A importância de os hotéis investirem em novas fontes de receitas

Por: Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Hotelaria da TOTVS

Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Food Service e Hotelaria da TOTVS

 

Para além da estadia: a importância de os hotéis investirem em novas fontes de receitas

Nos últimos tempos, venho reforçando em palestras e conversas com clientes a importância de os empreendimentos hoteleiros buscarem novas formas de maximizar lucros e potencializar a gestão, olhando também para geradores de receitas marginais. O cenário do setor é desafiador pois, além dos custos operacionais, o segmento convive com uma alta competitividade e comoditização das ofertas. Tudo isso ao mesmo tempo em que surgem tendências que estimulam novos comportamentos de consumidores.

Nunca foi tão importante o setor de hospitalidade olhar com atenção para estratégias que diversifiquem as fontes de receitas, visando aumento do lucro, redução da dependência dos serviços tradicionais e ampliação para novos públicos. Essa diversificação passa ainda por buscar fidelizar os hóspedes que, principalmente no pós-pandemia, buscam cada vez mais experiências diferenciadas e únicas.

Uma das principais formas de receita marginal, inclusive para ser tão importante quanto de hospedagem, para os hotéis, são os serviços de restaurantes e bares. Durante minha trajetória no mercado, já gerenciei hotéis onde a receita de gastronomia superava a de hospedagem. E vale destacar que as experiências gastronômicas contribuem tanto para fidelizar os hóspedes, como também atrair públicos “de passagem”. E sustentar a oferta gastronômica de sucesso, além de bom chef e um bom menu, também tem tudo a ver com inovação. O uso de tecnologia pode elevar – e muito – o nível do serviço oferecido. Desde ferramentas que garantam a otimização dos serviços, com soluções de backoffice, PDV (Ponto de Venda) e delivery; até sistemas voltados a aprimorar a experiência dos clientes, como soluções de comanda eletrônica, cardápio digital, autoatendimento.

Oferecer certas comodidades e facilidades durante a estadia podem ser igualmente estratégicos para aumentar o ticket médio dos hóspedes. Alguns exemplos são serviços de lavanderia, aulas especiais e individualizadas na academia, massagens e produtos de bem-estar no SPA.

A realização de eventos nas dependências do hotel também é outra excelente oportunidade de diversificação de lucro, já que o setor de eventos está mais aquecido do que nunca e é uma oportunidade de lucrar com o aluguel do espaço, buffet e hospedagem dos convidados.

Uma tendência que vem chamando a atenção também é a modalidade de day use, que sem dúvidas tem potencial de trazer uma valiosa receita para os negócios. Essa oferta vem ganhando cada vez mais espaço no mercado hoteleiro internacional e, na minha visão, ainda tem muitas oportunidades de crescer no Brasil, afinal é atrativa tanto para viajantes que estão com orçamento mais apertado, quanto para moradores que desejam aproveitar um momento off e de relaxamento sem se afastar tanto assim de casa. E aqui destaco que é preciso investir nas experiências que estarão incluídas no pacote, como alimentação, piscina, academia, monitoria para as crianças, tornando essa opção ainda mais atrativa. O uso de dados aqui é trunfo poderoso, pois possibilita analisar o perfil de quem busca pela modalidade e criar pacotes customizados.

Seguir fazendo algo sempre da mesma forma dificilmente levará a novos resultados. Por isso, deixo uma provocação para os gestores hoteleiros: de quais formas criativas o seu hotel tem gerado novas fontes de renda? Em quais serviços é possível inovar? Quais experiências podem ajudar a tornar o seu empreendimento único e memorável? O mercado hoje exige que os negócios sejam cada vez mais disruptivos e inovadores, portanto é importante refletir e descobrir quais são as suas oportunidades para diversificar e ampliar a rentabilidade do seu negócio.