Encontro da Associação Brasileira de Motéis e empresários do setor com a Japan Leisure Hotel Association abriu novos horizontes sobre a gestão dos motéis no País
Entre os dias 31 de outubro e 13 de novembro, diretores da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) e empresários do setor moteleiro viajaram ao Japão para participar do “Em Busca dos Melhores Motéis do Mundo”. Organizado pelo Guia de Motéis e pela LHG Hospitalidade, o projeto, que está em sua terceira edição tem como objetivo entender como funciona o setor de motéis em países que são players relevantes da motelaria global e trazer tendências, novidades e insights para os motéis do Brasil.
Dentre os diversos compromissos agendados para o grupo de 19 pessoas, no dia 05 de novembro ocorreu o grande evento oficial da viagem. Os brasileiros se reuniram com empresários japoneses do setor na Japan Leisure Hotel Association, associação que no ano passado completou 50 anos.
Embora ela exista há cinco décadas e o Japão seja o berço da motelaria mundial, segundo a Japan Leisure Hotel Association, o número de Love Hotels diminuiu ao longo dos últimos anos. Para se ter ideia, passou de 10 mil para 5,2 mil, uma redução de quase 50%. “Em 2011, uma política imposta pelo governo do Japão limitou a atuação dos Love Hotels, como são conhecidos os motéis aqui, que obrigou a associação a adotar um novo conceito, e hoje o principal trabalho da associação é consolidar a posição do setor”, explica a presidente executiva da ABMotéis, Larissa Calabrese, que participou do encontro.
Estrutura
O número de motéis existentes no Brasil e no Japão é similar: enquanto aqui são 5,5 mil, lá são 5,3 mil e para que se organizem melhor, a associação japonesa se divide em seis blocos para organizarem workshops e reuniões. Segundo Larissa, dentre os principais objetivos da atual diretoria estão o melhor entendimento e colaboração entre os membros, assim como melhorar a posição social da indústria de hotéis. “Outro ponto interessante é que a associação é dividida em três comissões: colaborativa; administrativa, que trata da relação com o governo, e a de serviços, que pensa em produtos para a melhoria do setor”, comenta Felipe Martinez, sócio da LHG e diretor conselheiro da ABMotéis.
Durante a reunião, os japoneses abordaram diferentes temas, como o marketing, que atualmente é trabalhado no “boca a boca” e pouco divulgado nas redes sociais, principalmente o Instragram. “O governo proíbe a promoção de motéis em revistas e mídias maiores, como TV e rádio. Por conta disso, a associação está se mobilizando para derrubar essa proibição, trabalhando a imagem dos Love Hotels com suítes mais cleans e sofisticadas, muito parecidas com as que temos no Brasil, com a chegada da Nova Motelaria”, relata Larissa, ao contar que o primeiro motel (Love Hotel) no Japão foi construído em 1965 e que entre 1980 e 1985, os Love Hotels atingiram o auge. Mas, em 1990 muitos começaram a ter dificuldade em continuar operando até que em 2011, com a nova política imposta, o número de motéis no país caiu drasticamente. “As limitações impostas pelo governo foram em diferentes frentes, como a arquitetura, por exemplo. O banheiro e a área do chuveiro precisaram ser separadas e sem qualquer tipo de visibilidade, e o quarto também não pode ter espelho no teto.”
Com a dificuldade em cumprir essas regras, a saída encontrada pelos empresários japoneses foi investir em amenities, produtos ofertados aos hóspedes em forma de kits contendo produtos e fragrâncias únicas ou outros serviços que tragam essa sensação de bem-estar. No entanto, nove anos depois, com a pandemia da COVID 19, a situação ficou ainda mais difícil e a associação segue no trabalho de reerguimento do setor.
Segundo a presidente executiva da ABMotéis, mesmo com as atuais dificuldades, é possível extrair muito do modelo de gestão japonês, assim como dos Love Hotels que estão sendo visitados. “A disciplina e a organização japonesa, no caso da associação, merecem ser destacadas, assim como a tecnologia e o design que estamos encontrando a cada suíte visitada. Voltaremos ao Brasil cheio de novidades”, finaliza Larissa. Como forma de agradecimento, a ABMotéis ofereceu uma placa à associação japonesa.
Acompanhe como foi a viagem ao Japão pelos perfis do MotelCast (@motelcast), da LHG (@lhg.hospitalidade) e da ABMotéis (@abmoteis).
Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 515 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados e no Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.