São Paulo

Por: Glaucia Balbachan

Crédito/Foto: Marcio Palermo

 

Localizado no burburinho do bairro de Pinheiros, o Chef Wanderson Medeiros ou mais conhecido por Chef Picuí, apresenta o seu mais novo canto, em São Paulo.

Além do sucesso dos eventos de casamento em São Miguel dos Milagres em Maceió, agora o chef inquieto e criativo abre seu restaurante em SP e atribui ingredientes, música e muita arte nordestina na sua nova casa.

Louças, quadros e esculturas foram cuidadosamente escolhidos, para enaltecer a cultura artística alagoana no local, que acomoda 40 lugares. As Cabeças de Barro do senhor Auréilo “Olério” Nunes da comunidade quilombola do Muquém ou mesmo os Bonecos de Madeira, do mestre-artesão Luiz Benicio são um dos destaques garimpados pelo chef Wanderson e podem ser observados enquanto se prova os pratos aromáticos da casa.

 

Crédito/Foto: Marcio Palermo

 

O restaurante Canto do Picuí propõe gastronomia brasileira com base na identidade dos sabores de Maceió e principalmente nos menus dos eventos que acontecem em Milagres. Isso, porque boa parte das noivas que celebram seus casamentos por lá, são de São Paulo e outros estados.

Com um restaurante em Maceió e com o movimento frenético de eventos de casamento, Wanderson disse que nunca pensou ter um restaurante em São Paulo, por causa da demanda de trabalho em sua cidade natal. “Além do restaurante e dos eventos de casamento que me demandam muito tempo lá em Maceió, eu já havia recebido propostas anteriormente para abrir uma casa em SP e eu sempre falei não, por causa da falta de tempo. Mas no meio da pandemia, os sócios foram comendo pelas beiradas, pedindo dicas sobre tudo, até que eu fui ficando e me adequando à novidade e agora temos um cantinho aqui em Pinheiros”.

Charmoso e diminuto, você é conduzido logo na entrada com um bar de drinks atraente, música instrumental típica e luzes indiretas.

A experiência pode ser iniciada pela sugestão do chef com a entrada das Mini croquetas de siri alagoano com creme de limão siciliano. Ou da Carne de sol desfiada com natas e barquinhas de beijú (tapioca crocante). Ambas entradas supersaborosas com contrastes de cremosidade e crôcancia. Os drinks da casa seguem um estilo vibrante e colorido. Para acompanhar as entradas, a caipirinha de caju e o azulado Gin tônica de Milagres, são opções certeiras.

Crédito/Foto: Marcio Palermo

 

Se gostar de camarões, o encantamento será encontrado no prato principal de Arroz de camarão com toque de moqueca e cubos de queijo. Bem servido, traz equilíbrio de temperos, beleza e cremosidade. Se preferir carne, a sugestão apetitosa fica por conta da Carne de sol de filé mignon do seu Mero (pai do chef) com creme de queijo coalho e chips de mandioca. Prato de beleza estética e aromas atraentes, a carne chega a desmanchar de tão macia. Mais uma vez a nuance entre a crocância da mandioca e a maciez do filé estão presentes de forma marcante.

 

Crédito/Foto: Marcio Palermo

Pratos bem executados, muito sabor, estética empratada, serviço cordial e a vontade de voltar novamente.

Fizemos uma entrevista bate-bola com o Chef Wanderson do Canto do Picuí:

 

Site empratado: O que não pode faltar na sua cozinha?

Chef Picuí: Carne de sol

Site Empratado: Gosta de fast food?

Chef Picuí: Não

Site Empratado: Crepe ou Tapioca?

Chef Picuí: Tapioca

Site Empratado: Um restaurante favorito em SP.

Chef Picuí: Os restaurantes de gastronomia brasileira

Site Empratado: Um prato coringa na hora da fome.

Chef Picuí: Pipoca

Site Empratado: Um filme que te abra o apetite.

Chef Picuí: Ratatouille

Site Empratado: Uma música para acompanhar uma refeição.

Chef Picuí: Pode ser qualquer música francesa

Site Empratado: Uma bebida favorita.

Chef Picuí: Água de coco

Site Empratado: Uma memória emotiva relacionada a comida.

Chef Picuí: A galinha com cuscuz da minha mãe e da minha avó.

Site Empratado: Alho, cebola ou pimenta?

Chef Picuí: Alho e cebola

Site Empratado: Um prato que não te cai muito bem.

Chef Picuí: Comida mexicana

Site Empratado: Uma receita de família.

Chef Picuí: Os pasteis de carne de sol e queijo coalho.

Site Empratado: A caminho da cadeira elétrica, você tem direito a sua última refeição, qual seria?

Chef Picuí: A Galinha com cuscuz da minha mãe e da minha avó.

SERVIÇO:
Canto do Picuí (aberto oficialmente em novembro 29/11/2021.)
Rua Ferreira de Araújo, 329 – Pinherios/SP
Tel: (11) 95583.7134
Funcionamento: Terça a sábado (jantar) – 19:00 – 23:30); sextas e sábados (almoço) 12:00 – 15:00 e domingos (almoço) – 12:00 – 16:30
Serviço de rolha: R$ 60,00
Possui rampa de acesso a cadeirantes e banheiro adaptado
Tem serviço de valet
Instagram @cantodopicui

 

Fotos: Marcio Palermo
Instagram: @marciopalermofotografo