ABMotéis inicia campanha para auxiliar colaboradores de motéis afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul

Objetivo da entidade é ajudar os funcionários que trabalham em motéis do estado gaúcho e que perderam suas casas

A tragédia ambiental que assola o Rio Grande do Sul tem gerado uma onda de solidariedade em todo o país. Além dos milhares de voluntários engajados em prestar assistências às pessoas afetadas, setores econômicos como aéreo, varejo e financeiro têm se engajado em ações para socorrer atingidos na região. O setor de hospedagem, como o moteleiro, também tem se mobilizado para ajudar às vítimas desta tragédia ambiental, que já é considerada a pior já registrada na história do Rio Grande do Sul pela extensão dos danos causados.

A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) criou uma campanha de doações para ajudar os colaboradores que trabalham em motéis no Rio Grande do Sul e que lamentavelmente perderam tudo. “Estes colaboradores e suas famílias estão em situações desesperadoras. Esta campanha tem como propósito fornecer apoio crucial para esses colaboradores que perderam tudo. Estamos em contato com empresários do setor no estado para que esta ajuda chegue diretamente a estes colaboradores que tanto precisam, afirma a diretora da ABMotéis, Larissa Calabrese.

Cada contribuição importa: em dinheiro, produtos, roupas, enxovais, colchões ou água, tudo fará a diferença para ajudar estes colaboradores e suas famílias. Para doação de itens, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 94722-0134. Doações em dinheiro podem ser feitas por pix por meio da chave: abmoteis@abmoteis.com.br.

Motéis solidários

Além da ABMotéis, empresários do setor de motéis tem se mobilizado para ajudar as pessoas atingidas. É o caso da Rede Drops, que possui motéis nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Araricá, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Além da doação de roupa de cama para as pessoas afetadas pela tragédia, a rede tem oferecido abrigo nos seus motéis para cerca de 30 funcionários que perderam suas casas nas enchentes. “No dia 7 de maio, com o apoio da Prefeitura de Araraquara (SP), enviamos dois caminhões com 29 colchões e enxovais de um de nossos motéis que temos em Araraquara para o Rio Grande do Sul”, diz o diretor executivo, Vinícius Roveda. Além disso, a rede de motéis criou uma vaquinha online para ajudar na reconstrução dos móveis das casas dos seus funcionários. “Para cada R$ 1 arrecadado, a rede dobrará o valor”, destaca Roveda. Os interessados em ajudar nesta ação podem contribuir pelo link Apoio aos Colaboradores da Rede Drops impactados pelas enchentes.

Também solidário às pessoas afetadas, o Motel Cálidon, localizado em Porto Alegre, doou travesseiros, colchões e toalhas e organizou pontos de coleta e distribuição. “Felizmente não fomos atingidos, assim como nossos funcionários, mas se há algo para ser destacado em meio a esta tragédia é o engajamento dos inúmeros voluntários”, afirma o diretor, Luciano Mazalli. Em Santa Maria, o Grupo Itapuã, que conta com três motéis na cidade, inicialmente prestou auxílio aos funcionários que foram prejudicados. Passada esta etapa, a rede de motéis tem ajudado com doação de enxovais e colchões para as instituições que fazem a distribuição para as vítimas, além de montar kits para crianças. “A situação está bem complicada. Alguns lugares precisam de mais cuidado para chegar, o que dificulta a entrega do que foi arrecadado. Seguiremos ajudando e apoiando”, assinala a diretora do Itapuã, Andressa Heck. Além disso, o Grupo e outros empresários da cidade irão prestar auxílio para os pequenos empresários que perderam ferramentas e maquinários. “Provavelmente estas pessoas terão de fechar as portas de suas empresas. Então, estamos nos organizando para que isso não ocorra”, observa Andressa.

Sobre a ABMotéis

Criada há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 530 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados, além do Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.

Divulgação: Agência RS