Orient Express anuncia o Silenseas, que será o maior veleiro do mundo

Renderings: Orient Express Silenseas/Martin Darzacq

 

BEM-VINDO A UMA VIAGEM ALÉM DOS SEUS SONHOS MAIS SELVAGENS

Após 140 anos do lançamento de seus primeiros trens de luxo, a lenda do Orient Express continua com a inauguração do maior veleiro do mundo, o Orient Express Silenseas. Esta revolução na história marítima é um empreendimento ambicioso, que ultrapassa os limites do que é possível. Resultado de uma parceria francesa única entre a líder mundial em hotelaria Accor e a Chantiers de l’Atlantique, empresa de construção naval, este extraordinário iate à vela do futuro com interiores espetaculares iniciará suas viagens em 2026.

“Com o Orient Express Silenseas começamos um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo. Este excepcional iate à vela, com raízes na história do Orient Express, oferecerá espaços de design refinado e serviços incomparáveis, relembrando a era de ouro dos cruzeiros míticos. A inovação está no coração deste veleiro ultramoderno, que revolucionará o mundo marítimo com novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade. É um barco projetado para tornar os sonhos uma realidade e uma vitrine do melhor savoir-faire francês.”

Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor

 

“Com uma carta de intenção assinada para a encomenda de dois navios, Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com o Silenseas. Este conceito, nascido em nossos escritórios de design em 2018, é o ápice de nosso savoir-faire no setor, desde a construção de cascos sofisticados ao design de espaços luxuosos. Além disso, a instalação de três sondas SolidSail, um revolucionário sistema de propulsão eólica de 1.500 metros quadrados, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do navio. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas vai se tornar o navio de referência em termos de operação e design ecológicos”.

Laurent Castaing, managing director da Chantiers de l’Atlantique.

Em 1867, Georges Nagelmackers embarcou nos navios transatlânticos que ligavam a Europa à América e partiu em uma jornada de descoberta para os Estados Unidos. Fascinado pela imponência destes enormes barcos, o fundador dos comboios Orient Express explorou as luxuosas suítes dos viajantes, com a sua rica e sumptuosa decoração, adornada com marchetaria excepcional. Ele experimentou a cena social dos restaurantes e o ambiente único dos salões, bibliotecas e locais de entretenimento. Essa experiência de viagem marítima inspiraria, mais tarde, o lançamento em 1883 de seu agora lendário trem, o Orient Express.

Tendo como referência a Era de Ouro da Riviera Francesa, o Orient Express Silenseas ecoará o período glorioso em que escritores, artistas, pintores, princesas e estrelas de cinema passavam um tempo entre Monte-Carlo, praias de Saint-Tropez, Cap d’Antibes e Cannes, com sua famosa Croisette. Dessa maneira, descobriram um requinte tingido pela despreocupação e joie de vivre, realizando escapadas extremas.

Tesouro oceânico de 220 metros de comprimento com uma tonelagem de 22.300 UMS, o Orient Express Silenseas contará com 54 suítes, medindo 70 metros quadrados, em média, cada, incluindo uma monumental suíte presidencial de 1,4 mil metros quadrados (com direito a terraço privativo de 530 metros quadrados), duas piscinas, sendo uma delas olímpica, dois restaurantes e speakeasy bar. A embarcação singular vai celebrar a Arte de Viajar à la Orient Express: esplendor do luxo, conforto absoluto e dos sonhos.

Homenagem aos artistas e à cultura, o Orient Express Silenseas convidará os hóspedes a vivenciar espetáculos incríveis no seu Anfiteatro-Cabaret, e um estúdio privado de gravação dará voz às mais belas melodias. Esta experiência única de viagem, guiada pelos ventos, contará com tratamentos de spa, sessões de meditação e explorações com paradas para descobrir tesouros locais, que permitem aos hóspedes se desconectar completamente da realidade e parar o tempo.

Aproveitando a experiência destes especialistas em corridas oceânicas, o Orient Express Silenseas navegará com um revolucionário design tecnológico conhecido como SolidSail: três velas rígidas com uma área de superfície de 1.500 metros, cada, que serão içadas em uma plataforma balestron, com três mastros basculantes atingindo mais de 100 metros de altura, capazes de garantir até 100% da propulsão em condições climáticas adequadas. Esta fórmula de propulsão híbrida combinará energia eólica com um motor de última geração, movido a gás natural liquefeito (GNL), com planos de usar hidrogênio verde assim que a tecnologia for aprovada para navios de passageiros oceânicos, lançando uma nova visão mais ecológica das viagens marítimas.

A mais recente façanha da Chantiers de l’Atlantique é um verdadeiro veleiro do futuro, que combina os melhores talentos franceses. O renomado arquiteto Maxime d’Angeac projetará o layout e a decoração do interior. Já a empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes, cuidará da arquitetura externa. A Hetland Maritime também ajudou a Accor na criação do Silenseas e nas discussões em andamento com Chantiers de l’Atlantique. Todo o projeto será financiado em até 70-80% por bancos comerciais, com o restante fornecido por um grupo de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.

Divulgação: fleishman.com.br