Let’s Atlantica foi o projeto contemplado na categoria ‘Integrated Campaign – Innovation’, no principal evento de marketing do setor de turismo e hotelaria mundial
A Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos em todo o país, recebe pelo segundo ano consecutivo a premiação Adrian Awards, concedido pela Hospitality & Marketing Association International (HSMAI), instituição centenária de referência mundial no turismo. O case ‘Let’s Atlantica: o programa de fidelidade que conecta marcas de todo o Brasil’ foi o vencedor da categoria Campanha Integrada – Inovação. A cerimônia do Adrian Awards será realizada em 24 de fevereiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O Let’s Atlantica, reformulação do antigo programa Atlantica Rewards, foi criado com o desafio de aperfeiçoar o ciclo de fidelização dos hóspedes com uma jornada facilitada de pontuação; oferta de benefícios antes, durante e depois da reserva; menos intermediários e mais proximidade com conteúdo e vantagens exclusivas. Desde o lançamento em 2022, a base do programa de fidelidade da administradora cresceu 67%, atingindo a marca de 850 mil participantes.
“Um dos maiores desafios no setor hoteleiro é a fidelização dos hóspedes. Ao sermos premiados com o case Let’s Atlantica, temos a certeza de que estamos sendo assertivos na nossa comunicação com os hóspedes, atingido seus objetivos e proporcionando a conquista de diversos benefícios, como a troca de pontos por prêmios e serviços exclusivos”, explica Alex Dorighel, Diretor de E-commerce, Loyalty e Planejamento da Atlantica Hospitality International.
Simplificação de processos e facilidade na comunicação
Com o objetivo de ser simples, o Let´s Atlantica foi lançado em julho de 2022 com a simplificação da regra de pontuação: a cada R$ 1 em reservas feitas nos canais diretos, os clientes ganham 1 ponto, que possui validade de 2 anos. Além disso, a inscrição no programa também ficou mais fácil: com um pré-cadastro automático feito via CPF, os clientes já começam a acumular pontos, precisando apenas realizar o cadastramento completo para resgatar seus benefícios.
O Let´s Atlantica conta com quatro categorias segundo o nível de frequência nos empreendimentos, cada uma com benefícios diferenciados. As categorias são mais adequadas ao perfil dos hóspedes brasileiros, que possuem acesso ao resgate de diárias grátis em hotéis da rede, além de produtos e serviços do catálogo exclusivo de prêmios. Sem contar a utilização de diversos benefícios nas propriedades, como welcome drink, early check-in, late check-out e upgrade de categoria de quarto.
Além dos pontos e benefícios relacionados ao programa de fidelidade, a Atlantica Hospitality International também pensou em toda a jornada transacional dos clientes com a marca. Assim, com todos os pontos de contato mapeados, o hóspede possui a certeza de que suas transações estão sendo realizadas corretamente dentro do programa de fidelidade, o que também gera ainda mais conexão com a marca. Os participantes também recebem comunicação personalizada com descontos em hotéis selecionados e incentivo a explorarem outras cidades onde a marca possui opções de hospedagem. Assim, a Atlantica ativa a recorrência dos clientes para além de um único hotel, integrando toda sua rede.
Por meio dos dados de CRM é possível perceber que os hóspedes cadastrados no programa Let’s Atlantica gastam 25% a mais do que outros hóspedes, além de que 49% dos retornantes do canal direto são membros do programa.