Eleito o melhor azeite do Hemisfério Sul no grupo “Azeite Frutado Ligeiro”, blend frutado da linha Potenza é produzido na Fazenda Serra dos Tapes, no Rio Grande do Sul
Criado pela Fundação Del Olivar, situada na cidade espanhola de Jáen, a capital mundial do azeite, Prêmio Internacional Expoliva diferencia-se por rigor e exigência na avaliação dos candidatos
O azeite premiado é o único representante brasileiro nesta 22ª edição do concurso
O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza Frutado, produzido pela Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, no Rio Grande do Sul, acaba de ser reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul, no grupo “Azeite Frutado Ligeiro”, na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens. O azeite premiado é o único representante brasileiro nesta edição do concurso.
Criado pela Fundação Del Olivar para a Promoção e Desenvolvimento do Olival e do Azeite, sediada na cidade espanhola de Jáen, a capital mundial do azeite, o Prêmio Internacional Expoliva é o mais antigo e um dos mais tradicionais do setor. Seu principal diferencial está no rigor e exigência em todo o processo de coleta de amostras e avaliação dos candidatos.
Para garantir transparência e autenticidade na escolha dos ganhadores, a coleta de amostras de azeites é realizada sob supervisão de cartório. Ao chegar ao destino, é utilizada uma chave dupla, novamente autenticada, com o objetivo de certificar a integridade e confidencialidade dos resultados. Na edição 2023/2024 do Prêmio Internacional Expoliva foram coletadas 137 amostras de azeites de diversos países, incluindo Espanha, Itália, França, Argentina, Uruguai e Brasil.
Potenza Frutado
O blend frutado do Azeite de Oliva Extravirgem Potenza foi elaborado pela Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia Santos. Com acidez máxima de 0,14%, o produto é preparado com as variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio, cultivadas sob altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista
“Como produtores de azeite de oliva extravirgem, nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. É uma honra sermos reconhecidos pelo Prêmio Internacional Expoliva, que além de mais antigo também é um dos mais renomados do universo dos azeites. Esta é uma conquista não só para Fazenda Serra dos Tapes, como para os produtores de todo o Brasil”, celebra Cláudia.
Ainda segundo a Sommelier de azeites e Mestra de Lagar, o diferencial do Potenza Frutado está na variedade coratina. Normalmente utilizada em blends mais intensos, Cláudia chegou a uma proporção ideal, garantindo um azeite que, embora frutado, apresenta uma riqueza de aromas herbáceos e florais. O Potenza Frutado é ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, molhos suaves, saladas, frutos do mar e doces.
Onde encontrar
O lote de 2 mil litros do Potenza Frutado que conquistou o Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens já está à venda no e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes em garrafas de 250ml e 500 ml.
A linha Potenza também conta com a versão “Intenso”. Produzido com as variedades picual, koroneiki e frantoio, o azeite tem acidez máxima de 0,17% e harmoniza bem com legumes grelhados, pães, saladas, carnes e massas.
Produção em expansão
Construído em 2020, o Lagar da Fazenda Serra dos Tapes é um dos maiores do País. Em 2022, ano da primeira safra da fazenda, foram produzidos cerca de 10 mil litros de azeite. Já em 2023, a produção chegou aos 41 mil litros. Para 2024, a expectativa é uma safra menor em volume, considerando os problemas climáticos que afetaram o sul da América do Sul, porém com frutas de altíssima qualidade, garantindo um azeite com elevados padrões químicos e sensoriais.
No último ano, o Potenza Frutado já havia conquistado o Mario Solinas Quality Award como melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul. Foi a primeira vez que um produto brasileiro alcançou o título, considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem. A premiação foi criada pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) em homenagem ao pesquisador italiano que desenvolveu os parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva usados mundialmente até hoje.
A Fazenda Serra dos Tapes tem 210 hectares e está estrategicamente localizada entre os municípios gaúchos de Canguçu, Caçapava e Encruzilhada do Sul, região que concentra o maior volume de área plantada de Oliveiras do Brasil.
Sobre a Fazenda Serra dos Tapes
Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. Localizada no município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, a fazenda ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S E 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.
Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um Lagar com equipamentos de última geração.