Senac EAD oferece uma “viagem gastronômica” ao disponibilizar cursos de culinária de diferentes países

Foto: Bruno Tadashi – Senac EAD/PR

 

Cursos livres de curta duração são disponibilizados por aulas de Web TV, nas quais os alunos acompanham o passo a passo de cada preparo

A etimologia da palavra gastronomia é definida por um ramo da culinária que prepara o profissional a dominar técnicas, práticas e conhecimentos de diferentes ingredientes, criando pratos autorais e releituras de alta qualidade. Vale acrescentar que os conhecimentos não se referem somente a comida, mas ainda, a materiais e bebidas indicados em cada refeição.

No Brasil, a gastronomia surgiu com a colonização dos povos europeus que uniram os ingredientes e especiarias do cotidiano com os alimentos nativos do “novo mundo”. O resultado foi uma explosão de cores, sabores e uma identidade cultural alimentar reconhecida em todos os cantos do mundo.

Além disso, o turismo foi um setor que impulsionou o conhecimento dos pratos locais, ao levar os turistas para conhecerem a história dos preparos e recomendarem a degustação. Um levantamento recente do Ministério do Turismo destacou que a gastronomia brasileira é considerada muito boa por 89% dos turistas brasileiros e 97% entre os estrangeiros.

De acordo com o Chef e instrutor dos cursos de gastronomia do Senac EAD, Ken Francis Kusayanagi, a diversidade da culinária brasileira está diretamente ligada à diversidade étnica e cultural. “É importante lembrar que os biomas existentes no país, também colaboram em razão dos sabores marcantes, como pequi, açaí e charque, por exemplo”, pontua.

Ainda que a base da alimentação nacional seja o arroz e o feijão, ingredientes nativos da Europa, África e da culinária indígena nacional foram aprimorando e ganhando diferentes formas de preparo e combinações. E as contribuições não pararam por aí, já que o país recebeu imigrantes japoneses, italianos, alemães, árabes, entre tantos outros.

 

Estudando culturas e regionalismos de diferentes etnias

É importante esclarecer que para ser um profissional de gastronomia, o indivíduo precisa conhecer, não apenas as técnicas de preparo, mas compreender os motivos e as misturas de alguns pratos.

E isso inclui ter conhecimentos de sociologia e história. O instrutor do Senac EAD que já trabalhou em outros países reforça a informação. “A cultura é determinante no preparo dos alimentos e a regionalidade é que cria a identidade gastronômica”.

 

Empreender requer conhecimento e planejamento

Outro ponto observado por Ken, que pode prejudicar um empreendedor iniciante. “Os casos mais recorrentes são aberturas de negócio sem criação de um planejamento detalhado e ainda, conhecer as preferências do público-alvo. Além disso, é fundamental ter informações como o investimento que será feito, treinamento de funcionários e cumprimento das boas práticas de produção.

“Hoje em dia não se pode mais abrir um negócio de alimentação por “acreditar” que vai agradar a vizinhança. Existem várias etapas que devem ser realizadas até chegar ao ponto de escolher o tipo de alimentação que será comercializada. É por isso que vemos muitas empresas abrindo e fechando em pouco tempo, justamente por não ter essa informação ou uma consultoria qualificada”, esclarece.

No Senac EAD estão disponíveis cursos livres de culinária que abordam a cultura de diversos países

– Culinária árabe: o aluno desenvolverá competências para o preparo de diversas receitas da culinária árabe. Os árabes consideram receber visitas algo muito importante e seus convidados são muito bem recepcionados por meio de mesas fartas. Neste curso você conhecerá técnicas para preparar variadas receitas da cozinha árabe e agradar os seus convidados.

– Culinária internacional: O objetivo deste curso é apresentar técnicas para o preparo de pratos típicos da culinária internacional. A cozinha internacional permite um intercâmbio cultural entre os costumes dos diversos povos. Neste curso, traremos o modo de preparo dos principais pratos típicos de cada um deles: Venezuela, EUA, Caribe, França, Inglaterra, Índia, China, Polônia, Rússia e África.

– Culinária Brasileira: o curso apresentará técnicas para o preparo de diversos tipos de pratos da culinária brasileira. A culinária de nosso país é rica em cores, sabores, aromas, temperos e história, variando de região para região. Neste curso, você conhecerá técnicas para o preparo de diversas iguarias típicas de regiões do Brasil.

– Culinária italiana: o aluno desenvolverá competências para o preparo de receitas das diferentes regiões da Itália. A culinária italiana possui pratos tradicionais muito variados. Por meio deste curso você conhecerá técnicas para combinar ingredientes e preparar variadas receitas da cozinha italiana.

– Culinária japonesa: O objetivo deste curso é apresentar técnicas para o preparo de diversos tipos de pratos da cozinha japonesa. Nele você conhecerá técnicas para o preparo de diversas iguarias tradicionais dessa culinária, que é rica em nutrientes, cores, sabores, aromas, temperos e história.

Por serem aulas exclusivamente à distância, pessoas de qualquer local do país podem participar e as aulas são gravadas em formato de WebTV para que o aluno possa acompanhar o passo a passo. Ken Francis aproveita para fazer uma recomendação importante: “se o objetivo é trabalhar com vendas de alimentos, o primeiro curso é o de manipulação de alimentos e boas práticas para serviços de alimentação”, conclui.

E para deixar você com água na boca, segue uma receita clássica da cozinha árabe:

 

Receita da Salada Fatuche

Ingredientes

  • Folhas pequenas de alface;
  • 1 tomate firme em cubos;
  • ½ pepino em cubos;
  • 1 rabanete em cubos;
  • 1 cebola média em cubos;
  • 1 colher de chá de summac;
  • Folhas inteiras de hortelã fresca;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • 1 unidade de pão sírio cortado em quatro partes.

Ingredientes para o molho

  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher de sopa de suco coado de 1 limão;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal para temperar.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque e misture delicadamente o tomate, o pepino, a cebola e o rabanete. Acrescente as folhas de hortelã e reserve. Leve os pedaços do pão sírio ao forno até que eles fiquem dourados e com uma crocância. Em seguida, em um recipiente, misture o azeite e o summac até que eles formem uma pasta. Use um pincel para espalhar essa pasta sobre os pedaços de pão. Reserve.

Modo de preparo do molho

Para fazer o molho, coloque o alho, o suco do limão e o azeite em um bowl e com o auxílio de um batedor, bata constantemente para os ingredientes se misturarem. Essa técnica chama-se emulsionar.

Com o molho emulsionado, acerte o sal e reserve. Aqui vai uma dica que serve para qualquer molho que você quiser fazer: se ele ficar muito ácido, acrescente um pouco de água. Se ficar muito azedo, acrescente um pouco de açúcar.

Montagem

Após terminar todas as etapas do preparo é só fazer a montagem. Adicione o molho aos legumes reservados. Coloque em uma travessa os legumes temperados, enfeite com as folhas de alface e adicione harmoniosamente o pão sírio. Feito isso, estará pronto para servir. Trata-se de uma salada deliciosa, colorida, cheia de sabores e texturas.

Ficou interessado? Clique no link e confira todas as opções de aprendizado em preparos de alimentos. Agora se você deseja se profissionalizar na gastronomia, o Senac EAD lançou o curso Tecnologia em Gastronomia e as inscrições estão abertas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Aproveite para iniciar uma carreira de sucesso no setor que mais cresce no país e no mundo.

 

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Divulgação: inpresspni.com.br