Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do grupo
Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.
“A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiência financeira e desenvolvimento rápido e sustentável. A Accor está totalmente comprometida em apoiar a comunidade local e o crescimento econômico à medida que expandimos nosso portfólio”,disse Morin. “Os hotéis da divisão PM&E são uma parte importante de nossa operação e um dos principais impulsionadores de nossa estratégia global, adaptando-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores e aprimorando os destinos onde escolhemos crescer.”
Em sua viagem ao Brasil e México, Morin reforçou a importância do Brasil como um motor da expansão da Accor nas Américas, citando o fato de que quase 330 dos 450 hotéis PM&E na região estão localizados no país. No México, onde a Accor conta com mais de 40 hotéis, Morin reforçou que o país desempenha um papel fundamental em sua estratégia de desenvolvimento. Classificado como um dos 10 destinos mais visitados do mundo, o México é uma porta de entrada para as Américas para o turismo internacional. Em geral, a América Latina tem um grande potencial para aumentar o número de turistas internacionais. Países como Peru, Argentina, Chile e Colômbia se destacam por sua natureza única e cultura vibrante.
Expansão e novas marcas
Durante a visita, Morin também destacou dois novos projetos regionais que serão inaugurados antes do final de 2024, ambos localizados no Brasil: ibis Styles Maragogi (Alagoas), o primeiro hotel de frente para a praia “pé na areia” da marca nas Américas, e ibis budgetGuarulhos Airport (São Paulo), o segundo maior hotel do Brasil inaugurado este ano em termos de número de quartos.
Além de expandir suas marcas conhecidas e populares, a Accor continua a lançar novas marcas nas Américas, como Handwritten Collection e TRIBE. Lançada em 2023, a marca Handwritten Collection é uma rede global de hotéis com curadoria cuidadosa, cada um celebrando a personalidade de seus dedicados anfitriões. Os primeiros hotéis Handwritten Collection das Américas são o Hotel Stratford San Francisco, nos Estados Unidos e Marival Distinct, em Nuevo Vallarta, México. O último é um hotel exclusivo desenvolvido em colaboração estratégica com o Grupo Marival. Enquanto isso, a marca TRIBE está levando sua filosofia de design moderno para Medellín, na Colômbia, e abrirá seu primeiro hotel brasileiro em Belo Horizonte em 2025.
“Estamos nos concentrando em adicionar novos hotéis e resorts all-inclusive e introduzir várias marcas (Pullman, Novotel, Mövenpick e Handwritten) em quatro países: Panamá, Costa Rica, República Dominicana e Jamaica. E reforçaremos nossa posição atual com os franqueadores existentes e novos parceiros de negócios no Chile, Argentina, Peru e Colômbia, tendo como objetivo chegar a mais de 80 hotéis PM&E nestes países até 2027 (em relação aos 66 atuais)”, disse Morin.
Liderança em sustentabilidade
A Accor está liderando o setor quando se trata de um balanço positivo em hospitalidade, com a sustentabilidade no centro de sua estratégia global, garantindo que suas operações na região das Américas estejam alinhadas com o propósito, os princípios e as metas do Grupo. A rede hoteleira busca reduzir sua pegada de carbono em 46% até 2030 e alcançar a neutralidade até 2050. Morin destacou a crescente demanda por hospedagens sustentáveis, com uma pesquisa da Accor revelando que 70% dos viajantes consideram fatores ESG ao escolher suas acomodações.
Na vanguarda das tendências sociais
Ao longo de sua visita, Morin destacou o crescimento contínuo das experiências de viagem “bleisure”, aquelas viagens que combinam negócios e lazer. Quase 40% dos viajantes globais estão combinando negócios com lazer, e a Accor está criando ativamente mais experiências hoteleiras que atendam a esses tipos de hóspedes. Os hotéis da Accor também estão investindo cada vez mais em entretenimento e experiências gastronômicas que atraem tanto os moradores locais quanto os hóspedes. Com mais de 1.200 bares e restaurantes em toda a região das Américas, a Accor acredita que a integração do entretenimento com o A&B pode ser um diferencial em um mercado competitivo, ao mesmo tempo em que cria um fator de atração extra para atrair não apenas hóspedes, mas também moradores locais.
Para finalizar
Antes de voar de volta para a sede da Accor na França, Morin também ressaltou o sucesso da Accor como um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como um parceiro Premium, a Accor gerenciou a hotelaria na Vila Olímpica e ofereceu experiências exclusivas aos membros do programa de fidelidade ALL, além de patrocinar atletas da “ALL Champions Family”.
“Nossa participação nos Jogos Olímpicos superou as expectativas, comprovando nossa capacidade de proporcionar experiências inigualáveis de hospitalidade”, disse Morin. “