Atlantica Hospitality International firma parceria com Food To Save para o combate ao desperdício de alimentos

Com a iniciativa, a administradora já poupou mais de 2 toneladas de alimentos

O Brasil possui um dos maiores índices de desperdício de alimentos no mundo, ocupando a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Com o intuito de contribuir para o combate do desperdício de comida, a Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia os resultados de sua parceria com a Food To Save, o app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos: em 7 meses, 23 dos hotéis da rede cadastrados venderam 2.420 sacolas de alimentos para 1.340 clientes, salvando mais de 2 toneladas de alimentos que seriam descartados, provenientes do excedente da produção ou fora do padrão estético para a venda. Isso é equivalente a 6.040 kg de CO₂ que foram evitados de serem emitidos na atmosfera.

A parceria estratégica com a plataforma faz parte do pilar Aja pelo Planeta, parte do Programa ESG da companhia, o Aja, e visa contribuir para a diminuição de desperdício de alimentos e proporcionar acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis. “A união com a Food To Save reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras, além de ajudar a promover um modelo de consumo mais consciente e responsável. Mesmo com o pouco tempo de implantação, os resultados já obtidos nos impulsionam a incentivar ainda mais a nossa rede a participar do projeto”, afirma Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica.

Com a plataforma, os consumidores podem adquirir os alimentos excedentes nos hotéis, mas ainda próprios para consumo, a menores preços. “É gratificante termos a Atlantica como nossa parceira. Ao oferecermos essa solução inovadora e tecnológica, diminuímos juntos o desperdício no setor alimentício, proporcionando mais acessibilidade e consciência ambiental para todos.” explica Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

 

Programa Aja, um chamado para todos agirem

A Atlantica sempre teve práticas que visam o consumo consciente de recursos, a promoção de um ambiente acolhedor e seguro para todas as pessoas e foco no desenvolvimento dos seus colaboradores. Desde 2021, a administradora possui um programa ESG, o Aja, para impactar o mundo em que vivemos de forma mais estruturada e com metas mais ambiciosas, por meio de três pilares:

  • Aja pelo Planeta: estimula o consumo consciente, minimiza o impacto das operações e preserva os recursos naturais do planeta;
  • Aja pelas Pessoas: promove um ambiente onde todos se sentem à vontade, com igualdade e diversidade;
  • Aja pelos nossos Valores: segue as melhores práticas de governança corporativa.

 

Sobre a Food To Save:

A Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 3 mil toneladas de alimentos resgatadas e 3 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande e Vitória, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos. A Food To Save conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work. Foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2023, a empresa esteve entre os 10 apps mais baixados no Brasil.

Divulgação: Priscilla Poubel – webershandwick.com