34ª SRE incentiva o agronegócio no estado do RIo

Foto: Arquivo ASSERJ

 

Espaço Agro Rio Business aproxima produtores rurais e supermercadistas

A 34ª SRE Trade Show – Super Rio Expofood é a maior exposição de negócios das Américas, e como tal, não poderia deixar de fora o Agronegócio. O setor tem destaque no evento em uma estrutura que reúne exposição de produtos, rodadas de negócios e palestras. A SRE Trade Show acontece entre os dias 19 e 21 de março, das 14h às 22h, e conta com o patrocínio ouro da Marquespan, Friboi, Maturatta, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além da parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ.

Parceiros estratégicos da SRE Trade Show, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (Seappa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), ao lado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e da Ceasa, coordenam o Espaço Agro Rio Business, que visa aproximar o produtor rural e o mercadista. O agrobusiness fluminense representa em torno de 65 mil produtores rurais, na maioria de pequeno porte, segundo o Censo Agropecuário de 2017.

Entre as novidades que serão apresentadas no evento, destaca-se o lançamento de um aplicativo que facilitará a conexão entre produtores e mercadistas. “Estar presente na Super Expo Food é uma oportunidade estratégica para quem atua no agronegócio identificar novos canais de venda para sua produção. E nós estamos ali para facilitar essa aproximação e oferecer todo o suporte para que o produtor rural se fortaleça, amplie sua produção e se prepare para as oportunidades que o novo modelo tributário trará a partir de 2026”, explica Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro. “Importante ressaltar que, ainda que a produção do Rio não atinja toda a sua capacidade de consumo, por ser um estado pequeno, ele está prosperando, tem agro e a intenção é produzir cada vez mais.”, completa o executivo.

O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e primeiro vice-presidente da Associação Latino Americana, Fábio Queiróz, recomenda que os produtores não percam a oportunidade para fazer networking. “É preciso fortalecer o agronegócio do estado do Rio. Nesses três dias, empresários de vários segmentos do setor alimentício vão estar abertos a conhecer novos produtos e fornecedores. O importante é que o produtor esteja presente e se cadastre nos estabelecimentos. No último ano foram realizados negócios da ordem de 2,5 bilhões de reais. Agora, acredito que vamos ultrapassar esses valores”, destaca Queiróz, lembrando que a ASSERJ também organiza um seminário de Marketing e Vendas em outubro, que é outra oportunidade de aproximação entre produtores e mercadistas.

 

A SRE Trade Show

Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Promoções a SRE Trade Show entrou para o Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como a maior área de exposição de negócios do setor de alimentos, reconhecido entre os profissionais do setor alimentício de todo o Brasil como melhor e mais inovador evento de negócios das Américas.

O sucesso se reflete em números: mais de 62 mil pessoas são esperadas ao longo de três dias de evento, entre empresários, fornecedores, profissionais e autoridades do segmento do varejo. Uma das áreas do evento vendeu em tempo recorde 100% da sua área de estandes, reunindo mais de 500 marcas de diversos segmentos do varejo alimentício, que poderão apresentar os seus produtos, soluções e principais inovações ao mercado nacional e internacional.

Com o lema ‘Problemas Globais, Soluções Locais’, a SRE Trade Show foi além e já ganhou dimensões internacionais, recebendo pela segunda vez a Convenção das Américas de Supermercados. O encontro, promovido pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS) – presente em 16 países, também acontece em um dos espaços do megaevento.

Ao longo dos três dias, a Convenção das Américas de Supermercados receberá diversos palestrantes, nomes de referência no mercado, entre eles: João Branco, especialista em marketing com mais de 20 anos de experiência na área e responsável pelo reposicionamento da marca McDonald’s para “Méqui”; Leandro Balbinot, atual CTO/CIO da rede de supermercados multinacional dos Estado Unidos, Whole Foods Market e vice-presidente de Tecnologia da Amazon; Edmour Saiani, autor e fundador da Ponto de Referência – a única empresa brasileira especializada em construção de cultura de serviço; Walter Longo, especialista em Inovação e Transformação Digital, também empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação; Diego Ribas, ex-jogador e atleta com 20 títulos somando clubes e seleção, além de 12 prêmios individuais, sendo eleito pela FIFA um dos melhores jogadores do mundo em 2009; Leandro Balbinot, atual CTO/CIO da rede de supermercados multinacional dos Estado Unidos, Whole Foods Market – especializada em produtos naturais, orgânicos e sem conservantes –, e vice-presidente de Tecnologia da Amazon; estão com presença confirmada.

A convite do Sesc RJ, o bicampeão olímpico e tetracampeão da Liga Mundial de Vôleibol, Giovane Gávio fará a palestra de encerramento da Convenção das Américas, “Nossas melhores Versões”, dia 21, às 18h. Eleito melhor jogador do mundo em 1993 e atual consultor de Esportes do Sesc RJ, Giovane também conquistou o título de Treinador Campeão da Superliga em 2011 e está no Hall da fama do Voleibol

Além do Espaço Agro Rio Business, de diversas palestras e painéis de debates com especialistas, é no Pavilhão 3 que está instalado o Espaço Sesc Senac Gourmet Show, onde acontecem aulas-show e degustações com chefs renomados.

Durante o megaevento, marcas de diversos segmentos do setor alimentício podem apresentar os seus produtos, soluções e principais inovações ao mercado, gerando oportunidades de negócios rentáveis para profissionais, executivos e fornecedores de vários segmentos varejistas, incluindo os supermercados, hotéis, restaurantes, bares, padarias, confeitarias e lojas de conveniência.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Sobre a BASE

A Base Promoções atua há mais de 30 anos no mercado de eventos de grande porte, nacionais e internacionais. A empresa atrai a parceria de grandes marcas e empresas por reunir em seu portfólio todas as ferramentas para inserir no mercado grandes eventos culturais e de negócios. Trabalhando sempre com criatividade e sinergia, integrando técnica e sensibilidade, experiência e inovação, teoria e prática em todos os seus departamentos com o objetivo de fazer com que segmentos sejam desenvolvidos a partir de seus projetos.

Divulgação: Arteiras Comunicação