Pisco e gastronomia do Peru se destacam no Latin America’s 50 Best Restaurants

Bar de Pisco na cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants (Créditos: Francisco Carneiro).

 

Restaurante peruano Maido ficou no topo da lista e outros oito figuram entre os 50 melhores restaurantes da América Latina

O Latin America’s 50 Best Restaurants começou com um toque excepcional da gastronomia peruana na última segunda-feira, 27 de novembro, no famoso restaurante KINJO, localizado no Rio de Janeiro, marcando a estreia do Peru como patrocinador do 50 Best com a marca ‘PISCO SPIRIT OF PERU’.

Na abertura do evento, o Embaixador do país, Rómulo Acurio, o Ministro Juan AntonioPrieto Sedó, o Chefe da marca Peru, Daniel Cavero, e a Diretora da OCEX Brasil e Argentina, Silvia Sepereck, compartilharam calorosas palavras de boas-vindas e agradecimentos.

A experiência gastronômica peruana trouxe coquetéis inovadores elaborados com Pisco, apresentados pelo renomado bartender Alonso Palomino (Lady Bee), premiado nos 50 Melhores Bares 2023. Os participantes tiveram a oportunidade de degustar criações como a versão de Negroni criada por Alonso, com um sabor sour muito original. Os coquetéis de Palomino foram acompanhados pela culinária nikkei do chef Marco Espinoza.

A Pisco Spirit of Peru foi representada por três marcas renomadas: Piscos Sarcay, com seu premiado Torontel; Finca 314, uma vinícola com cinco gerações de mulheres produtoras; e La Blanco, o único Pisco peruano destilado em falca colonial. Estas marcas participaram ativamente em todos os eventos dos 50 Best Restaurants, colaborando com bartenders de renome como Ines de los Santos e 3 Monos.

“Imprensa local e internacional, chefs de destaque da América Latina, como Virgilio Martínez, do restaurante Central, e Pepe Carpena e Anthony, do La Mar, além de operadores de turismo, desfrutaram desta experiência única que se revelou um estrondoso sucesso”, resume Silvia Sepereck.

 

Peru em 1º lugar no Latin America’s 50 Best Restaurants

No dia 28 de novembro foram revelados os novos líderes da gastronomia na América Latina e o Peru ocupa o topo da lista com o restaurante Maido, do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura une influências japonesas e peruanas. A casa também conquistou o prêmio de melhor sommelière para Florencia Rey.

Outros restaurantes peruanos aparecem no ranking: Kjolle (7°), Mayta (10°), Mérito (13°), Osso (33°), Mil (39°), La Mar (42°), Rafael (46°) e Cosme (50°).

A gastronomia peruana, apoiada no emblemático Pisco peruano, assume-se como embaixadora da história, cultura e criatividade do país. No evento, foi palpável o entusiasmo e o compromisso de continuar participando da prestigiada lista dos 50 Melhores Restaurantes para destacar e apoiar talentosos chefs peruanos, e destacou-se, na premiação, o movimentado bar Pisco Spirit of Peru.

Divulgação: CH2A Comunicação