Última reunião dos hotéis 5 estrelas em 2023 faz balanço do ano e projeta 2024

Crédito/Foto: Divulgação

 

Tarde de celebração entre os representantes dos hotéis cinco estrelas da hotelaria carioca. O centenário Copacabana Palace foi o anfitrião do último encontro do ano, que recepcionou convidados ilustres, como o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, a secretária de Turismo da Cidade, Dani Maia e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, agradeceu ao vereador Carlo Caiado pelo apoio constante ao longo do ano, proveniente tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, e reconheceu importantes iniciativas do Governo do Estado, representado por Gustavo Tutuca e Sergio Ricardo. “Tivemos uma boa média de ocupação hoteleira durante o ano, com destaque para o mês de novembro, que foi uma exceção positiva para todos. Isso configura a recuperação da diária média em relação ao período pré-pandemia, em 2019”.

Lopes ressaltou a importância de uma consistente agenda de eventos para o setor hoteleiro, como a que aconteceu em 2023, quando a cidade recebeu grandes eventos, como o WebSummit, e, também, entrou na rota de turnês internacionais de bandas como Taylor Swift, Paul Mcartney, Red Hot Chilli Peppers, RBD (Mexicano) e ColdPaly, que tiveram reflexos na ocupação dos hotéis. “Em 2024, a programação será ainda melhor, com as muitas reuniões preparatórias para o encontro de chefes de estado do G20, marcado para novembro, assim como eventos como Rio +AGRO, Rio Open de Tennis, LAAD, Websummit, Rio Inovation Week, Rio Oil in Gas e Rock in Rio”. O empresário aproveitou a ocasião para enfatizar a importância de direcionar atenção especial à segurança pública, um tema vital não apenas para o setor turístico, mas para todos os residentes na Cidade Maravilhosa.

Alfredo Lopes também reconheceu a importância da aprovação do Plano Diretor da cidade, contendo um capítulo sobre o turismo, e dos incentivos para Av. Brasil, incluindo o benefício dos 40% do IPTU até 2028. “Nosso setor foi integrado no PERSE, garantindo por mais cinco anos a isenção de impostos federais, por meio de um esforço que mobilizou a ABIH Nacional e HotéisRIO. Conseguimos, também, junto à Sefaz RJ, melhorar o ambiente de negócios para congressos e eventos”. Lopes também comemorou o aumento da malha aérea internacional do aeroporto do Galeão, que começa a retomar seu protagonismo. “E ainda fechamos o ano com a inauguração do escritório da OMT no Rio”.

O secretário Gustavo Tutuca agradeceu a parceria com o HotéisRIO e comemorou a retomada das feiras internacionais assim como a luta da sociedade pelo fortalecimento do aeroporto do Galeão, antecipando que o Terminal 1 será reaberto em 2024 para embarque e desembarque. “Comemoramos ações promocionais das companhias aéreas junto com a Setur RJ, além da retomada de frequências para o Galeão por aéreas que não estavam voando o Rio”.

Sérgio Ricardo realçou a importância de a hotelaria participar das iniciativas promocionais nos mercados emissores. “Precisamos da presença maciça da hotelaria nesses eventos, assim como planejamos motivar marcas do varejo que são a cara do Rio, como Farm, Sobral e Osklen, a somarem esforços nessas ações”.

O presidente da Câmara Municipal reconheceu a força do Turismo para a cidade e reforçou seu empenho em agilizar pautas que colaborem no desenvolvimento do setor. Para a secretária Daniela Maia, o destaque do Rio na programação do G20 mostra o protagonismo da cidade. “Entre os planos para 2024, está a valorização da cidade no âmbito da gastronomia e grandes comemorações em datas importantes que marcam as relações do Brasil com países, como Itália e Japão”.

Flavio Valle ressaltou obras de melhoria na Zona Sul, como o asfaltamento das principais vias, o incremento da oferta de bicicletas de aluguel pela cidade, levando praticidade e conforto aos usuários, além de impactar positivamente o trânsito, além da reforma do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, que passou a abrigar a sede da Subprefeitura.

 

Crédito/Foto: Divulgação

Divulgação: Arteiras Comunicação